Como engajar seus colaboradores: vença esse desafio!

6 minutos de leitura
Array
engajar seus colaboradores

 

Uma pessoa engajada, animada e motivada é sempre capaz de trazer os melhores resultados no que se dispuser a fazer, seja abraçando uma causa voluntária, seja exercendo hobbies. E no ambiente de trabalho não é diferente. 

Um funcionário entusiasmado com o que faz, motivado pelo ambiente e bem-disposto, tende a executar tarefas com maior ânimo e, consequentemente, se empenhando mais em projetos e atividades nos quais estiver envolvido. Estar engajado é estar comprometido e conectado com o que faz, é estar ligado, muitas vezes, até de forma emocional com a realização daquele projeto ou atividade.

Mas um estudo realizado pela Michael Page - um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado - com mais de 400 pessoas ligadas à área de recursos humanos trouxe como resultado a informação de que o engajamento de funcionários é um desafio para 30% dos profissionais de RH e 41% para CEOs.

Diante desse cenário, vamos entender e descobrir como manter colaboradores engajados em sua empresa e atividades. Continue conosco e descubra!

Como engajar seus colaboradores?

Para entender o que engaja as pessoas dentro de uma companhia, primeiramente devemos conhecer quem são seus colaboradores. Pessoas com idades e culturas distintas possuem fontes de motivações diferentes. É preciso saber qual o perfil dos profissionais, ou melhor, quais os perfis.

Colaboradores mais experientes tendem a valorizar estabilidade profissional, cargos e salários mais elevados, benefícios, qualidade de vida, distância do local de trabalho e tempo de locomoção. Esses são profissionais em sua maioria já provedores de suas famílias, e que prezam por manter níveis e padrões já alcançados ao longo de sua trajetória. 

Já uma pesquisa realizada pela empresa Gartner mostrou que os mais jovens, como a geração Z, que compreende nascidos entre os anos 1990 e 2000, estão em busca de inovações e mudanças. 23% dos entrevistados mencionaram oportunidades de desenvolvimento como um ponto decisivo na hora de escolher uma vaga no mercado de trabalho. É uma geração que prefere oportunidades e desafios a salários e cargos mais altos. 

Fatores culturais também devem ser considerados quando pensamos em engajar pessoas. Entender os anseios e aspirações dos funcionários ajudará o RH a mapear os colaboradores e traçar planos de ação.

Mas engana-se quem pensa que manter os colaboradores engajados é papel exclusivo da área de recursos humanos. É preciso que o ambiente seja propício e que as diretrizes da empresa estejam voltadas a práticas que visam auxiliar o RH a vencer o desafio do engajamento.

Falando em inovação, deixamos a sugestão de um artigo completo sobre o tema em: COMO ESTIMULAR A INOVAÇÃO DA SUA EQUIPE EM 5 PASSOS

Essa tarefa não é somente do RH

Cultura organizacional

A forma como uma empresa é gerida e suas diretrizes ultrapassam (e muito) o escopo do RH. A cultura da empresa está ligada aos conceitos de sua fundação, sua missão, visão e valores. É preciso que a empresa tenha em seus pilares a valorização do ser humano, enquanto indivíduo e enquanto profissional. É impossível fazer um colaborador se sentir bem em um ambiente não propício a boas práticas de respeito, convívio e valorização individual.

Conscientização dos líderes

Os gestores são peças-chave na hora de disseminar a cultura da empresa. Eles têm o papel de fazer com que todos os colaboradores de sua equipe se sintam parte dos processos, projetos e resultados. 

O apoio, incentivo e espírito de equipe precisa estar presente na liderança da companhia, pois essas pessoas são o primeiro ponto de contato com todos os demais níveis hierárquicos abaixo, nos quais estão pessoas que geralmente desenvolvem papéis operacionais extremamente importantes para o funcionamento e andamento da empresa. Os gestores precisam motivar e inspirar pessoas.

Recursos e apoio interno

Uma vez que se conhece o público interno, a cultura organizacional está voltada para o desenvolvimento de pessoas e os gestores estão engajados na missão de motivar sua equipe, é preciso que ela disponibilize apoio e recursos às iniciativas de engajamento dos colaboradores. Uma boa ferramenta são os sistemas de pesquisas e de avaliações, onde o colaborador pode expressar suas opiniões e também obter um panorama de sua carreira. 

Conhecendo os desafios do engajamento de colaboradores, agora vamos saber como vencê-los.

Como engajar seus colaboradores

Como superar o desafio de engajamento em sua empresa

Quando se fala em motivar pessoas, não podemos pensar em apenas uma ação única e pontual. É preciso não só “ter” uma equipe engajada, mas “mantê-la” engajada, e para isso é necessário um plano de ação, com medidas a curto, médio e longo prazo. 

Listamos aqui práticas que podem ser uma receita de sucesso em sua empresa se você tiver compreendido tudo que falamos até aqui sobre conhecer o público, a importância do papel da liderança e obter o diagnóstico de sua empresa em relação a motivação da equipe.

1 - Mantenha uma comunicação clara e transparente com os colaboradores

O primeiro ponto para que alguém se engaje em algo é se sentir parte daquilo. Somente com uma comunicação clara, reforçada por comportamentos e atitudes farão os funcionários se sentirem responsáveis e parte dos resultados. 

Compartilhe metas, objetivos e comunique de forma clara qual o papel concreto de cada um no processo. Nesse aspecto, o papel do gestor é fundamental, uma vez que na maioria das companhias, a comunicação individual e com a equipe é feita diretamente pelo gestor imediato. É preciso que ele repasse e compartilhe com clareza as informações.

2 - Desenvolva programas de treinamento

Capacitar pessoas através de estudos e treinamentos que visam melhores desempenhos e resultados é uma prática vantajosa tanto para o colaborador quanto para a empresa. Utilize esse espaço não apenas para conteúdo técnicos, mas também para reforçar os pilares e cultura da empresa. 

Conheça o LMS, uma ferramenta de gestão de aprendizagem com excelentes recursos para capacitação e treinamento profissional: CONHEÇA 6 SINAIS QUE INDICAM QUE A SUA EMPRESA PRECISA DE UM LMS!

3 - Recompense as pessoas

Crie programas de incentivos que visam recompensar as pessoas em todos os níveis conforme seu desempenho. Uma vez que queremos engajar e envolver o profissional nos projetos, ele deve fazer parte também dos resultados. 

Se o projeto em que ele participou obteve êxito e sucesso, por que não torná-lo parte disso através de uma recompensa? Nesse ponto, podemos mencionar como recompensa não somente resultados financeiros, mas também incentivos como crescimento de carreira, brindes, premiações, entre outros. Acredite, isso motivará os outros funcionários também.

Mas lembre-se, é preciso que a motivação seja duradoura. Ela não pode ser passageira, gerando altos e baixos ao longo da jornada profissional. Por isso, manter o colaborador motivado é essencial para bons resultados de forma constante. Confira a leitura de como manter sua equipe engajada

Ainda tem dúvida de como engajar seus colaboradores? Temos um artigo completo que pode te ajudar nesse desafio: VOCÊ SABE COMO ENGAJAR SEUS COLABORADORES?

Conclusão

Como vimos até aqui, manter os colaboradores engajados é fundamental para obter bons resultados. Se você ainda não sabe como fazer a gestão de engajamento ou não possui estrutura interna suficiente, nós da Take5 podemos te ajudar. 

Conheça nossa gestão de engajamento, que conta com um time de especialistas prontos para te auxiliar nessa jornada. Dispomos de contratos flexíveis, inclusive para empresas de pequeno porte, afinal, o que conta não é a quantidade de funcionários, mas sim o quanto eles estão de fato envolvidos no atingimento de metas e solução de problemas. 

A Take 5 realiza a gestão estratégica e operacional, criação de campanhas de incentivo, pesquisas e muito mais. Saiba mais agora mesmo!


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram