O que é gestão por competências e como colocá-la em prática?

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gestão por competências

 

A gestão por competências é uma prática que está se tornando cada vez mais presente nas rotinas dos departamentos de recursos humanos. No entanto, muitos profissionais especializados nessa área ainda têm dúvidas sobre como implementar essa estratégia em suas empresas.

E se você faz parte desse grupo que ainda não conhece o potencial desse recurso de RH, não precisa se preocupar, ok?

Pensando em te ajudar, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre o assunto, ressaltando a importância de valorizar o capital humano, além de compartilhar algumas dicas valiosas que vão transformar a gestão por competências em uma realidade em sua organização.

Se interessou pelo tema e quer ficar bem-informado? Então continue a leitura e vamos lá!

O que é a gestão por competências?

Para entender o conceito de forma mais aprofundada, precisamos compreender, primeiramente, o que são as competências.

Do ponto de vista organizacional, podemos dizer em poucas palavras que essas qualidades são na verdade uma combinação de três outros fatores, que também são conhecidos pela sigla CHA:

  • Conhecimentos: conjunto de saberes adquiridos por meio da educação formal (como graduação e cursos profissionalizantes) e não formal (experiências adquiridas na rotina);
  • Habilidades: capacidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da vida;
  • Atitudes: emoções, valores e posturas particulares de cada indivíduo.

A gestão por competências consiste, justamente, em identificar, analisar e gerenciar as aptidões e saberes de cada colaborador. A partir da avaliação desses dados, o RH tem a possibilidade de traçar um perfil detalhado dos profissionais, mapeando seus pontos fortes e os aspectos que podem ser melhorados.

O objetivo não é apenas conhecer melhor o corpo de funcionários, mas também promover estratégias de T&D que ampliem seus conhecimentos teóricos e práticos, além de possibilitar o desenvolvimento de ações que possam aprimorar os processos internos.

Na prática, um bom gerenciamento de competências otimiza a performance das equipes e traz diversos benefícios, como:

  • Aumento da produtividade, com entregas realizadas em menos tempo e com qualidade superior;
  • Superação das metas estabelecidas pela empresa;
  • Diminuição nos índices de falhas e retrabalhos;
  • Clima organizacional positivo, com boas relações interpessoais e equipes mais integradas;
  • Bons índices de satisfação no trabalho e redução do turnover;
  • Times que se sentem mais motivados e valorizados.

E agora que já exploramos o conceito de gestão por competências e até apresentamos algumas das vantagens que essa prática pode trazer para a sua empresa, vamos entender como ela funciona.

Como esse conceito funciona nas organizações?

Cada empresa tem a sua própria cultura organizacional e, portanto, deve buscar os talentos que tenham as competências mais alinhadas ao seu perfil.

Partindo desse princípio, o departamento de RH pode utilizar as ferramentas de gestão de competências para tanto para o recrutamento de novos profissionais quanto para a elaboração de treinamentos que ajudem os colaboradores atuais a aprimorar suas habilidades.

Todo esse processo pode ter como foco melhorar a performance individual de determinados funcionários, identificar o que é necessário para prepará-los para assumir novos cargos, selecionar novos candidatos de forma mais assertiva ou melhorar o desempenho da equipe como um todo.

Tudo vai depender das necessidades mais latentes da empresa e também dos objetivos que ela pretende conquistar. Por isso, o especialista em recursos humanos deve ter um olhar apurado para compreender cada demanda e avaliar as estratégias mais adequadas a cada caso.

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Quais são os principais desafios da gestão por competências?

Para implementar com sucesso um projeto de gestão de competências, o RH precisa driblar alguns desafios que podem fazer toda a diferença no resultado da iniciativa.

Selecionamos aqui alguns dos obstáculos mais comuns que esse departamento precisa enfrentar:

  • Gestores que ainda não enxergam a estratégia como algo essencial para o crescimento da organização;
  • Falta de engajamento nas iniciativas para identificação das competências junto aos líderes e times;
  • Políticas de treinamento e desenvolvimento defasadas ou não adequadas ao perfil da companhia;
  • Ausência de uma revisão dos tópicos que compõem a missão, a visão e os valores e que possibilite mudanças na cultura organizacional.

Quais são os primeiros passos para implantar essa estratégia na sua empresa?

Para fechar este conteúdo com chave de ouro, vamos apresentar agora um passo a passo que vai ajudar a sua empresa a colocar em prática um plano de gestão por competências, com sucesso e de forma simples e objetiva. Confira a seguir!

Primeiro passo: realize um diagnóstico atualizado da empresa

Comece identificando quais são as competências necessárias para o crescimento da organização e avalie as demandas mais específicas de cada departamento para definir prioridades.

Na sequência, alinhe as informações obtidas a um mapeamento detalhado que indique as habilidades que os funcionários já possuem e aquelas que precisam ser melhor desenvolvidas e exigem uma atenção especial dos recursos humanos.

Segundo passo: elabore um planejamento completo para as ações necessárias

Com todos os dados do diagnóstico em mãos, é hora de traçar estratégias para solucionar os problemas identificados. Aqui, é interessante segmentar o trabalho e pensar em algumas questões relevantes, como:

  • É necessário abrir um processo seletivo para encontrar novos talentos com as competências que a empresa mais necessita neste momento?
  • É interessante investir em treinamentos que ajudem a aprimorar as habilidades e conhecimentos das equipes atuais?

Uma vez respondidas essas perguntas, é possível elaborar um planejamento mais robusto que contenha as ações mais indicadas a cada caso, as ferramentas necessárias para colocar os planos em prática, uma projeção dos custos e um cronograma bem estruturado para a realização de cada atividade.

Terceiro passo: invista na implementação da estratégia

Seja qual for a estratégia definida no planejamento — recrutamento e seleção ou treinamento e capacitação —, as táticas utilizadas fazem toda a diferença.

O segredo é saber alinhar conteúdos teóricos e atividades práticas para que os participantes dos processos conheçam as competências buscadas e tenham a oportunidade de mostrá-las por meio das dinâmicas.

Para a contratação de novos profissionais, por exemplo, é importante fazer uma apresentação global da empresa (da infraestrutura à cultura organizacional) e aplicar atividades que possam identificar visões e posturas e explorar habilidades que sejam relevantes para a companhia.

Já para os treinamentos internos, recorrer a atividades que ressaltem competências e estimulem a integração das equipes é extremamente importante para estimular a sensação de pertencimento e a motivação. Cursos de aprimoramento e gamificação são excelentes estratégias nesse aspecto.

Quarto passo: realize a mensuração e um bom acompanhamento dos resultados

Uma pesquisa de avaliação é sempre uma boa forma de entender a opinião dos participantes e identificar pontos de melhoria que ajudem a alinhar novos rumos tanto para os recrutamentos quanto para os treinamentos.

Porém, tendo em vista que as demandas do mercado são bastante dinâmicas e exigem que as empresas e seus times evoluam de forma rápida e consistente, é importante que o acompanhamento da gestão de competências seja frequente, assim como a coleta de feedbacks.

Ao apostar em melhorias no campo de recursos humanos, é essencial que as empresas tenham a consciência de que o investimento em seu capital humano é indispensável!

Afinal, toda companhia é composta primordialmente de pessoas, e seu trabalho e comprometimento são as ferramentas essenciais para que o crescimento dos negócios possa acontecer de forma consistente e com altos índices de qualidade.

Se você gostou de saber o que é a gestão por competências e qual é a sua importância para melhorar a performance dos colaboradores e o dia a dia da organização, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog da Take5 que vão ajudar a fortalecer ainda mais as suas equipes. Acesse e aproveite a leitura!


 

 

 

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