10 tendências de treinamento com vídeo para 2020

6 minutos de leitura
Array

10 tendências de treinamento com vídeo para 2020

No mundo corporativo atual, um vídeo de treinamento já é mais do que um recurso prático de aprendizagem: é uma estratégia-chave de capacitação profissional, despertando interesse e gerando altos níveis de engajamento.

Neste conteúdo, você vai encontrar as 10 tendências de aprendizado por meio de vídeo que são destaque para 2020, além de conhecer os principais benefícios que essa técnica pode trazer para os processos de treinamento corporativo. Confira!

O crescimento do ensino por meio de vídeos

Segundo o estudo Video Viewers realizado pelo Google em 2017, o consumo de vídeos pela internet cresceu 90,1% em apenas 3 anos. Em paralelo, o consumo dos conteúdos transmitidos pelos canais de televisão apresentou um aumento de apenas 3,1%.

A pesquisa também revelou que grande parte da população conectada enxerga o YouTube como um substituto da mídia televisiva. O destaque é a possibilidade que o usuário tem de buscar os conteúdos que mais lhe interessam e consumi-los quando e onde quiser.

Do ponto de vista das produtoras audiovisuais, a “geração YouTube” representa não apenas um desafio, mas também uma oportunidade de desbravar novas possibilidades de comunicação que ajudem a aproximar esse público e mantê-lo engajado por mais tempo.

Mas o que essa transformação significa para o mundo corporativo? Saiba mais a seguir!

Por que o vídeo é essencial para sua estratégia de aprendizagem?

Tendo em mente que o ambiente organizacional é composto por profissionais de diversas faixas etárias que lidam de formas diferentes com as novas tecnologias, é essencial que as estratégias de capacitação de pessoas envolvem todos esses públicos.

Nesse aspecto, um vídeo de treinamento corporativo é uma excelente alternativa. A figura do tutor ajuda a ampliar a conexão com os espectadores, gerando aproximação e ampliando a retenção dos conteúdos.

Além disso, o “tom de conversa” dos vídeos, aliado ao uso de sons, animações e outros recursos gráficos, faz com que o alcance da mensagem seja mais amplo do que o conquistado por meio de materiais mais teóricos.

Viu como a utilização de vídeos pode fazer a diferença nas ações de treinamento corporativo? A seguir, vamos listar as principais vantagens de adotar esse recurso!

Benefícios de utilizar um vídeo de treinamento

Todos os dias, recebemos um alto volume de notificações em nossos smartphones, tablets, computadores e até nas smart TVs. Mas esse excesso de informações gera distração e dificulta a retenção dos conteúdos.

Os vídeos chegam para driblar esse desafio, tornando portanto uma aprendizagem mais dinâmica, captando a atenção dos espectadores e trazendo outras vantagens, como:

  • Conforto visual, uma vez que o usuário está familiarizado com o formato apresentado pelo YouTube;
  • Facilidade no entendimento de conteúdos que se mostrariam mais complexos por meio de textos;
  • Controle do processo de aprendizagem, uma vez que é possível assistir os vídeos mais de uma vez e pausar sempre que surgir alguma dúvida;
  • Aprendizado sob demanda, respeitando o ritmo de estudo individual e garantindo motivação;
  • Objetividade na apresentação dos conteúdos, assegurando resultados melhores em menos tempo.

Tipos de vídeo utilizados no processo de aprendizagem

Neste tópico, listamos alguns dos tipos de vídeo mais utilizados pelas empresas em seus treinamentos corporativos.

Vídeos interativos

Como o próprio nome indica, os vídeos interativos garantem uma experiência imersiva e dinâmica de aprendizagem.

Além de acompanhar as apresentações e explicações dos tutores, os espectadores assumem um papel participativo podendo, por exemplo, fazer perguntas em tempo real ou selecionar conteúdos complementares dentro do próprio vídeo.

Vídeos de micro aprendizagem

Para os treinamentos focados em assuntos mais específicos, os vídeos de micro aprendizagem são uma excelente solução.

Eles são curtos e o conteúdo é consumido de forma rápida, como pílulas de conhecimento que estimulam o aprendizado constante e facilitam a memorização.

Vídeos 360° para VR e AR

Tanto a realidade virtual quanto a aumentada, ou simplesmente VR e AR, do inglês virtual reality e augmented reality. Têm se tornado cada vez mais populares, principalmente no universo dos games. Porém, as duas possibilidades podem ser muito úteis em um vídeo de treinamento.

No entanto os colaboradores podem, por exemplo, fazer um tour pela empresa ou conhecer o funcionamento de máquinas e equipamentos de forma 100% virtual, garantindo uma experiência mais envolvente.

Vídeos personalizados

Produzidos para atender às necessidades mais específicas das empresas, os vídeos personalizados garantem um aprendizado direcionado e de alta performance.

Este modelo inclui depoimentos, entrevistas, vídeos com atores encenando situações do dia a dia da corporação, entre outras possibilidades.

10 tendências de aprendizado com vídeo de treinamento para 2020

Chegamos ao tópico que dá título a este conteúdo e vamos apresentar o que há de mais atual em produção de vídeos de treinamento corporativo!

1 - Foco nas necessidades da empresa

A empresa precisa atualizar os colaboradores e melhorar suas habilidades? Deseja apresentar às equipes mudanças estratégicas da rotina de trabalho? Deve capacitar os times para a utilização de novas tecnologias e equipamentos?

Seja qual for a intenção, ter em mente o objetivo do treinamento é essencial para escolher a opção de vídeo mais adequada a cada caso.

2 - Uso dos vídeos como suporte para iniciativas corporativas

Os vídeos também podem ser um recurso interessante nas fases pré e pós-treinamento, fornecendo informações relevantes que vão preparar os colaboradores para a capacitação e manter a conexão ao fim do processo, garantindo um processo de formação mais completo e satisfatório.

3 - Ferramentas de micro aprendizagem

Conforme já destacamos no tópico sobre tipos de vídeo, a micro aprendizagem contribui com a absorção dos conteúdos de forma rápida e prática. É uma ótima solução para complementar o treinamento ou lembrar os participantes dos pontos mais relevantes.

4 - Vídeos interativos

Essa é mais uma opção que abordamos no tópico de tipos de vídeo e promete ser tendência neste ano por oferecer uma experiência de aprendizagem criativa e altamente dinâmica.

Com diversas possibilidades de aplicação, as ferramentas interativas são bastante atrativas e auxiliam no ensino de conceitos mais complexos e que exigem aprofundamento.

5 - Vídeos de ramificação

Esse tipo de vídeo está muito ligado aos interativos e traz o que chamamos de “árvore de decisão”. Por meio deste recurso, o usuário pode ser direcionado a outros conteúdos ligados ao vídeo principal, complementando seu aprendizado.

6 - Integração de conteúdos gerados pelos usuários

Possibilitar que os usuários participem da construção de um conteúdo é uma ótima estratégia para garantir um engajamento genuíno. O segredo é incentivá-los a criar seus vídeos e, assim, gerar um ambiente de aprendizagem inclusivo e contínuo.

7 - Integração de vídeos de domínio público

A integração de vídeos de domínio público também pode contribuir positivamente com o engajamento dos colaboradores. A dica é buscar conteúdos relacionados ao tema do treinamento e que possam complementar qualitativamente o tema abordado.

8 - Vídeos de 360° combinados com recursos de realidade virtual

Conforme apontamos no tópico sobre tipos de vídeo, esse recurso possibilita uma experiência imersiva de alto impacto que, combinada a outras estratégias como gamificação e micro aprendizagem, enriquece ainda mais a capacitação.

9 - Treinamentos personalizados

Adquirir treinamentos online pode ser até mais prático, mas certamente não gera o mesmo engajamento. Por outro lado, a personalização assegura o interesse dos colaboradores ao apresentar situações compatíveis com a rotina de trabalho.

10 - Avaliação e recomendação

Permitir a avaliação e a recomendação de vídeos é extremamente relevante não só por popularizar o conteúdo, mas como forma de torná-lo relevante para um público qualificado.

Agora que você já sabe como o uso estratégico de um vídeo de treinamento pode gerar resultados positivos para os seus negócios, é hora de colocar esse recurso em prática. 

Saiba como a Take5 pode ajudar sua empresa a entrar com sucesso no universo dos vídeos! Fale conosco:


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram