Por que o mobile learning é necessário para desenvolver pessoas

4 minutos de leitura
Array

Quanto tempo do dia você fica longe do seu celular? Deve ser pouco, certo? Os smartphones e tablets mudaram a maneira como nos conectamos com o mundo e nos relacionamos uns com os outros. E, claro, esse novo comportamento também se reflete no meio corporativo.

Hoje, as empresas vêm incorporando cada vez mais o chamado mobile learning em seus processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Conteúdos dinâmicos, podendo ser acompanhados de qualquer local, a qualquer hora, facilitam a absorção de conhecimento.

O chamado BYOD, ou bring your own device (em português: traga seu próprio dispositivo), também facilitou a vida das organizações nessa questão da aprendizagem móvel. Na maioria dos casos, o colaborador usa o seu próprio aparelho, garantindo flexibilidade para acompanhar os cursos e redução de custos para a companhia.

Para ofertar o mobile learning de forma eficaz, recomenda-se o uso de uma plataforma de LMS (Learning Management System) para tal, pois inclui a aprendizagem móvel como parte da jornada de conhecimento do aluno. Esse acesso pode ser tanto pelo navegador como por um app específico.

 

O que é o mobile learning?

Diferentemente de um curso de e-learning tradicional, a ideia aqui é demandar menos tempo de dedicação do aluno, mas, mesmo assim, levando um conteúdo impactante. Até pela natureza de usar um dispositivo móvel, de qualquer hora e local, a intenção é ofertar materiais mais fluidos, interativos e dinâmicos.

Caracteriza o mobile learning o acesso de cursos online por meio de smartphones, tablets e até mesmo laptops. O conhecimento passado pode ser tanto de complemento a uma aula presencial ou virtual, como também da aplicação de um curso completo. Mas atenção: é necessário oferecer conteúdos mais curtos e menos carregados, por conta da conexão com a internet, por exemplo.

Os materiais devem ser de fácil consumo do usuário. Vídeos, imagens e arquivos de áudio, ou ainda produzi-los e enviar para colegas, entrar em redes sociais para debater temas estudados... Enfim, são muitas possibilidades.

 


Conheça 5 vantagens da aprendizagem móvel

Se a sua empresa ainda não adotou essa dinâmica de ensinamento, a hora é agora. Abaixo, listamos cinco vantagens do mobile learning.

Engajamento dos colaboradores

Motivar e capacitar os treinandos depende muito do engajamento. Não só em mobile, mas em todos os processos da educação corporativa. E uma vantagem de passar conteúdo por gadgets móveis é ofertar conteúdos e soluções flexíveis para o dia a dia do aluno, dando a liberdade de realizar as trilhas de conhecimento quando e onde quiser.

Gamificação

Aprender e ainda ganhar uma recompensa por isso é sensacional, não acha? É justamente esse o conceito da gamificação, que funciona perfeitamente no mobile learning. Jogos de aprendizado são altamente adaptáveis a celulares e tablets, permitindo que os funcionários pratiquem em intervalos no trabalho ou no vai e vem para casa.

Adaptabilidade a todas as gerações

Quem, hoje, não é íntimo do celular? Uma boa solução mobile de uma ferramenta LMS intuitiva garantirá que, sejam funcionários mais velhos ou aquele seu estagiário, não tenha dificuldades para absorver o conhecimento no dia a dia.

Velocidade na absorção do conteúdo

Essa flexibilidade do uso do dispositivo móvel faz com que o aluno otimize o acompanhamento das aulas. Falando nelas, monte aulas curtas. Isso também facilita o download de possíveis materiais e permite ao treinando aproveitar os intervalos para executar as atividades.

Vídeos também ajudam muito nesse contexto; como muitos dizem, é o futuro e o presente do e-learning. Considere vídeos com, no máximo 5 minutos de duração, por uma questão de adesão e de banda de internet – o usuário vai pensar duas vezes, antes de “dar o play” em um conteúdo muito extenso, nestes casos.

Direcionamentos ao microlearning

A aprendizagem móvel não tem limites: você pode aplicar conteúdos em vídeo, testes, quizzes, jogos, fóruns, redes sociais e até mesmo leituras um pouco mais densas. O ponto aqui é aproveitar essa característica dinâmica do consumo de conteúdo em mobile para aplicar à microaprendizagem.

Com blocos de aprendizado de tamanho reduzido que se concentram em, no máximo, um ou dois objetivos principais, seus funcionários podem acessar o curso em dispositivos móveis e aplicar imediatamente no trabalho o que aprendem. Imagina como pode aumentar a produtividade individual e de equipes?

 

Quer saber mais sobre Mobile Learning? Fale com a nossa equipe!

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram