Tendências do EdTech 2021: o que é e porque você deve aprender sobre o assunto

5 minutos de leitura
Array
Tendências do EdTech

 

A educação é um dos temas mais discutidos em qualquer segmento da sociedade, sua importância, papel e o que significa para o presente e futuro de qualquer pessoa. No entanto, cada vez mais pessoas têm interesse em se capacitar e cada vez menos temos tempo e disponibilidade, de forma que é necessário encontrar uma maneira diferente de passar o conhecimento. As EdTechs surgem nesse contexto, sendo startups voltadas para o tema da educação.

Especialmente nesse momento frágil onde vivemos, em meio a uma pandemia mundial que nos obriga a passar a maior parte dos nossos dias dentro de casa, uma forma de ter acesso a conteúdos de qualidade, absorver o conteúdo e aprender de fato é essencial para a manutenção do desenvolvimento. As EdTechs desenvolveram propostas disruptivas onde você pode ter acesso a tudo isso a partir do seu computador ou mesmo do seu smartphone.

Esse tema já tem papel garantido, mesmo quando o Covid-19 for superado, e ganha cada vez mais relevância à medida que os resultados do uso da tecnologia no ensino à distância tem se mostrado consistentes e até melhores do que o de cursos ou treinamentos presenciais. Siga conosco e entenda um pouco mais sobre o mercado EdTech, seu crescimento e as tendências para o próximo período.

Mercado EdTech

A EdTech é a união harmônica entre educação e tecnologia, permitindo realizar, continuar ou mesmo ampliar a oferta da primeira, de forma mais acessível para todos e de maneira mais barata e prática.

A gênese desse modelo, é, na verdade, muito antiga, quando a mais avançada forma de ensino à distância, ou EAD, era com o envio de manuais e livros para as casas das pessoas. Após isso, ainda se utilizou do rádio e da televisão, antes de chegar na internet, como é feito hoje em dia.

Um dos setores que mais tem se aproveitado do EAD é a educação corporativa, que entendeu os benefícios de capacitar seus funcionários de forma mais adequada e eficiente através do uso de plataformas de ensino (ou LMS, Learning Management System).

Reduzindo custos, aumentando o engajamento dos colaboradores e a performance da empresa como um todo. Isso, somado ao isolamento de 2020 e 2021, potencializou um mercado já em ascensão, fazendo com que milhares de pessoas utilizassem deste método de ensino.

Para se ter uma noção, de acordo com a ABStartups e o CIEB, 48,11% de todo o mercado das EdTechs no Brasil é composto por jovens do ensino fundamental e médio. Já no ensino superior são 16,04% e na educação corporativa, 13,59%.

Inovação e crescimento EdTech no Brasil

No Brasil, o EdTech teve um crescimento tardio, quando comparado com outros países, mas a terrível situação que vivemos trouxe uma explosão no crescimento do setor.

Somente durante a pandemia houve um aumento de 130% na demanda por aplicações e softwares para educação. Pelo país todo, já são mais de 700 empresas que trabalham neste ramo, ajudando o restante da população a se capacitar, isso significa um aumento de 23% nos últimos dois anos, de acordo com a ABStartups e o CIEB.

Uma importante distinção é que nem toda EdTech trabalha da mesma maneira, sendo algumas através de plataformas, outras de ferramentas e outras com a produção de conteúdo. Deve-se perceber que a aplicação de uma ferramenta ou plataforma de educação corporativa não acontece de um dia para o outro.

É importante trilhar a curva de aprendizado de como aplicar (software ou aplicativo, por exemplo), realizar a curadoria do conteúdo (oferecendo os melhores materiais para seus funcionários) e até mesmo as avaliações de desempenho (através da criação de indicadores de treinamento).

Como engajar seus colaboradores

EdTech: Tendências para 2021

O ano de 2021 ainda está no seu primeiro terço, no entanto, muita coisa já promete no mundo das EdTechs. Com o mercado em crescimento que pode atingir US $368 bilhões ao ano, até 2025, segundo especialistas, muita coisa ainda está por vir. A seguir vamos elencar as principais tendências para este ano.

1 - Gamificação

A utilização de games como forma de aumentar o engajamento não é nova, no entanto, sua aplicação tende a ser mais utilizada ainda. Imagine ministrar um treinamento de vendas online para seus funcionários de forma que capte a atenção de todos, aumentando os indicadores de todo o setor?

2 - Personalização e adaptação

Sabemos que nem todos aprendem no mesmo ritmo e nem tem a mesma facilidade ou dificuldade para absorver um conteúdo. As plataformas de ensino permitem que testes de adaptabilidade sejam feitos e cada aluno tenha uma experiência única, para que possa aprender da melhor forma e velocidade para si;

3 - Learning Management System

A utilização do LMS já é considerada como uma das ferramentas mais importantes da EdTech, e é necessário citá-la pois ela permite que tudo seja possível. O software autoriza a personalização completa, o oferecimento de conteúdos em diferentes formatos, workshops, gera relatórios e até mesmo aplica testes;

4 - Vídeos 

Cada vez mais as pessoas aumentam o consumo de vídeos com objetivos educativos. As estatísticas dos maiores sites de vídeos do mundo mostram que o aprendizado tem sido o foco das pessoas;

5 - Ensino híbrido 

Da mesma forma que no momento estamos dentro de casa, fazendo o nosso melhor para evitar contato e reduzir a disseminação do vírus, isso irá se modificar num futuro próximo. Por conta disso, o ensino híbrido, que mistura etapas presenciais e online tendem a ganhar muito espaço, pois os benefícios da educação à distância estão se comprovando enormes;

6 - Redes sociais

O que antes era utilizado somente para passar o tempo e conversar com as pessoas demonstrou ter um papel importante na comunicação. Essa comunicação, tanto entre alunos, quanto instrutores com alunos ou mesmo entre chefe e funcionários é excelente para a troca de materiais, dúvidas a serem sanadas, entre outras funções.

Já foi possível entender o que é EdTech e como é importante para o nosso futuro, não é mesmo? Nesse artigo pudemos discutir um pouco sobre o desenvolvimento desse modelo de educação no Brasil e quais suas tendências para o futuro.

Agora, você e sua empresa vão ficar para trás da concorrência? Venha para a Take5 e conheça nossa plataforma LMS, moderna e robusta.


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram