Sua empresa está pronta para o Mobile Learning?

4 minutos de leitura

Das novas tendências do aprendizado corporativo, o Mobile Learning é uma das abordagens que vem se destacando nos treinamentos institucionais. Com os dispositivos móveis garantindo a acessibilidade a conteúdos e materiais literalmente na palma das mãos e a utilização do E-Learning cada vez mais difundida nas empresas, esse modelo pode ajudar a trazer o aprendizado e treinamento para mais perto dos funcionários, mas como saber se sua empresa consegue implantar e implementar esse recurso na rotina de trabalho? Hoje apresentamos diversos fatores que podem ajudar a entender melhor as funcionalidades do Mobile Learning e de como utiliza-lo na sua empresa.

O que é o Mobile Learning?

Mobile Learning ou mLearning (micro learning) é a utilização de dispositivos móveis ou tecnologia móvel para o aprendizado. Esse pode se dar em smartphones, tablets ou outros dispositivos que permitem o acesso remoto aos conteúdos e materiais de aprendizado. Geralmente o mesmo conteúdo deve estar disponível em vários dispositivos, deixando ao aluno a escolha de onde consumir o conteúdo.

Essa nova maneira de aprender, segundo o E-learning Industry já vale mais de 5.3 bilhões de dólares e estima-se que em 2017 esse valor chegará a 12.2 bilhões, demonstrando que o mercado do mobile learning tem um grande potencial como uma abordagem proveitosa e lucrativa para o treinamento e empresas.

Os benefícios do Mobile Learning

Além de se beneficiar de uma tecnologia atual o mobile learning tem outras vantagens que impactam diretamente o engajamento dos colaboradores e de quem utiliza a abordagem:

Promove flexibilidade e conveniência

O colaborador tem liberdade para dar continuidade no seu treinamento através dos dispositivos móveis em qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente ou reforçar seu treinamento num momento de dúvida tendo o conteúdo disponível em segundos;

Uma solução centrada no aluno

O mobile learning utiliza-se do consumo “on demand” para centralizar o aprendizado no aluno. Com esse tratamento ele pode oferecer uma experiência de aprendizado única e mais focado nas dificuldades do colaborador;

Boa retenção de conhecimento e redução do tempo de treinamento

Como o aprendizado é realizado em pequenas porções, a retenção de informações é mais rápida e com isso o tempo de treinamento é reduzido evitando que o colaborador fique disperso e tenha que repetir o conteúdo várias vezes para fixar o conhecimento;

Motiva e engaja o colaborador

Com a possibilidade de utilização da gamificação ou uma junção de modelos de aprendizado que promovam a interação, o mobile learning pode ajudar no engajamento e motivação do colaborador.

Estamos prontos para o Mobile Learning?

Há algumas questões que devem ser discutidas antes de implantar o mobile learning no seu treinamento e ter essas respostas ajuda a perceber se a abordagem realmente pode funcionar na sua empresa:


Tempo disponível para o treinamento

Se o seu ambiente de trabalho não possui brechas para realizar o treinamento de funcionários no expediente, o mobile learning pode ser uma alternativa para distribuir o conhecimento necessário. Essa abordagem pode reduzir o tempo gasto com treinamento intensivos e utilizar o microlearnig para completar requisitos necessários aos colaboradores em pouco tempo;

Tamanho do conteúdo e formato

Se o conteúdo do seu treinamento puder ser adaptado para dispositivos móveis, esse é um ótimo motivo para implantar o mobile learning na sua empresa. O conteúdo pode ser adaptado em aplicativos ou distribuído de forma que o colaborador possa reter o conhecimento em pequenas e fáceis interações;

Ter em mente o foco do treinamento

Apesar da utilização do microlearning como base, o mobile learning pode retirar a necessidade de memorização dos conteúdos, já que ele será uma fonte de consulta livre, o que permite o acesso em qualquer momento e consequentemente gerar uma dependência do dispositivo e do conteúdo. Verifique sua área de atuação pode utilizar desse atributo durante os treinamentos de forma que não vá prejudicar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Quão imediata é sua necessidade

Como o conteúdo ficará disponível para o colaborador a todo o momento, é interessante avaliar se seu treinamento pode ser entregue de uma forma mais simples e rápida ou se há a necessidade um treinamento intensivo e mais imersivo.

O e-training Take 5 funciona em dispositivos móveis, smartphones e tablets há bastante tempo. Além de ser uma plataforma completamente responsiva, há opções de setups com o APP nativo Android. Desta maneira os usuários podem fazer downloads dos treinamentos e conteúdos diretamente no aplicativo, o que possibilita a realização posterior dos treinamentos baixados sem a necessidade de conexão com a internet. Assim que o dispositivo encontrar uma rede, os resultados nos treinamentos realizados são enviados para a plataforma.

Venha nos conhecer, acesse o site da Take5.

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram