Vantagens e benefícios do LMS para empresas e profissionais

6 minutos de leitura
Array
benefícios do LMS

 

Muito se fala em e-learning, EAD e plataformas de ensino à distância. E, como sabemos, a pandemia acelerou o processo de inovação digital de muitas áreas, inclusive de empresas que antes não pensavam em trabalho remoto e nem em treinamentos on-line.

Adaptar-se às pressas a sistemas antes não explorados pode ser um desafio que requer atenção na hora da contratação dos melhores serviços para as demandas corporativas. 

Uma das principais tarefas, além da implantação home office, é a implementação de sistemas de aprendizagem virtual, seja para treinamento de novos colaboradores que precisam conhecer a cultura da empresa, seus serviços e produtos, como para antigos profissionais que precisam se manter atualizados através dos treinamentos. 

Mas como garantir que o resultado desse esforço seja efetivo e capaz de refletir em bons resultados? Como realizar o acompanhamento e evolução dos treinamentos?

Hoje podemos dizer que a resposta está no LMS (Learning Management System) em tradução livre: Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, que é o que vamos conhecer e entender mais a fundo nessa leitura.

LMS: o que é?

LMS como mencionamos, se trata de sistemas de aprendizagem à distância, que podemos chamar também de plataforma EAD, e que são capazes de oferecer diversas funcionalidades para as empresas que precisam levar treinamentos de forma virtual aos seus  colaboradores. 

Esses sistemas trazem diversas funcionalidades para o ambiente corporativo, permitindo que o participante não somente assista aos treinamentos, mas também realize provas e receba  certificados.

Dentre diversas características e funcionalidades desses sistemas, podemos destacar três:

1 - On demand

Isso significa que a pessoa consegue assistir aos conteúdos de onde estiver e quando quiser (seguindo, é claro as orientações e prazos da empresa), facilitando o aprendizado, pois a disponibilidade se torna muito mais ampla.

2 - Customização do conteúdo

Os materiais dispostos nas plataformas passam por aprovações internas e podem abranger diversos formatos, como textos e vídeos. A empresa pode desenvolver seus conteúdos com especialistas, inclusive internos, e disponibilizá-los na plataforma. 

O ideal é que se explorem temas diversos, tanto relacionados à cultura organizacional, reforçando os pilares da companhia, como treinamentos técnicos que visam capacitar a equipe em relação a determinado produto ou serviço.

3 - Gestão do aprendizado 

Sendo rastreável, os sistemas de aprendizagem permitem que seja realizado um processo de gestão, cujos resultados podem ajudar em diversas tomadas de decisões. O acompanhamento e gestão das plataformas EADs, que são geralmente feitos por equipes administrativas ou recursos humanos e os resultados podem ser utilizados para o desenvolvimento de planos de ação.

Vantagens da implantação de sistemas de aprendizagem nas empresas

Estar inserido em um modelo digital, sobretudo nos dias de hoje em que se torna inviável eventos e treinamentos presenciais, diante do cenário pandêmico que estamos enfrentando, faz com que os treinamentos à distância sejam essenciais para a empresa que precisa e deseja manter seus colaboradores atualizados. 

Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

Redução de custos

Se compararmos à estrutura do virtual com os treinamentos presenciais, fica fácil perceber as vantagens do ensino à distância. No formato presencial o treinamento alcança somente os participantes que cabem numa  determinada sala ou auditório, por exemplo.

O material precisa ser impresso e o ambiente precisa dispor de mesas, cadeiras, computadores, projetores e outros acessórios para um bom funcionamento. Sem contar o custo com o palestrante a cada novo treinamento. 

Para finalizar a conta, podemos pensar também nos custos de locomoção dos participantes e no tempo gasto. Somente nesse primeiro tópico já fica fácil perceber o quão vantajoso se torna o treinamento virtual.

Flexibilidade

Como mencionamos anteriormente, o colaborador que necessita fazer um treinamento, consegue realizá-lo em dia e local mais confortável para ele, vantagens que o sistema presencial é incapaz de oferecer.

Controle das atividades

Com um sistema integrado capaz de gerir a participação dos profissionais nos treinamentos corporativos, a tarefa de acompanhar e controlar os acessos se torna muito mais rápida e eficiente. Os sistemas LMS são capazes de gerar relatórios de acompanhamento e aproveitamento de forma muito simples, que facilita a rotina do RH, gestor e equipe que monitora essa atividade dentro da companhia. 

Através dos relatórios será possível também identificar talentos, transformando-os em multiplicadores de conhecimento internos e até palestrantes dos próximos treinamentos.

Capacitação unificada de equipe

Outra vantagem desses sistemas é que, dessa forma, fica garantido que toda a equipe tenha recebido o mesmo conteúdo, treinamento e capacitação. Os funcionários se tornam mais qualificados e aptos a desenvolver tarefas com as mesmas instruções.

É possível também usar a ferramenta como base para determinação de metas. As capacitações ainda podem gerar provas e certificados de conclusão, fazendo com que o colaborador tenha uma evolução de aprendizado.

Identificação e retenção de talentos

As ferramentas de aprendizado funcionam como instrumentos para balizar e avaliar as capacidades e desempenhos individuais de cada colaborador. Através dos resultados, testes e relatórios disponibilizados pelo LMS é possível descobrir talentos e pessoas com facilidades para determinada tarefa e transformá-las em multiplicadoras desse conhecimento. 

Além disso, é possível também alocá-las em outros projetos e cargos que necessitem de tal competência que o profissional já tenha se destacado na plataforma.

LMS - 5 dicas valiosas para implementar com sucesso

Como identificar o melhor sistema LMS para sua empresa?

A primeira pergunta que você pode estar se fazendo é: minha empresa precisa de um sistema de ensino EAD? Se você tem uma empresa, precisa treinar profissionais e mantê-los atualizados, a resposta é: sim! Então chegou a hora de identificar qual o melhor modelo para seu negócio, e aqui vão algumas dicas para você considerar na hora de escolher um sistema LMS para sua empresa:

Defina os objetivos: Calcule quantos treinamentos você irá disponibilizar na plataforma, quem será o público, qual será a demanda por esses conteúdos e quais serão suas aplicações práticas. A implementação de um sistema de aprendizagem deve ser tratada como um projeto.

Dimensione o projeto: A implementação de um sistema LMS requer envolvimento de diversas áreas, como a de processos, projetos, RH e TI, entre outros. Veja se a empresa possui estrutura suficiente ou se, com o fornecedor, é possível garantir que a implantação e funcionamento do sistema fluirão sem grandes complicações.

Converse com os colaboradores: Selecione alguns funcionários-chave e faça uma pesquisa interna sobre o tema, entendendo quais recursos esperam da ferramenta e peça sugestões aos profissionais que já tenham tido essa experiência anteriormente.

Avalie o fornecedor e os pacotes de serviços: Como toda contratação, verificar os cases do fornecedor é essencial. Como todo sistema, o LMS também requer atualizações e suporte. Dimensione o projeto e esteja certo que todo o auxílio necessário para o bom andamento da plataforma está contemplado no pacote de serviços do fornecedor.

Teste: Se coloque no lugar do usuário e experimente a ferramenta antes de contratar. Se necessário, peça a disponibilização para que alguns colaboradores de áreas diversas realizem teste e opinem sobre a facilidade de entendimento e navegação, garantindo assim que seja de fácil acesso e compreensão.

Conclusão

Sistemas EAD’s se tornaram uma excelente ferramenta de treinamento à distância, capazes de oferecer vantagens para a empresa e para os colaboradores. Com o projeto bem dimensionado e com a escolha de um sistema que se adeque a realidade da companhia, o resultado será uma equipe bem treinada e mais engajada.

Para garantir segurança e o máximo aproveitamento dos benefícios, faça como grandes empresas como AkzoNobel, Vivara, Samsung e Philips e conte com o Take 5 LMS, que garante agilidade e facilidade para a empresa e para o usuário. Conheça mais sobre nossa ferramenta!


 

 

 

 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram