Como estimular a inovação da sua equipe em 5 passos

5 minutos de leitura
engajamento empresarial

 

A Era Digital chegou para revolucionar todas as relações de trabalho presentes nas empresas. Isso se deve ao fato de o acesso à informação ter crescido exponencialmente, bem como a facilidade de comunicação entre as pessoas.

A inovação, muitas vezes associada à tecnologia, se beneficiou disso, sendo criado cada vez mais espaço e cada vez mais necessidade para tal, mesmo que não ligado, necessariamente, ao mundo tech. Por conta disso, é cada vez mais necessário um engajamento empresarial neste sentido.

As empresas mais inovadoras do mundo, Apple, Google, ou no Brasil, Cielo, Pepsico, Rappi, mostram que a inovação é essencial para excelentes resultados, não sendo possível abrir mão disso.

As empresas mais tradicionais têm a necessidade e obrigação de se renovarem e as que resistirem a este fenômeno, com certeza não irão estar entre as mais produtivas ou com melhores resultados.

No entanto, para esclarecer, é necessário compreender um pouco mais sobre os motivos e a importância de ter um ambiente inovador. Adicionalmente, trataremos do papel da educação corporativa na modificação da cultura organizacional como forma de engajamento empresarial e um breve passo a passo com cinco dicas para estimular a inovação corporativa dentro das empresas. Acompanhe!

A importância de um ambiente inovador

A principal definição para a importância de um ambiente inovador é: Vantagem Competitiva. Ou seja, a importância da inovação vai além de melhorar produtos, serviços, processos, mas sim levar a empresa para um patamar superior aos de seus concorrentes, diferenciando-as tanto aos olhos do público quanto aos olhos do mercado.

Um ponto de extrema importância a se ressaltar é a forma como a inovação deve ser feita. Os antigos vícios de evitar erros devem ser abandonados, de forma que falhas devem ser não só toleradas como incentivadas como caminho e processo ao qual se chega, posteriormente, ao acerto e ao novo. 

Além disso, existe uma relação entre necessidade e operacionalização, de forma que inovar somente por fazer algo diferente, sem trazer benefícios para a empresa ou para o consumidor, deve ser evitado, focando os esforços, recursos e atenção em problemas reais e necessidades.

O papel da educação corporativa na inovação

A educação corporativa possui papel central no desenvolvimento da inovação nas empresas. Isso acontece, pois, esta característica pode ser treinada e desenvolvida, diferentemente da crença popular, que acredita somente em inspiração, como disse Thomas Edison, 1% é inspiração e 99% transpiração.

Com a implementação de um sistema de educação corporativa que tem como objetivo capacitar os funcionários da empresa, através de um LMS (Learning Management System), é possível acelerar o processo de inovação da empresa e criar uma cultura de engajamento empresarial de inovação, fazendo com que seja possível romper a fronteira de criação da própria organização. Com certeza isso não é um processo que acontece da noite para o dia, e sim um processo de formação. A seguir, veja cinco dicas para estimular a inovação corporativa.

5 passos para estimular a inovação corporativa

1 - Ferramentas tecnológicas

Como comentado no início deste artigo, a tecnologia é a grande amiga da inovação, trazendo diversas ferramentas que podem acelerar o processo de criação, comunicação e agregação de ideias. Dentro de uma empresa que está iniciando um processo de educação corporativa, por exemplo, a utilização de um LMS, inserção de uma consultoria de Trade Marketing, ou mesmo gestão de treinamento é essencial para implementar um engajamento empresarial.

2 - Cultura empresarial

A cultura da empresa deve ser adaptada ou mesmo moldada de forma a aceitar a inovação como parte dos seus processos. De nada adianta possuir funcionários que pensam fora do padrão e possuem diversas ideais que podem ajudar a empresa, quando culturalmente os níveis mais altos da hierarquia da empresa recusam qualquer tipo de modificação por terem um engessamento burocrático com o sistema atual.

3 - Feedback e diálogo

Este, potencialmente, é o item mais importante desta lista, sendo o que legitima os esforços dos colaboradores, fazendo com que estes tenham o incentivo de continuar o processo criativo. Ouvir as ideias, reconhecer publicamente, incentivar a continuidade, dar feedback a respeito do que for apresentado pelos colaboradores e estimular a cooperação e compartilhamento de ideias são pontos chave para o ambiente e cultura de inovação da empresa.

4 - Estimular criatividade

Este estímulo pode acontecer através de diversas ferramentas distintas. Brainstorming, atividades em equipe, aprendizado através da gamificação, workshops, desafios ou seminários são somente algumas das formas de realizar este estímulo. Outra opção pode ser oferecer recompensas, por meio de desafios, para as melhores ideias do mês ou da semana.

5 - Colaboração antes de competição

Um ambiente de trabalho voltado para a colaboração entre os colegas de trabalho pode ser a diferença entre uma grande inovação ou apenas uma boa ideia que não sai do papel. Isso acontece pois os pensamentos são complementares, e quando se tem a sensação de que o colega ao lado pode “roubar” suas ideias, isso não será discutido, aprimorado e não chegará ao nível de uma necessária inovação.

O que é LMS?

O LMS (Learning Management System) ou sistema de gestão de aprendizagem, funciona como um agregador e gerenciador de cursos online, onde disponibiliza materiais para estudo, apoio e contato com treinadores e qualquer outro tipo de insumo necessário para o aluno ou colaborador. 

Agora já foi possível aprofundar um pouco mais qual o sentido da inovação no dia a dia das empresas e como incentivar sua presença e demonstrar um engajamento empresarial para tal fim. 

Não perca mais tempo no passado, leve sua empresa para o futuro e inicie já este processo. A Take 5 possui plataformas de LMS, serviços de gestão de treinamento, produção de vídeos. Entre diversos outros serviços que vão auxiliar sua empresa a dar o próximo passo, essencial para o avanço de sua empresa.

Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas: 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram