Competências do profissional de Trade Marketing

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O profissional de Trade Marketing pode ser formado dentro ou fora da empresa, por meio da educação corporativa. Hoje, porém, esse profissional cada vez mais valorizado pelo mercado, precisa ter ou desenvolver algumas características e competências específicas, como as que serão listadas a seguir.

 

VISÃO HOLÍSTICA

Ou seja, esse profissional precisa compreender o contexto e as inter-relações entre as partes de um mesmo circuito, uma mesma engrenagem. É uma competência e não um talento, que exige mais atividade do lado direito do cérebro, que é intuitivo e emocional.

Dessa forma, o profissional de Trade deve compreender as inter-relações entre os departamentos de marketing, vendas, finanças, logística e Tecnologia da Informação (TI).

 

EMPATIA E RELACIONAMENTO

Para lidar com diferentes departamentos, o profissional de Trade deve desenvolver empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Só assim ele vai obter o engajamento necessário dos diferentes perfis profissionais para alcançar seus objetivos.

 

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Para engajar uma pessoa é preciso, antes de qualquer outra coisa, compreender seu ponto de vista e, assim, se comunicar de forma eficiente e com espírito de liderança. A dimensão emocional da mente das pessoas é a base da comunicação eficiente.

 



ENTENDER PESSOAS

De fato, entender de pessoas deve ser o grande diferencial na era digital. Quanto mais tecnologias surgirem, mais teremos que nos aproximar do ser humano se quisermos que ele se mantenha no varejo tradicional.

 

ENTENDER NOVAS TECNOLOGIAS

A tecnologia avança a passos largos. Até pouco tempo nem se falava em revolução digital, internet das coisas, impressão 3D, nem mesmo de e-commerce. Hoje, tudo isso é realidade e é preciso se atualizar. Não é mais concebível que o profissional de Trade pense apenas no PDV físico quando o varejo digital está tão presente na jornada de compra.

 

GOSTAR DE VIAJAR

O Brasil é um país continental e cada região possui características muito específicas. Por isso, dependendo do tamanho da empresa, será necessário visitar clientes distantes, ministrar treinamentos em diferentes cidades e transmitir informações ao longo da cadeia produtiva.

 

 

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