Vídeos no E-learning: 7 mudanças que vão fazer a diferença!

6 minutos de leitura
Vídeos no E-learning

 

Para muitas empresas, o uso de vídeos no e-learning já é uma realidade e traz muitos benefícios para os projetos de educação corporativa, trazendo uma série de possibilidades que ajudam a enriquecer ainda mais a formação dos colaboradores.

Neste conteúdo, vamos apresentar todo o potencial dos conteúdos em vídeo, as vantagens que eles podem trazer à sua estratégia de EAD, além de finalizar com 7 dicas incríveis.

Continue a leitura e saiba mais!

Conheça o potencial dos vídeos no e-learning

Seja nos momentos de estudo, seja nas horas de lazer, os vídeos são os queridinhos das novas gerações — principalmente aqueles que já cresceram em contato com o YouTube e as redes sociais. E não é para menos, uma vez que esse formato de mídia é muito mais dinâmico e pode transmitir as informações de forma simplificada e objetiva.

Além disso, conforme a tecnologia avança, os recursos também evoluem, tornando-se mais interativos e fazendo com que os conteúdos audiovisuais sejam cada vez mais atrativos para diferentes perfis de público.

O segredo é conhecer o perfil das suas equipes para escolher as melhores ferramentas e adotar a linguagem mais adequada a cada caso para que a sua mensagem seja transmitida com sucesso.

Confira bons motivos para usar vídeos nos treinamentos corporativos!

A modalidade EAD já vinha sendo utilizada nos processos de capacitação de diversas empresas. Mas, principalmente após o início da pandemia do Covid-19 em 2020, ela se tornou, para muitos, o principal formato de transmissão e aprendizagem de novos conteúdos.

Nesse cenário, os vídeos ganharam um destaque ainda maior por assegurar uma interação em tempo real durante as reuniões e conferências, e pelos diversos benefícios que vamos listar neste tópico.

1 - Flexibilidade para acessar os conteúdos

Como são disponibilizados em uma plataforma única e específica, os vídeos podem ser acessados totalmente online. Dessa forma, os usuários podem assisti-los de acordo com a sua disponibilidade de horários, de onde estiverem, e em qualquer dispositivo conectado à internet.

Essa flexibilidade é interessante também para as empresas que contam com filiais, eliminando gastos com o deslocamento dos participantes, aluguel de espaços e equipamentos, além da preocupação com fusos-horários, já que cada pessoa pode acessar o material no momento que for mais conveniente.

2 - Melhores índices de retenção e aprendizagem

A possibilidade de mesclar recursos diversos, como textos, áudios e imagens deixa os vídeos mais dinâmicos e facilita o entendimento de certos conteúdos que, se transmitidos apenas de forma teórica, seriam muito mais complexos.

Além disso, os usuários podem assistir aos conteúdos mais de uma vez e rever determinados trechos, o que ajuda a tirar dúvidas e reforçar os novos aprendizados.

3 - Maior engajamento dos participantes

Durante as videoaulas ao vivo, palestras e webinars, os usuários podem tirar dúvidas e fazer comentários em tempo real. Essa facilidade traz mais dinamismo e interatividade ao processo, contribuindo para o engajamento dos participantes.

Ao acessar os vídeos já gravados e disponibilizados na plataforma virtual, os colaboradores ainda podem trocar informações relevantes e fazer questionamentos por meio dos chats e fóruns.

4 - Personalização e padronização dos materiais educacionais

Os vídeos também têm o excelente diferencial de poderem ser adaptados de acordo com as necessidades mais específicas de cada empresa. Essa viabilidade, unida à criatividade e à diversidade de formatos, resulta em um material rico, personalizado e que fala diretamente com as equipes.

E com um único vídeo, disponibilizado em uma única plataforma, é possível garantir que todos terão acesso a um mesmo conteúdo, assegurando a padronização da mensagem e evitando possíveis falhas na comunicação.

5 - Análise de resultados mais eficaz

A plataforma de EAD facilita a avaliação dos resultados do treinamento online ao disponibilizar ferramentas que ajudam a mensurar questões relevantes como o índice de acesso aos vídeos e de interações dentro do ambiente virtual.

Com esses números em mãos, é possível fazer análises aprofundadas, gerar relatórios mais completos e identificar, com mais eficiência, os pontos positivos e a necessidade de melhorias dos processos de capacitação.

 Vídeos no E-learning

Fique de olho nessas 7 mudanças que vão fazer a diferença para seus vídeos

Para melhorar ainda mais a sua estratégia de educação corporativa, vamos listar 7 mudanças que vão otimizar ainda mais os seus materiais audiovisuais!

1 - Desenvolva conteúdos segmentados

Se cada departamento da empresa tem responsabilidades diferenciadas, atividades e metas próprias, um mesmo vídeo não vai conseguir atender a todos os colaboradores, certo?

Por isso, uma boa alternativa é pensar em conteúdos diferenciados e com uma linguagem que converse diretamente com o perfil do público que você deseja atingir.

2 - Aposte nos recursos gráficos

Conforme apontamos anteriormente, os vídeos podem contar com diferentes recursos e soluções audiovisuais para chamar a atenção do seu público e gerar uma interação mais genuína.

Dependendo do material, você pode utilizar ferramentas diversas, como:

  • Imagens estáticas, ilustrações ou animações;
  • Gráficos e infográficos;
  • Locuções e trilha sonora.

3 - Invista nas técnicas de storytelling

Desde os primórdios da humanidade, a arte de contar histórias sempre foi utilizada como forma de transmitir conhecimentos importantes de geração para geração. E, quando aplicada ao processo de ensino-aprendizagem tem grandes chances de envolver o público, facilitando a compreensão e memorização de conteúdos mais complexos.

O segredo é construir uma narrativa que seja interessante, desenvolver um personagem com o qual seus colaboradores possam se identificar e construir um roteiro que seja coerente com a realidade das equipes e apresente soluções viáveis para seus questionamentos.

4 - Dê uma atenção especial à duração dos vídeos

Vídeos muito curtos correm o risco de não aprofundar o conteúdo da forma necessária. Por outro lado, vídeos muito longos podem se tornar maçantes, fazendo com que o público perca o interesse rapidamente.

Para evitar esse dilema, a dica é avaliar a complexidade do assunto e pensar em maneiras criativas de apresentá-lo. Um bom exemplo neste caso são as ferramentas de microlearning, que permitem que o tema central seja apresentado em partes, como pílulas de conhecimento de consumo rápido e muito eficaz!

5 - Elabore um check-list completo

Como você pode se certificar de que o seu vídeo corresponde a todas as necessidades da sua estratégia? A resposta é simples: por meio de um check-list!

Faça uma relação completa dos itens que não podem faltar no seu material audiovisual, como narrações, trilha sonora, animações, gráficos etc., acompanhe todas as etapas — do planejamento do conteúdo à pós-produção — e realize os testes necessários para garantir que o seu usuário terá a melhor experiência.

6 - Torne o seu material acessível

Garantir que todos os seus colaboradores possam compreender plenamente o conteúdo do seu treinamento é essencial.

Por isso, não se esqueça de verificar se tanto a plataforma virtual quanto os vídeos atendem aos requisitos necessários de acessibilidade, contando com as opções de acesso para deficientes visuais e auditivos.

7 - Faça atualizações frequentes

Tanto a tecnologia quanto as demandas do mercado evoluem de forma cada vez mais rápida, e as empresas devem estar prontas para acompanhar essas mudanças.

Revise seus conteúdos frequentemente para que não fiquem defasados e faça as atualizações necessárias para que suas equipes se mantenham sempre bem-informadas.

Agora que já falamos bastante sobre vídeos no e-learning, que tal colocar a teoria em prática? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para aprimorar a performance de seus times!


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram