Como saber se sua empresa precisa melhorar o treinamento?

6 minutos de leitura
Array
melhorar o treinamento

 

A capacitação no ambiente empresarial sempre foi essencial para o desenvolvimento e o crescimento junto ao modelo de mercado. A grande concorrência fez com que fosse aprimorado e valorizado o capital humano que cada instituição possui. Esse capital, para que não se torne ultrapassado, necessariamente, deve ser treinado.

Já faz alguns anos que o treinamento e desenvolvimento da equipe de trabalho é aplicado nas organizações, mas hoje, com o mundo passando por uma pandemia, o formato on-line se instituiu como principal ferramenta para contornar a crise, manter as empresas em crescimento e os colaboradores motivados a seguir adiante.

O e-Learning é responsável, atualmente, por um grande número dos treinamentos oferecidos. Eles são de diversos tipos e podem ser adaptados à realidade de cada local. De softwares de treinamento com realidade virtual, passando por games, vídeos e infográficos. Isto é, são várias as maneiras de manter seu corpo de trabalho reciclado.

Mas como e quando sua empresa deve atualizar o programa de treinamento? Como identificar os objetivos que são precisos e os modelos que farão efeito? Isso e mais um pouco vamos descobrir no artigo abaixo. Vem com a gente compreender quando é a hora de renovar um treinamento.

Por que devo atualizar meu programa de treinamento?  

A atualização do programa de treinamento vai garantir que a empresa mantenha um alto patamar no mercado, que a cada dia que passa se torna mais competitivo. Este tipo de iniciativa vai proporcionar uma equipe de trabalho capacitada e motivada para enfrentar os desafios.

O treinamento é o que mantém o colaborador informado das novidades. Isso é um benefício tanto para ele, que se sente valorizado com o investimento pessoal, como também para a empresa, que aumenta os resultados a partir desta evolução.

Agora, com as mudanças na forma como vivemos, se tornou fundamental o aprendizado de novas competências e a adequação ao novo momento. A pandemia nos trouxe como prática uma interação diversificada nos formatos de aprendizado e desenvolvimento. Foi preciso ajustar estas novas formas ao trabalho e aos treinamentos a partir da instalação do home office.

A rotina do trabalho se tornou parte do lar. E, graças à evolução tecnológica, uma onda de mudanças alterou nossos modelos de aprendizado facilitando sua utilização e tornando a atualização dos programas de treinamento essencial para o crescimento da empresa.

5 Sinais de que sua empresa precisa melhorar o treinamento

Uma das perguntas mais importantes que o gestor sempre faz é: quais os sinais que podem alertar que a empresa necessita melhorar o treinamento? Sempre precisamos estar atentos e de olhos abertos para o que está ao nosso redor. Então não deixe de observar, planejar e executar.

Vamos ver alguns sinais para auxiliar nesta tarefa:

  • Motivação – Minha equipe está motivada? Muitas vezes, cursos teóricos e que não mantêm a atenção do colaborador, desmotivam. Quando notamos que mesmo após a capacitação os resultados são irrisórios e a equipe não se mostrou entusiasmada, significa que algo não vai bem.
  • Diminuição de vendas – Como estão as vendas? Este é um dos indicadores mais fáceis de reconhecer, pois ele depende somente de números. A equipe de vendas pode precisar de atualizações na forma de abordar o cliente, no entendimento do público-alvo ou até mesmo do próprio produto.
  • Baixa produtividade – Como estão os índices de produtividade da minha empresa? O treinamento em si pode não ter efeito algum se não for aplicado de forma correta, atual e atraente. Não adianta o conteúdo ser ministrado se ele for somente conceitual e não estabelecer a prática.
  • Alta rotatividade – Por que os funcionários não se estabelecem? Esta é uma pergunta importante a ser feita. A alta rotatividade pode estar diretamente ligada com a desmotivação, a falta de perspectiva de crescimento pessoal, problemas de relacionamentos e falta de comunicação interna, entre outros. Parte destes problemas podem ser sanados a partir da atualização do programa de treinamento.
  • Falta e tendência a não gostar de inovações – Você já percebeu como andam as mudanças no ambiente de trabalho? Os profissionais, quando não recebem novidades tendem a parar no tempo. Atualizar os treinamentos é uma das soluções rápidas e eficientes.

Treinamento - Veja como criar vídeos para agregar novas competências

Métodos de treinamentos mais eficazes 

Cada organização vai avaliar quais os treinamentos mais eficazes e importantes de acordo com as suas necessidades e montar um plano de treinamento. Somente depois disso é possível implantar a estratégia que mais combina com o momento vivido.

Existem vários métodos que você pode conferir quando for planejar e executar uma atualização do treinamento, conheça alguns deles:

  • Plataforma EAD – Educação a distância – local que reúne diversos recursos multimídias com as metodologias de treinamento.
  • Microlearning – ou micro aprendizagem – a informação é ofertada em pequenas partes. Isto é, o conteúdo é dividido facilitando e otimizando o tempo disponível do colaborador.
  • Material personalizado – é feita a identificação das características, dos interesses, das habilidades e das competências individuais para posteriormente propor a forma das temáticas a serem desenvolvidas.
  • Gamificação – extremamente lúdico, este modelo se utiliza de elementos de jogos para aplicar, de forma interativa, o conteúdo da capacitação através de simuladores virtuais.
  • Vídeos – diferente das palestras ao vivo, os vídeos devem ser humanizados para quem está do outro lado se sentir atraído para dar continuidade à sua capacitação.
  • Mobile Learning – o m-Learning é uma metodologia que se utiliza dos dispositivos móveis para aplicar o ensino a distância. Seu grande diferencial é que os conteúdos devem ser em tópicos, apresentados em tela única e principalmente ser responsivo para diferentes dispositivos.

Ferramentas de autoria e-Learning

A autoria e-Learning é uma ferramenta, como o próprio nome diz, que permite a criação do seu próprio curso on-line. São os chamados programas ou softwares amigáveis – que facilitam e agilizam a criação e o uso de recursos digitais.

A partir de uma plataforma EAD – Educação a distância ou LMS - Learning Management System - é possível criar e gerir o próprio conteúdo. Os seus principais benefícios são:

  • A rapidez e facilidade de implantação das matérias (por meio dos templates);
  • A facilidade de atualização dos conteúdos;
  • Os baixos custos.

Podemos notar que as ferramentas de autoria para o e-Learning possibilitam que os tutores, professores e gestores integrem uma grande variedade e tipos de mídias. É o que vai determinar os conteúdos interativos e motivar sua utilização.

Como as ferramentas de autoria possibilitam e facilitam a criação de produtos digitais, elas podem ser muito bem utilizadas para a atualização dos treinamentos em sua empresa.

Como sabemos, o maior capital das organizações hoje em dia é o humano e um dos maiores desafios em Treinamento e Desenvolvimento é manter este capital ativo, motivado e capacitado para lidar com o mercado.

Manter este capital sólido é garantir o crescimento da sua empresa. Para isso, é necessário manter sempre um programa de treinamento atualizado com foco nos aspectos teóricos, mas principalmente nos práticos.

Pensando na experiência dos seus colaboradores, a prática com interfaces comunicativas, são muito mais dinâmicas. Investir na atualização de treinamentos e optar pela solução mais eficaz vai trazer grandes retornos para sua organização.

Se identificou com esse conteúdo e gostaria de tirar algumas dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo! 


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram