Relatório de treinamento empresarial: o que é? Qual a importância?

5 minutos de leitura
Relatório de treinamento empresarial

 

Muitas pessoas já se incomodam somente ao ler ou ouvir as palavras relatório empresarial, seja por pensaram que são documentos longuíssimos, onde não é possível compreender metade, ou porque muitas vezes são exigidas da produção de um, o que sem as técnicas corretas, pode ser um pesadelo. Ao começar a utilizar a educação corporativa em sua empresa, não será diferente, é necessário a criação  de um relatório de treinamento a cada etapa.

Existem diversas informações que podem ser incluídas em um relatório muitas delas fáceis de serem encontradas no seu LMS ou mesmo em ferramentas de análises online, porém outras requerem um pouco mais de trabalho.

Uma situação importante que deve ser levada em consideração é que cada situação requer um relatório de treinamento distinto, com mais ou menos informações. Um relatório enorme não quer dizer que será completo ou adequado para a situação, da mesma forma que algo sem as métricas e evoluções necessárias não surtirá efeito.

Mas afinal, você sabe o que é exatamente um relatório de treinamento? Por que criar relatórios e como sua empresa pode se beneficiar disso? Qual a frequência com que isso deve acontecer? Quais são os itens que devem constar e porque você deve analisá-los? Siga conosco que iremos falar sobre todas essas dúvidas e muito mais!

O que é e para que serve um relatório de treinamento empresarial?

Para iniciar, devemos definir o que é de fato um relatório. Um relatório é uma descrição falada ou escrita, organizada e criteriosa de algo que foi feito ou observado, seja isso as atividades de um setor, o treinamento de uma equipe da empresa ou mesmo as vendas de um produto ou serviço. O objetivo dele é comunicar o desenrolar de uma atividade em comparação com os objetivos traçados para tal.

E um relatório de treinamento empresarial? Segue a mesma lógica, as metas traçadas para os funcionários que estavam presentes naquele treinamento específico devem ser, após o final da aplicação do curso ou workshop, comparadas com os resultados atingidos pelos envolvidos com objetivo de tirar conclusões sobre o sucesso ou fracasso da empreitada, usando de estatísticas e indicadores de treinamento para essa análise. 

Ao apresentar seus funcionários para a educação corporativa, no entanto, a velocidade e maneira com que todos aprendem não é a mesma. Desta forma, é importante que esses relatórios não indiquem “quem aprendeu” e “quem não aprendeu”, pois apresentar um conteúdo uma vez não garante a absorção imediata.

A partir dessas análises e relatórios iniciais que se deve criar uma estratégia para que os colaboradores possam aproveitar da melhor maneira possível.

Qual a importância e os benefícios desse recurso para as empresas?

Ao criar relatórios consistentes e periódicos sua empresa passa a beneficiar-se de diversos pontos. O recurso do relatório de treinamento é essencial, especialmente em períodos de aprofundamento digital como vivemos, com a necessidade de trabalhar em casa e gerenciar seus funcionários à distância. Os principais benefícios são:

  • Permite a tomada de decisão rápida e eficiente, lidando com problemas quando eles aparecem;
  • As informações que constam nos relatórios permitem a identificação dos pontos positivos e negativos do treinamento, sendo estes necessários para adaptar ele para o próximo ciclo. É muito importante avaliarmos os aspectos negativos do conteúdo do curso;
  • Com um relatório de treinamento, o gestor responsável consegue observar o desempenho de cada um dos participantes, assim, entendendo qual a melhor forma de lidar com cada um, ou até mesmo como cada um aprende melhor;
  • É possível criar uma média de desempenho, após alguns relatórios, fazendo com que seja possível criar indicadores para a expectativa dos resultados dos treinamentos;
  • Pode-se utilizar dessa ferramenta para conversar com os colaboradores e mostrar os pontos onde devem melhorar. Essa é uma forma de engajar os funcionários, mesmo à distância.

Com qual frequência e por que analisar relatórios de treinamento? 

A frequência com que a análise de relatórios de treinamento deve ser feita não segue uma regra geral, pois cada empresa tem os processos e atividades de uma maneira.

Você deve analisar os relatórios a cada período de treinamentos, de modo que possa fazer paralelos entre turmas distintas, ou até mesmo conteúdos distintos.

Tornando este seu processo, se você oferece um treinamento por semestre, deverá analisar os resultados nesses períodos, de forma que as informações não fiquem defasadas.

Realizando essa análise, é possível tirar diversos insights a partir dos relatórios. Alguns exemplos são:

  • Quem realizou o treinamento pela manhã teve melhores resultados que os que fizeram a tarde;
  • Os tipos de material mais acessados foram vídeos;
  • O custo per capita foi acima do esperado;
  • 80% da turma foi aprovada, dos quais 20% tiveram excelência;
  • 20% foram reprovados (é possível identificar quem foi, e então trabalhar para compreender os motivos pelos quais essas pessoas não tiveram um desempenho satisfatório, oferecendo suporte quando possível).

É importante ressaltar que os pontos apresentados anteriormente eram exemplos.

LMS - 5 dicas valiosas para implementar com sucesso

6 dicas: Quais pontos devo analisar nos resultados de treinamento

Como todo relatório, existirão muitas informações, portanto deve-se atentar às mais importantes, para tirar as conclusões da melhor forma possível. Os pontos mais relevantes são:

1 - Custo per capita

Esse dado deve ser apresentado claramente no relatório de treinamento, pois é como a empresa calcula o que gastou com cada um dos participantes. É o custo total dividido pelo número de colaboradores que participaram.

2 - Tempo médio

É possível identificar quais as mídias que mais têm adesão ao observar o tempo médio de visualização de cada uma. Além disso, pode-se notar quem está mais engajado com o treinamento.

3 - Feedback

Pedir o feedback dos participantes é de extrema importância para a evolução do treinamento para os próximos ciclos.

4 - ROI

O retorno sobre o investimento indica o impacto de dado treinamento ou curso ( Por favor pode colocar o link para o conteudo que fizemos de como calcular o ROI de um treinamento )nos resultados que a empresa obteve no período, mostrando assim, a eficácia dele.

5 - Resultados

Observar os resultados dos funcionários pode trazer informações importantes sobre a dificuldade ou facilidade de um treinamento. Também pode ser identificada a falta de materiais ou de opções.

6 - Adesão

A taxa de adesão mostra quantos funcionários fizeram o treinamento dentre os que foram oferecidos. Essa estatística deve ser usada junto às outras para tirar maiores conclusões.

Neste artigo aprendemos sobre relatórios de treinamento empresarial, o que é, sua importância e até mesmo com qual frequência analisá-los.

Além disso, ainda trabalhamos nos principais pontos que devem ser observados nesses relatórios. Para mais informações e dicas corporativas, não perca tempo, acesse o Blog Take5, onde você encontrará dezenas de artigos como esse.

 


 

 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram