Como manter os colaboradores engajados nos treinamentos online?

6 minutos de leitura
manter os colaboradores engajados

 

Contar com um time de colaboradores engajados é essencial não só para a construção de um bom clima organizacional, mas também para o crescimento da empresa como um todo.

Falando especificamente sobre os treinamentos online, a grande dúvida dos gestores e especialistas em RH é: como despertar o interesse dos participantes? Ou, ainda, como mantê-los motivados mesmo estando do outro lado da tela de seus computadores ou smartphones?

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, além de compartilhar dicas valiosas que podem te ajudar no desafio de manter as equipes realmente engajadas. Boa leitura!

Por que é tão importante manter os colaboradores engajados?

Quando o seu time está realmente engajado com os projetos da empresa, significa que todos estão empenhados para atingirem os melhores resultados.

Só por esse motivo já é possível perceber o quanto o envolvimento das equipes é importante. Mas, para ressaltar ainda mais esse aspecto, vamos listar a seguir os principais benefícios de contar com uma equipe realmente disposta:

  • Aumento da produtividade;
  • Mais qualidade nas entregas;
  • Fortalecimento das relações interpessoais;
  • Melhoria do clima organizacional.

Quais são os principais desafios da aprendizagem corporativa?

E agora que você já sabe o quanto é importante manter as equipes motivadas, vamos colocar uma lente de aumento sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas na hora de colocar esse plano em prática. Confira a seguir!

Falta de familiaridade com as ferramentas online

Dependendo do perfil dos colaboradores, determinadas ferramentas tecnológicas ainda são bastante desconhecidas. Ou, ainda, pode ser que esses mesmos colaboradores ainda tenham em mente o pensamento fixo de que algumas tarefas só podem ser realizadas presencialmente.

Considerando este cenário, se a organização simplesmente implementar uma plataforma de treinamento online do dia para a noite, é certo que os índices de adesão ficarão abaixo do esperado e os participantes vão se mostrar bastante insatisfeitos com o processo.

Por isso, antes de investir em recursos virtuais avançados, avalie qual é a relação dos profissionais com as diferentes tecnologias e forneça o suporte necessário para que todos possam ter acesso às atividades.

Problemas de comunicação interna

Diferentemente do que apontamos acima, às vezes os profissionais estão em dia com os conhecimentos tecnológicos e têm os dispositivos necessários à sua disposição, mas alguns ruídos de comunicação acabam atrapalhando o processo.

Situações como essa podem acontecer por razões, como:

  • Os colaboradores não são devidamente informados sobre como vai acontecer a dinâmica do treinamento;
  • Não há um passo a passo adequado para o acesso às plataformas virtuais e a realização das atividades;
  • Falta de um suporte especializado para tirar as dúvidas dos participantes ao longo do processo.

Esses fatores podem prejudicar seriamente o andamento do treinamento online, atrapalhando a qualidade da jornada de aprendizado e, consequentemente, o engajamento de todos.

Conteúdos com uma linguagem muito complexa e sem aplicação prática

A linguagem utilizada nos materiais de estudo, apresentações e palestras, muitas vezes não é adequada ao público, dificultando o entendimento da mensagem.

Além disso, os participantes precisam vislumbrar como colocar em prática os conceitos aprendidos. Caso contrário, não saberão como adotar os novos ensinamentos em seu dia a dia e voltarão a um ritmo de trabalho que já não atende mais às necessidades da empresa.

Por esses motivos, as metodologias precisam ser escolhidas com cuidado, e os conteúdos devem ser claros e objetivos para despertar o interesse dos colaboradores e conquistar o resultado esperado.

Ausência de reconhecimento

Imagine que você conseguiu fazer com que suas equipes participassem do treinamento e realizassem todas as atividades com louvor. Seria incrível, mas ainda não é o bastante para manter a todos motivados para sempre.

Os líderes também devem reconhecer o comprometimento de seus colaboradores para que eles se sintam valorizados e dispostos a continuar contribuindo com o crescimento da empresa.

Como engajar seus colaboradores

Como aumentar o envolvimento dos profissionais nos treinamentos realizados a distância?

Para driblar os desafios que listamos acima, existem algumas medidas que podem ser adotadas, independentemente do porte ou segmento de atuação da sua empresa. Neste tópico, vamos listar algumas delas!

Estabeleça metas possíveis

Reflita por um instante: será que vale a pena fazer um trabalho árduo se a meta estabelecida tem patamares inatingíveis e incompatíveis com a infraestrutura da empresa e os conhecimentos atuais das equipes?

Pois bem, para que os profissionais se engajem em um projeto, é importante que eles sintam que estão realmente progredindo e que o seu esforço está trazendo resultados positivos.

Partindo desse princípio, o ideal então é traçar metas que sejam possíveis e, aos poucos, de acordo com o desenvolvimento de novas competências, ir aumentando os níveis de exigência. Dessa forma, todos têm a possibilidade de caminhar juntos, de forma integrada e motivadora.

Aproveite a diversidade de formatos de conteúdo

Boa parte do sucesso de um treinamento online depende do empenho dos participantes. Por eles precisam de estímulos que os incentivem a acessar os conteúdos e exercícios propostos.

Uma boa solução é contar com as diversas possibilidades que as ferramentas tecnológicas oferecem, como videoaulas, podcasts, gamificação, fóruns e chats, apresentações interativas e muitas outras opções.

Basta adequar o formato escolhido ao tema do treinamento e apostar em um conteúdo de qualidade para garantir o sucesso da iniciativa!

Assegure que os colaboradores consigam participar ativamente das atividades

De nada adianta investir em uma plataforma excelente, elaborar conteúdos aprofundados e motivar a participação de todos os colaboradores se eles não conseguirem ter acesso ao treinamento, certo?

Mas essa questão pode ser solucionada de duas formas diferentes:

  • A empresa pode oferecer os equipamentos ou dispositivos necessários para que os colaboradores realizem o treinamento de forma ativa e integral;
  • A companhia pode disponibilizar espaços adequados e equipados com a tecnologia necessária para que os profissionais possam fazer sua capacitação com qualidade e segurança.

Ofereça incentivos

Ter o trabalho reconhecido não tem preço. Mas um sistema de recompensas pode estimular bastante o engajamento dos profissionais!

Aqui não falamos apenas de aumento salarial ou um bônus no final do mês, mas também de ganhos não financeiros, como oportunidades de crescimento na empresa e cursos de especialização.

Esses incentivos, inclusive, podem ser incluídos no treinamento como resultado do acúmulo de pontos conquistados nos desafios de gamificação, aumentando ainda mais o envolvimento nos processos de capacitação.

Construa um sistema de feedbacks com qualidade e frequência

Por fim, mas não menos importante, os feedbacks são essenciais para que os colaboradores tenham um retorno sobre o seu desempenho, identificando suas habilidades e tendo uma visão mais clara dos pontos que precisam ser melhorados.

Dessa forma, os gestores podem construir uma relação de proximidade e confiança com as equipes, criando um ambiente corporativo mais saudável, um fluxo de comunicação eficiente e estimulando os profissionais a darem sempre o seu melhor.

Aqui, a dica é promover tanto feedbacks individuais quanto em grupo, transmitir a mensagem de forma positiva e com objetividade, além de deixar um espaço aberto para que os funcionários também possam trazer o seu ponto de vista.

É interessante destacar, ainda, que o engajamento deve englobar não apenas o envolvimento dos profissionais com seus próprios trabalhos, mas também as conquistas da equipe e o crescimento da empresa, como um organismo único e integrado.

Dessa forma, todos saem ganhando: os colaboradores podem evoluir em sua carreira e a organização pode conquistar um lugar de destaque cada vez mais relevante em seu mercado de atuação.

E na hora de investir em treinamentos eficientes, que vão manter seus colaboradores engajados e prontos para vestir a camisa da empresa, você pode contar com o suporte especializado da Take5.

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para educação corporativa!


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram