Gerenciamento de categoria: Quais os desafios durante uma crise?

4 minutos de leitura

As medidas preventivas estabelecidas pelo governo devido ao COVID-19 geraram grande impacto no mercado, afetando a perspectiva do shopper.

Com o isolamento social, houve muitas mudanças dentro dos pontos de vendas, que passaram a atender às necessidades de consumo, priorizando os produtos e serviços essenciais. 

Causando grandes mudanças na gestão de gerenciamento de categorias e nas estratégias de posicionamento das marcas no PDV. O tempo está sendo de muitas adaptações e, mesmo em um ambiente como esse, as medidas têm o objetivo de superar o momento.

Pensando nesses desafios em tempos de crise, preparamos um conteúdo especial. Continue a leitura e confira:  

    • O que é gerenciamento de categoria?
    • Para que serve o GC?
    • Quais são os desafios encontrados a curto e longo prazo? 
    • Como estimular novos conhecimentos?


    O que é gerenciamento de categoria?

    O GC é uma ferramenta de gestão dentro dos pontos de vendas. Se você atua em trade marketing, provavelmente já ouviu falar do gerenciamento de categoria. Esse processo estratégico tem o objetivo oferecer uma boa experiência para o shopper.

    Auxiliando na otimização de gastos e indicando melhores oportunidades dentro do ponto de venda, sua função é proporcionar praticidade na rotina de compra e garantir uma conexão direta com o consumidor.

    O conceito de GC está relacionado a associação ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor, ou Efficient Consumer Response em inglês, que tem o propósito de aproximar a indústria e o varejo com eficiência, atendendo às necessidades do shopper.

    Afinal, para que serve o gerenciamento de categoria?

    O GC é a gestão da localização dos produtos dentro dos pontos de vendas. O segredo de um bom gerenciamento de categoria está na parceria do fornecedor com o varejo e como será definido a categoria do seu produto.

    Por isso, trata-se de um trabalho em conjunto de forma contínua para que os resultados sejam mais efetivos. Definindo a classificação correta e um local adequado de acordo com o produto, derivados e segmento. Exemplos: 

    • Higiene: Sabonete, pasta de dente, shampoo;
    • Limpeza: Detergente, amaciante, desinfetante;
    • Bebidas: Leite, suco, refrigerante, água. 

    Entre tantas variedades, definir o local para sua marca pode parecer um processo fácil mas, o gerenciamento por categoria vai além da classificação e organização dos produtos nos pontos de vendas.

    É necessário estabelecer estratégias para uma comunicação atraente, apresentando seu produto de forma adequada a sua categoria, propondo reconhecimento a sua marca. O GC é uma gestão que precisa ser aplicada a qualquer empresa ou setor, independentemente do tamanho.

    Quais os desafios enfrentados pelo COVID-19 no gerenciamento de categoria?

    Nem todas as empresas estavam preparadas para essas mudanças no mercado. Desde o início dessa pandemia estamos lidando com uma crise que vem crescendo ao decorrer do isolamento social.

    Esse crescimento acarretou em uma grande mudança de comportamento do consumidor que passou a buscar sua compra para suprir suas necessidades básicas durante esse período de pandemia. Com isso, registrou-se um aumento das vendas no varejo, o que refletiu positivamente para as categorias essenciais, como: commodities, limpeza e mercearia.

    O novo comportamento do shopper trouxe mudanças para as estratégias nos pontos de vendas, fazendo com que a gestão do gerenciamento de categoria avaliasse a ação do consumidor, visando o planejamento da atual situação.

    Quais medidas sua empresa pode realizar de imediato?

    É importante analisar seu espaço para identificar e certificar-se que sua marca está propondo o essencial conforme as últimas demandas, abrindo espaço e oferecendo seus produtos adequadamente. Sendo necessário:

    • Garantir o abastecimento, para evitar possíveis ruptura;
    • Focar no produto certo dentro dos pontos de vendas;
    • Avaliar seu mix de produtos fornecendo o essencial.

    Como se planejar a longo prazo?

    Evidentemente muitas coisas vão mudar! Conforme tudo for se adequando, é importante que a gestão da sua empresa analise e planeje estratégias para os pontos de vendas, preparando sua equipe para esse novo futuro.

    Pensando nas próximas ações e pontuando o cenário a longo prazo, apontamos algumas medidas:

    • Adequar novas ações para sua empresa priorizando o meio-ambiente, saúde e bem-estar;
    • Analisar a cesta do shopper, decidindo o que será incluído e o que será retirado, conforme a prioridade de consumo;
    • Priorizar o conceito de sustentabilidade na sua empresa e explorar fornecedores que adequam-se ao conceito;
    • Reorganizar o layout do varejo nos pontos de vendas.

    Pensando a longo prazo, muitas coisas precisarão ser analisadas e avaliadas, caso o isolamento social permaneça.

    Temos exemplos de outros países que passaram por essa situação e estão aos poucos se restabelecendo, nos dando a oportunidade de observar quais medidas eles estão tomando e quais são os modelos de negócios utilizados, criando novas tendências e mudanças de hábitos para propor ao shopper um novo ambiente. 

    Como estimular novos conhecimentos?

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    Focada na distribuição de conteúdo de forma padronizada, informa aos colaboradores a distância e transmite o essencial de forma rápida.

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