EAD: entenda o que é e como esse modelo tem se destacado nas empresas

6 minutos de leitura
Array

EAD: entenda o que é e como esse modelo tem se destacado nas empresas

É possível notar o crescimento no alcance das organizações que adaptaram-se ao modelo de ensino EAD corporativo. Um dos motivos para essa metodologia estar em destaque nos últimos meses é devido ao isolamento social por conta do coronavírus.

Ainda que o sistema de ensino EAD esteja em nosso meio, algumas empresas não estavam habituadas ao modelo de educação a distância e, por não querer estagnar ou comprometer os treinamentos dos seus colaboradores adaptaram-se a metodologia EAD.

Um desafio que resultou em muitas vantagens às empresas, esses benefícios antes eram apenas vistos como: um modelo de ensino que proporciona mobilidade para o profissional. Mas, hoje podemos ter uma percepção maior do impacto que o EAD pode causar nas empresas.

Acompanhe a leitura e entenda o que é sistema de ensino EAD e como essa metodologia de ensino pode proporcionar muitas vantagens para sua empresa.

Conhecendo o EAD, uma educação a distância corporativa

Se você não sabe o que significa sistema EAD, metodologia EAD, ensino EAD ou simplesmente EAD: trata-se de um ensino a distância em que os conteúdos são disponibilizados por uma plataforma online, como, por exemplo, a LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem) que é um ambiente virtual onde os colaboradores realizam seus treinamentos corporativos.

Não é de hoje que esse modelo de aprendizagem vem crescendo, destacando-se nas instituições de ensino e por sua vez nos ambientes corporativos. Seu objetivo é se expandir cada vez mais.

O sistema EAD oferece tecnologia a sua equipe e é uma metodologia que está muito próxima dos seus colaboradores, pois os treinamentos corporativos não só ficam disponíveis na plataforma, como os tutores estão ali sempre que necessário.

Os conteúdos podem ser disponibilizados por diferentes formatos, como: vídeo, PDF, PPT, SCORM, YouTube entre outros. Lembrando que o conceito é proporcionar um ensino a distância, de forma online e móvel, que ofereça praticidade no treinamento do seu colaborador e a oportunidade do consumo sob demanda.

Vantagens que a educação a distância pode propor para sua empresa

Por ser um modelo novo de ensino sempre surge a dúvida: Por que fazer um curso à distância? Comparado ao ensino presencial, o sistema EAD tem gerado vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Pois, estamos falando de um ensino amplo que pode ser abordado por várias metodologias online.

Mas, fique tranquilo! Pois, mesmo a distância é possível manter o controle por meio de relatórios que ficam disponíveis na plataforma. Assim, a gestão do aprendizado na sua empresa pode ser feita de maneira clara e objetiva. Confira a seguir outros benefícios!

1 - Como estudar no modelo sistema EAD? 

Mobilidade no aprendizado, por tratar-se de um ensino online, podemos dizer que o EAD colabora com o rompimento de barreiras físicas, ou seja, é uma metodologia que proporciona mobilidade de ensino. Dispondo conteúdos que estejam ao alcance dos colaboradores, um benefício que dá a capacidade de ensinar e fazer com que sua equipe realmente aprenda, mesmo que a distância.

Por isso, é um método de ensino distinto comparado ao modelo tradicional - em que o colaborador encontra-se em um local físico com auxílio presencial de um tutor. Mas, isso não é um problema, pois, com o EAD seus colaboradores terão um apoio online em caso de dúvidas.

2 - Por que fazer um curso à distância?

Redução de custo para as empresas é um dos principais benefícios para as empresas já que o sistema EAD proporciona um ensino móvel, as empresas automaticamente conseguem obter uma taxa significativa na redução de custo dos seus treinamentos corporativos. Isso se dá pelo fato das organizações não terem a necessidade de investir em diversos fatores, como:

Transporte: Sua empresa não terá a necessidade de gastar com transportes para os colaboradores, para os gestores e nem para os tutores. Sendo que seus colaboradores podem realizar seus conteúdos online, sem a necessidade de se locomover.

Hospedagem: Por ser responsável, quando tratamos de um treinamento em massa, muitas empresas têm alto custo com a hospedagens dos profissionais.

Alimentação: Esse é um tópico que sempre está envolvido nos treinamentos presenciais, pois, muitas empresas acabam oferecendo um lanche para a ocasião ou até quando tratamos de eventos que requer horas do colaborador. Com o EAD as empresas não têm a necessidade arcar custos com alimentação, sendo ainda mais vantajoso.

Material didático: Mesmo com o ensino online algumas empresas acabam optando por encaminhar um conteúdo físico para os colaboradores, porém é um dos custos que as organizações não têm a obrigatoriedade de fornecer.

Pois, os colaboradores possuem tudo o que precisam na plataforma de ensino, conteúdo em vídeo, em PDF, em áudio e até fórum que dá a oportunidade de debater sobre o assunto e expandir o conhecimento com outros colaboradores.

Locação de um espaço: Se esse é um dos problemas que sua empresa enfrenta, com o EAD você não terá mais a necessidade de se preocupar em encontrar um local para o treinamento dos seus colaboradores. Pensando que seja próximo, que comporte sua equipe ou até que esteja disponível no momento necessário.

3 - Redução na carga horária

Além do sistema de ensino EAD proporcionar redução de custo ele dispõe redução na carga horária da sua equipe, seja com trajeto e até nos próprios treinamentos. Oferecendo maior flexibilidade para realizar os conteúdos conforme o horário mais adequado do colaborador.

Com os materiais disponibilizados por uma plataforma online, seus colaboradores podem realizar os conteúdos durante sua rotina, sem a necessidade de ter que separar horas do seu dia para marcar participação naquele treinamento presencial.

Pois, fica mais fácil quando se tem os conteúdos a disposição dos colaboradores. Por mais que tenha sido uma transmissão ao vivo, a plataforma possibilita que a empresa salve e disponibilize o treinamento online para os colaboradores acessar a qualquer hora do dia.

Uma solução para muitas empresas que lidam com essa falta de flexibilidade nos horários da sua equipe.

4 - Treinamentos corporativos padronizados

Quando falamos de sistema EAD abordamos padronização nos conteúdo e para entendermos um pouco melhor, comparamos treinamentos corporativos que são disponibilizados por várias unidades.

Embora as empresas tenham o mesmo objetivo de disseminar seus conteúdos de forma padronizada, elas acabam lidando com os desencontros nas diferentes metodologias aplicadas aos treinamentos presenciais.

Por isso, com o ensino a distância as empresas conseguem ter o controle e disponibilizar o mesmo conteúdo para todos os colaboradores. Claro que isso pode variar conforme o setor e o objetivo que a empresa tem para cada área.

Plataforma com gestão 360°

Mas, como querer proporcionar tudo isso a sua empresa sem ter uma plataforma que atenda suas necessidades e disponibilize recursos personalizados?

Fique tranquilo, desenvolvemos uma plataforma LMS de alta performance para ensino EAD que auxilia na gestão dos seus treinamentos, permitindo que a sua organização gere relatórios online.

Uma plataforma que proporciona controle ao ensino dos seus colaboradores e pode oferecer o melhor em tecnologia para sua equipe, de forma inteligente e inovadora sua organização não precisará se preocupar. Pois, a autogestão 360° pode gerenciar os conteúdos, disponibiliza em diferentes formatos, treinar e avaliar cada colaborador conforme seu desempenho.

Além disso é uma plataforma EAD que após a conclusão e avaliação do treinamento corporativos, gera um certificado personalizado online e para impressão. Assim seu colaborador pode agregar a empresa e a sua carreira profissional.

Proporcionamos tecnologia e inovação para nossos clientes e assim buscamos oferecer o melhor em treinamentos corporativos. Invista em um ensino a distância, fale com a Take5 para saber mais:


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram