4 formas eficientes de usar vídeos em treinamentos corporativos!

6 minutos de leitura
Array
vídeos em treinamentos corporativos

 

Treinamentos corporativos são uma ferramenta essencial para manter o colaborador sempre atualizado e alinhado com as diretrizes da empresa, seus produtos, serviços e lançamentos. É através dos treinamentos que os funcionários terão acesso a conteúdos inovadores e se manterão atualizados, sendo capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos de forma clara e concisa.

Mas, como tornar os momentos de capacitação em algo prazeroso, prendendo a atenção do profissional, sem que o conteúdo se torne maçante e cansativo? A resposta para essa pergunta é: através de formatos que despertem a curiosidade, instiguem e prendam a atenção de quem assiste, e a principal forma de fazer isso é usar vídeos nos treinamentos.

O poder do conteúdo em vídeo

Grandes textos podem não ser o melhor formato para conteúdos que requerem atenção e concentração. Isso porque pedem explicações e demonstrações que muitas vezes são difíceis de ser apresentadas através de palavras ou até mesmo de imagens. Assim, temos o crescimento exponencial de conteúdos em formato de vídeo. 

Nunca se falou tanto em streaming e lives como agora, nos tempos de pandemia, onde os estudos e treinamentos antes presenciais, também tiveram que se adaptar ao on-line. Com a vantagem de serem on demand e contarem com diversas ferramentas – inclusive gratuitas – os vídeos ganham destaque quando falamos sobre a produção de conteúdo.

Informações recentes do estudo Inside Video, realizado pela Kantar IBOPE Media, apontam que nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em formato vídeo como em 2020, ano em que a pandemia forçou diversas áreas a adaptarem suas atividades ao mundo virtual.

99% dos usuários de internet disseram que assistem a vídeos em diferentes tipos de telas e dispositivos. Em relação à média global, o Brasil se destaca no consumo de vídeos, estando 15% acima da média global quando se fala em conteúdo gratuito.

Outro estudo que traz dados relevantes sobre o consumo de vídeos é o Video Viewers, encomendado pelo Google, e que indica que o crescimento do consumo de vídeos on-line aumentou mais de 160% nos últimos 5 anos.

Veja em nosso artigo o crescimento do uso de vídeos no ambiente corporativo: POR QUE OS VÍDEOS EXIGEM CADA VEZ MAIS PROFISSIONALISMO? CONFIRA 5 BONS MOTIVOS!

Por que usar vídeos em treinamentos corporativos?

Quando o assunto é a área corporativa, não se pode ignorar dados tão relevantes em relação à performance e comportamento do público brasileiro sobre os vídeos, como mostramos no tópico anterior. É preciso usar essas informações a favor do desenvolvimento de novos conteúdos de capacitação profissional. 

Certos de que conteúdo em formato em vídeo possui maior capacidade de retenção da atenção de quem assiste, vamos listar agora 3 benefícios principais para as empresas que optam em desenvolver conteúdos nesse formato em seus treinamentos corporativos:

1. Custo

Há alguns anos, poderíamos dizer que a produção de vídeos era algo que somente empresas de médio a grande porte conseguiam fazer com qualidade e excelência. Com o avanço da era digital acelerado devido às necessidades do cenário pandêmico, bem como a democratização dos processos e ferramentas de produção, hoje é possível fazer vídeos de boa qualidade e de forma acessível. 

Nesse cenário também surgiram empresas e produtoras especializadas que atendem com rapidez e eficiência essa demanda. Conteúdos em vídeos que podem ser assistidos a qualquer hora e local eliminam os custos físicos de espaço e palestrantes. Sem contar o tempo gasto de deslocamento de equipe que um evento presencial acarreta.

2. Conteúdo dinâmico

Diferente de outros formatos, o vídeo é audiovisual, ou seja, o espectador ouve e vê ao mesmo tempo o conteúdo, facilitando o entendimento do que está sendo passado. Os vários elementos possíveis como imagem, narração, letreiros, infográficos e até mesmo a trilha sonora são instrumentos que, bem trabalhados, constroem conjuntamente a mensagem de forma mais eficiente. O conteúdo se torna mais dinâmico e com maior capacidade de compreensão, uma vez que tudo está sendo demonstrado e falado, deixando a informação mais consistente.

3. Retenção

Conteúdos em movimento despertam a curiosidade e prendem muito mais a atenção do público, pois “envolve” ou ouvidos e olhos do espectador. Diversos métodos de retenção utilizados presencialmente podem inclusive ser adaptados para o uso em vídeos, como nos vídeos interativos, por exemplo, nos quais o espectador responde a uma pergunta e dependendo da sua resposta o vídeo segue por caminhos distintos. Conteúdos extensos tendem a fazer com que o público perca o foco, e nos vídeos isso pode ser otimizado através do uso de imagens e legendas simultâneas, deixando o conteúdo menos maçante e cansativo.

Quer saber mais sobre o uso de vídeos no e-learning corporativo? Acesse nosso artigo completo: VÍDEOS NO E-LEARNING: 7 MUDANÇAS QUE VÃO FAZER A DIFERENÇA!

4 maneiras de usar vídeos de forma eficiente em treinamentos corporativos

Que os vídeos possuem maior capacidade de retenção e atração do olhar do espectador, já entendemos até aqui. Mas é preciso lembrar que não são todos os vídeos que darão resultado. É preciso que eles sejam desenvolvidos e usados de forma eficiente. Veja algumas dicas de como extrair o potencial dos vídeos, transformando-os em resultados de uma equipe altamente capacitada.

1. Reforce a comunicação institucional

Faça do uso dos vídeos algo constante em sua empresa. Não espere um lançamento de produto ou serviço para utilizar os recursos. Reforce a comunicação institucional para novos e antigos colaboradores, transmitindo a visão e valores da empresa. Se a companhia possui unidades distantes, faça vídeos apresentando os demais espaços para que as pessoas conheçam a amplitude e funcionamento de outros setores, “aproximando-os” dos demais ambientes e locais.

2. Produza conteúdos de qualidade

Não é porque os vídeos em geral possuem boa performance que você deve utilizá-los de qualquer maneira. Embora existam recursos acessíveis, é preciso manter um padrão e oferecer um conteúdo de qualidade e bem produzido para que as informações sejam passadas com clareza e sem ruídos típicos de uma produção com poucos cuidados. Vídeos requerem planejamento prévio como roteiro, cenografia, iluminação e som adequados e um apresentador bem preparado. Ter um ambiente bem iluminado e acústica adequada fazem toda a diferença no resultado final. 

Treinamento - Veja como criar vídeos para agregar novas competências

3. Conheça o público e a abrangência

Antes de produzir um conteúdo, é essencial pensar como, onde e para quem ele será exibido. Ao mesmo tempo que o vídeo ultrapassa a barreira física e possui alcance além das fronteiras, é preciso pensar se todos os colaboradores terão a mesma visão e entendimento do que está sendo transmitido.  Também muito importante saber como e onde esse vídeo será assistido. Às vezes vale adaptar trechos e fragmentos para otimizar o conteúdo e garantir que a mensagem chegue por igual, ainda que para diferentes públicos e regiões.

4. Meça os resultados

Os vídeos por si só não garantem resultados de aprendizado, embora eles tenham alto poder de compreensão e retenção da atenção. Os treinamentos em vídeos possibilitam que, assim como em cursos on-line, seja medida em detalhes a audiência e aplicada uma prova após sua conclusão, gerando para a empresa um panorama dos resultados e possibilitando acompanhamento da evolução do colaborador nas capacitações oferecidas. 

Confira outras dicas de como utilizar vídeos em treinamentos corporativos!  

Conclusão

Com a leitura desse artigo e os dados apresentados, podemos concluir que os conteúdos em vídeo vieram para ficar, e usá-los no ambiente corporativo traz diversas vantagens. Mas como ponto de atenção é preciso que como qualquer projeto, haja planejamento e objetivos claros, além de bom conteúdo, roteiro e produção.

Para te ajudar a entender também outros temas corporativos como plataformas de aprendizagem, gestão por competências, educação corporativa e tendências, convidamos você a visitar nosso blog e ficar por dentro de tudo!

A Take5 traz uma solução completa para produção de vídeos para sua empresa. Saiba mais! 


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram