Por que investir em um vídeo institucional de qualidade é importante? A gente te conta!

6 minutos de leitura
Array
video institucional

 

A produção de um vídeo institucional é um investimento altamente estratégico tanto para promover a imagem da sua empresa, quanto para apresentar os seus diferenciais e destacá-los em seu mercado de atuação.

No entanto, muitas companhias ainda desconhecem o potencial desse recurso. E para convencê-lo de que essa ferramenta é uma boa opção para alavancar os seus negócios, preparamos este conteúdo especial!

Ao final da leitura você vai estar bem informado sobre o que é um vídeo institucional, as vantagens que ele pode trazer à sua marca, além de conhecer alguns motivos para contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto e, assim, garantir um resultado de alta qualidade. Vamos lá?

O que é um vídeo institucional?

Como o próprio nome indica, o vídeo institucional vai, justamente, apresentar a própria instituição a um público específico, seja ele interno (colaboradores), seja ele externo (clientes, fornecedores ou parceiros potenciais).

Diferentemente dos filmes publicitários, que têm o seu foco em um determinado produto, serviço ou na divulgação de uma ação promocional e precisam transmitir toda a mensagem em um curto espaço de tempo, um material institucional tem o objetivo de destacar as potencialidades da empresa.

Ali podem ser apresentados a missão e os valores do negócio, a infraestrutura da corporação (seus equipamentos e a tecnologia utilizada em seus processos), as equipes que compõem cada departamento e todas as informações que a empresa julgar relevantes para transmitir o seu posicionamento e gerar identificação com a sua audiência.

Para a produção do vídeo, é possível adotar diferentes formatos de linguagem e outros recursos audiovisuais, como:

  •         Elementos de storytelling;
  •         Depoimentos e entrevistas de fundadores, gestores e colaboradores;
  •         Imagens de artigo que ajudem a ilustrar a história da empresa;
  •         Registros do dia a dia de trabalho;
  •         Gráficos e animações;
  •         Locuções e trilha sonora.

Além disso, a tecnologia atual possibilita que o vídeo institucional seja compartilhado não apenas no site da empresa, mas também em outras plataformas como o YouTube e o LinkedIn.

Por que esse recurso é tão importante para o seu negócio?

Você com certeza já ouviu aquela expressão popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”, certo? Pois bem, se levarmos essa máxima em consideração, podemos dizer que o vídeo institucional funciona como um verdadeiro cartão de visitas da sua empresa e pode ser o diferencial que vai despertar o interesse do seu público de uma maneira genuína, transmitindo credibilidade e estabelecendo um bom relacionamento logo de início.

Conforme apontamos anteriormente, é uma excelente oportunidade de destacar os pontos fortes do seu negócio e diferenciá-lo da concorrência de uma forma criativa, dinâmica, mais acessível e com muita personalidade.

Além disso, o vídeo institucional também pode ser alinhado a outras estratégias de marketing, servindo como ferramenta de captação, de fidelização ou de engajamento, dependendo dos objetivos da empresa.

O segredo é dar uma atenção especial à qualidade do conteúdo, às etapas que vão da produção à edição do vídeo e escolher os melhores canais para veiculação a cada caso.

Vídeos corporativos amadores X vídeos institucionais profissionais. Em qual investir?

Embora uma boa apresentação seja um dos principais atributos para reter o seu público, muitas empresas ainda colocam esse aspecto em segundo plano e utilizam métodos “amadores” para produzir o seu material audiovisual.

Nesses casos, muitas vezes são utilizadas imagens fornecidas pelos próprios colaboradores e as filmagens são feitas com câmeras caseiras ou por meio de aparelhos celulares, sem os recursos adequados de iluminação e captação de som. Da mesma forma, não há um trabalho de edição qualificado realizado por profissionais da área audiovisual.

Ainda que os custos sejam reduzidos, o resultado tem alta probabilidade de ficar aquém do esperado e ainda pode transmitir ao público uma impressão bastante negativa. Afinal, uma empresa que não cuida da sua imagem certamente não cuida de outros aspectos importantes, como a qualidade do seu produto ou serviço ou o bem-estar de seus colaboradores. Ou seja, o barato acaba saindo mais caro.

Por outro lado, buscar uma empresa especializada no assunto vai resultar em um planejamento estruturado do conteúdo que será abordado no vídeo, gravações realizadas com bons equipamentos, alta qualidade de imagem e som e um trabalho de edição que vai transformar a história da sua empresa em uma narrativa impactante para conquistar seus espectadores.

Neste ponto do texto, fica mais fácil responder a pergunta que dá título a este tópico, não é mesmo? Então, entre uma produção amadora e um vídeo institucional profissional, vale a pena investir segunda opção!

E para destacar ainda mais o quanto um vídeo institucional realizado profissionalmente pode transformar a imagem da sua empresa frente ao mercado, vamos encerrar este conteúdo com as principais vantagens que esse recurso audiovisual pode trazer. Confira a seguir!

Quais as vantagens de um vídeo institucional de qualidade?

Além de garantir um material valioso para a apresentação da sua empresa, um bom vídeo institucional ainda garante outros benefícios para o seu negócio.

1 - Agrega valor à sua marca

Contar a história da sua empresa de um jeito diferente, e com qualidade audiovisual, certamente é um diferencial que agrega valor à mensagem que a companhia deseja passar.

É uma forma de transmitir credibilidade e autoridade em seu segmento de atuação, destacando os valores corporativos e contribuindo para a construção de uma imagem positiva junto ao público.

2 - Atrai novos clientes e parceiros

Em um mercado cada vez mais concorrido e com um grande volume de ferramentas de comunicação e marketing, saem na frente as empresas que conseguem chamar a atenção com uma mensagem autêntica e atrativa.

Nesse aspecto, o vídeo institucional é a solução perfeita ao conseguir englobar em um único material a cultura da empresa, as competências das equipes, além de mostrar toda a infraestrutura local, fornecendo informações relevantes para potenciais parceiros e clientes.

3 - Contribui com o engajamento das equipes

Quando utilizado como um recurso de treinamento e capacitação dos colaboradores, o vídeo pode contribuir para que as equipes conheçam mais sobre a empresa em que estão trabalhando.

Além de contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades, essa imersão na trajetória e nos valores da corporação contribui e muito! Para fomentar uma sensação de pertencimento nos funcionários. O resultado, é um time mais engajado e mais disposto a conquistar metas que contribuam para o crescimento de todos.

Por fim, na hora de investir em um projeto audiovisual, é muito importante que a empresa tenha bem claros os objetivos que deseja atingir com essa ferramenta. Para isso, é essencial elaborar um planejamento estruturado a partir de um estudo dos seguintes tópicos:

  •         O público para o qual o vídeo será direcionado seja seus colaboradores, clientes ou parceiros potenciais;
  •          A mensagem que a empresa deseja transmitir;
  •         Quais aspectos são destacados pela concorrência e quais assuntos a companhia pode abordar para se diferenciar;
  •          As tendências mais atuais em produção de vídeo.

Essa reflexão é essencial para que este recurso cumpra a sua finalidade, indo direto ao ponto e conquistando a atenção da sua audiência.

Agora que você já sabe tudo sobre essa incrível ferramenta que é o vídeo institucional e conhece o potencial deste recurso, que tal trazer essa estratégia para a sua empresa?

Conheça a solução da Take5 para colocar esse plano em prática com sucesso produzindo um material audiovisual de altíssima qualidade que vai encantar o seu público. Fale conosco! 

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram