7 dicas de como coordenar sua equipe a distância

4 minutos de leitura

No mundo do home office a rotina deixa de ser nossa amiga algumas vezes. Os cafés são gratuitos, e as funções… Ah, essas não mudam! Precisamos nos sentir integrados com a equipe ou gestor nesse universo onde nosso escritório é a sala de casa.

Se o papel do gestor já é importante durante o dia a dia na empresa, imagine fora dela! O trabalho e a responsabilidade só aumentam.

Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a coordenar sua equipe a distância, confira a seguir!

1 - Primeiramente, alinhe as funções!

Defina com seus colaboradores os objetivos de suas funções. Não tenha receio de estabelecer algumas metas, cada gestor decide coordenar a equipe conforme seu relacionamento e rotina em um ambiente profissional e, trabalhar em casa acaba gerando uma rotina diferente da que estamos acostumados. Porém, como as funções e responsabilidades não param é necessário adaptá-las ao conceito de home office.

Traçar e mensurar esses objetivos estimula os colaboradores a se comprometerem com seu trabalho, priorizando suas atividades. Além disso, é importante que defina o horário de expediente e intervalos que cada colaborador deve cumprir, isso vai ajudar a manter sua equipe alinhada e organizada.

2 - Gestão organizada

A organização de uma equipe começa pelo gestor. Este, além de carregar a responsabilidade de ser um líder, precisa determinar metas e objetivos, dirigir atividades da equipe, organizar treinamentos, controlar e avaliar resultados e buscar meios de gerir tudo isso da melhor forma, mantendo a equipe e seu setor alinhado.

Mas como gerir uma equipe a distância? Com o crescimento do home office surgiram plataformas que auxiliam nessa gestão, com uma administração completa por meio de sistemas que vão planejar e manter todos os colaboradores integrados com as informações durante sua rotina. Em uma plataforma de gestão é possível gerar relatórios e metrificar os resultados.

3 - Mantendo os treinamentos corporativos

Sabe aqueles treinamentos que devido a correria ficaram acumulados? Converse e incentive sua equipe a concluir esses conteúdos, estimule os colaboradores a realizar esses treinamentos por meio de plataformas que oferecem um ensino EAD. Elabore uma rotina determinando objetivos e estimulando a educação corporativa da empresa. Por meio da tecnologia de uma educação EAD, sua equipe se integrará aos conteúdos!


4 - Cuidando da Infraestrutura

Envolva os colaboradores com plataformas que promovam uma interação entre a equipe, facilitando a rotina do trabalho home office e atraindo todos a essa tecnologia. É essencial que você, como gestor, ofereça o suporte e a infraestrutura necessária para sua equipe, pois isso contará no desenvolvimento e nos resultados, garantindo desde plataformas que vão agregar no trabalho a distância até ferramentas que seus colaboradores precisam no dia a dia. 

5 - Não deixe de realizar reuniões

Trabalhar em casa gera muitas vantagens para a empresa e no rendimento do colaborador, porém a rotina acaba sendo mais sozinha do que em um ambiente corporativo, tanto para gestores e até mesmo para os colaboradores, por isso é importante gerir reuniões regulares.

Incentivado esse trabalho remoto e colocando em pautas questões a serem melhoradas por meio de videoconferências. Proponha encaixar esses encontros na rotina do seu colaborador, oferecendo o acesso a plataformas que tenham essa ferramenta. 

6 - Mesmo distante esteja presente

Sabemos que gerir uma equipe a distância não é uma tarefa tão simples assim, por isso prezamos a comunicação entre gestores e colaboradores. Independentemente do ambiente que os colaboradores estejam existem plataformas que aproximam a equipe, seja por meio de treinamentos, compartilhando informações e estando presente na rotina da equipe.

Estimule essa proximidade com feedbacks, definições de objetivos e metas, estimulando o treinamento, realizando reuniões por videoconferência, esclarecendo dúvidas e mantendo esse relacionamento mesmo a distância.

7 - Gerenciamento de tempo através de treinamentos

Uma das dificuldades que gestores encontram ao coordenar suas equipes a distância é controlar suas rotinas pois, conseguir mensurar horas de trabalho em home office acaba sendo desafiador. Por isso, muitos gestores se deparam com a dificuldade de criar rotinas muito rígidas ou injustas em relação à carga horária diária de cada colaborador.

Uma dica importante para ajudar a mensurar horas de trabalho é alinhar com os colaboradores a conclusão de treinamentos semanais, para que realizem entre um ou dois treinamentos durante a semana. Desta forma, você conseguirá ter a quantidade de horas que sua equipe se dedicou, mensurar como está sendo o desenvolvimento de cada colaborador e sua qualificação.

Mesmo a distância você consegue coordenar sua equipe mantendo a organização e a comunicação com a ajuda de plataformas que vão agregar na sua rotina e nós da Take5, podemos ajudá-lo com isso. Fale conosco e saiba mais!

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram