Por quê Take 5

A escolha do nome Take 5 foi inspirada na música com esse mesmo título. Composta por Paul Desmond e imortalizada pela interpretação do Dave Brubeck Quartet, Take 5 é símbolo de irreverência, singularidade, trabalho em equipe e da eterna busca pelo aprimoramento.

A sua batida 5/4 revela a fuga do lugar comum, já que a esmagadora maioria das músicas até hoje é escrita em 4/4, 3/4 ou ainda 2/4. A irreverência fez dela um ícone da inovação, pois em 1961, quando foi lançada, ia contra todas as recomendações das gravadoras para se obter um hit de sucesso. Dave Brubeck planejava lançar o álbum Time Out quando pediu a Paul Desmond para compor uma música em 5/4. Os dois trabalharam juntos na composição do tema e dessa cooperação nasceu Take 5, que fez de Time Out o primeiro álbum de jazz a ultrapassar um milhão de cópias vendidas.

As outras razões para o nosso nome? Bem, Take 5 também é a quinta tomada feita de uma mesma cena. E também uma expressão usada no mundo do cinema, “Lets Take 5”, para as pausas entre uma tomada e outra durante as quais a equipe, atores e diretor podem conversar a respeito da cena. Mas eu prefiro ficar apenas com a primeira razão: a música.

por Alceu Costa Junior
Diretor de Desenvolvimento de Negócios