Por que os vídeos exigem cada vez mais profissionalismo? Confira 5 bons motivos!

6 minutos de leitura

 

Seja como forma de entretenimento, seja como ferramenta de aprendizado e atualização de conhecimentos, os vídeos têm garantido um lugar de destaque cada vez maior como veículo de comunicação para atingir os mais diversos tipos de público.

Consequentemente, as empresas também têm investido em soluções para garantir que seus conteúdos audiovisuais se tornem mais atrativos, inovadores e interessantes em meio a tantas possibilidades disponíveis no mercado.

Como resultado dessa dinâmica, a produção de vídeos no ambiente corporativo atingiu altos níveis de profissionalismo. Independentemente do objetivo, seja institucional, apresentação de novos produtos, treinamentos, o importante é atingir a máxima qualidade, do roteiro à pós-produção.

Se você ainda não aderiu a essa tendência para os seus negócios, esse artigo vai trazer as principais vantagens e alguns bons motivos para apostar em uma estratégia de vídeos o quanto antes. Confira e saiba mais!

O crescimento dos vídeos no ambiente corporativo

À primeira vista, podemos dizer que o aumento da popularidade dos vídeos está ligado, primordialmente, a alguns fatores:

  • O uso da inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de sistemas cada vez mais interativos;
  • Aumento da velocidade da internet e evolução de aplicativos de reprodução de áudio e vídeo com mais qualidade;
  • Consumo de conteúdos em diferentes dispositivos (computadores, smartphones, tablets, entre outros).

Ao avaliar esse cenário de forma mais cuidadosa, no entanto, é possível perceber que as empresas vislumbraram boas oportunidades ao aderir a essa tendência. Mais do que um adicional tecnológico, os vídeos podem ser vistos não apenas como uma forma de alavancar a comunicação do ponto de vista publicitário, mas também como uma ferramenta eficiente para se aproximar de seus colaboradores e engajá-los nas ações de treinamento e capacitação.

De acordo com um relatório da Cisco, uma das líderes mundiais no segmento de tecnologia da informação (TI), até 2019, os vídeos online seriam responsáveis por 80% do tráfego mundial de internet. E as pesquisas da Audiovisual and Integrated Experience Association (AVIXA) apontaram que mais de 229 bilhões de dólares seriam investidos na indústria audiovisual em 2023.

Esses dados só demonstram o grande potencial do mercado de vídeos em todo o mundo. E, nos tópicos a seguir, vamos trazer outros argumentos que vão convencê-lo ainda mais sobre as vantagens desses recursos!

Por que investir nesse método?

Além do crescimento dos vídeos como meio de divulgação de diferentes tipos de informação, é interessante observar a ampla gama de possibilidades que essa ferramenta pode trazer.

Em um único material, é possível utilizar áudios, imagens, textos, animações, gráficos e outros recursos que deixam a mensagem muito mais dinâmica e instigante e de fácil compreensão, independentemente de sua complexidade.

Essa pluralidade de formatos de conteúdo faz com que o vídeo possa ser desenvolvido de acordo com as necessidades mais específicas da empresa, adequando-se às diferentes situações e conectando-se de forma genuína e imediata com a audiência.

Quais benefícios os vídeos podem trazer para os seus negócios?

Os vídeos podem servir como mecanismo de captação e fidelização de clientes e parceiros, ou contribuir com o engajamento dos colaboradores nas iniciativas de treinamento e capacitação.

Porém, independentemente de qual for o objetivo, as produções audiovisuais podem trazer uma série de vantagens para a sua estratégia de comunicação tanto interna quanto externa, como você poderá ver a seguir!

1 - Melhora a imagem da sua empresa no mercado

Na era digital, as principais palavras-chave são: relacionamento e proximidade. E, para causar essa impressão, o segredo é investir em formas de comunicação que sejam mais interativas e humanizadas, objetivos que os vídeos cumprem com excelência!

2 - Aumenta o engajamento com as equipes, clientes e parceiros

Uma captação de imagens com alta qualidade, combinada a uma boa trilha sonora e o uso estratégico das estratégias de storytelling podem transformar qualquer vídeo em uma verdadeira experiência de imersão que vai encantar o público, motivando o engajamento e o envolvimento com a mensagem que a empresa deseja transmitir.

3 - Destaca a companhia em diferentes níveis

Além de contribuir para estabelecer uma voz de autoridade à empresa, o profissionalismo na produção de vídeos ainda demonstra que a organização está em dia com as tendências tecnológicas, está atenta às mudanças do mercado de modo geral e sabe se adaptar a elas para conversar com o seu público, gerando um excelente diferencial competitivo.

5 motivos pelos quais os vídeos exigem cada vez mais profissionalismo

Se você chegou até aqui, com certeza já entendeu que os vídeos chegaram para ficar e têm um grande potencial para alavancar a sua estratégia de marketing.

Então, para finalizar, vamos fazer uma lista com 5 itens que vão mostrar a importância de investir no profissionalismo na hora de produzir vídeos no ambiente corporativo. Acompanhe!

1 - Por que a sua concorrência já é profissional

Não podemos afirmar que todas as empresas já têm uma presença massiva na internet hoje em dia. Mas podemos afirmar que quem já entendeu o potencial desta mídia está sempre atualizando suas formas de se comunicar com o público.

Isso significa que, provavelmente, seus concorrentes que chegaram primeiro ao universo online já aprimoraram sua linguagem e já buscaram o suporte de profissionais para investir em um conteúdo de qualidade.

2 - Por que a máxima qualidade garante máximo engajamento

Já que finalizamos o tópico anterior falando em qualidade, vamos reforçar esse aspecto um pouco mais neste item e como ele pode aproximar a sua empresa do seu público.

Afinal, um roteiro bem estruturado, uma boa produção de áudio e vídeo e uma edição bem pensada podem destacar bastante um conteúdo, deixando-o mais interessante e, consequentemente, mais relevante para a sua audiência, ampliando o engajamento.

3 - Por que o seu conteúdo merece destaque

Com tantos conteúdos já disponíveis na internet e tantas possibilidades de adquirir informação, como conseguir marcar presença na mente do seu público?

A resposta é simples: apostando em uma produção profissional de vídeos! Mesmo que o seu objetivo seja apenas divulgar uma informação do dia a dia para seus colaboradores, um material de qualidade vai facilitar a absorção da mensagem e garantir uma experiência positiva.

4 - Por que o profissionalismo gera autoridade

Ser uma voz de autoridade em seus segmentos de atuação é o grande objetivo de muitas empresas, e um vídeo de alta qualidade pode ser uma excelente ferramenta para conquistar esse plano com sucesso!

Basta dizer que, para o público, o cuidado que você tem com a forma como produz e transmite seus conteúdos é equivalente à importância que você dá para os seus negócios.

5 - Por que seu investimento precisa valer a pena a longo prazo

A produção de um vídeo de alta qualidade, seja ele institucional, seja ele promocional, de fato não é um investimento dos mais baratos. Mas, certamente, o profissionalismo com que ele será produzido vai fazer toda a diferença!

Nesse aspecto, contar com uma empresa especializada, que consiga compreender a alma do seu negócio e alinhá-la às expectativas do seu público vai trazer um resultado muito satisfatório, garantindo que a sua mensagem tenha uma repercussão positiva e duradoura.

Colocar esse plano em prática faz parte dos seus objetivos? Então você pode contar com a Take 5 para transformar em realidade o seu projeto de vídeos no ambiente corporativo!

Entre em contato conosco e conheça as soluções e ferramentas que podemos oferecer para a sua companhia. Fale com nossos especialistas!


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram