Você quer transformar seus treinamentos em conteúdo on-line?

5 minutos de leitura
Array
treinamentos em conteúdo online

Você quer transformar seus treinamentos em conteúdo on-line?

A ideia de engajar os colaboradores a participarem de cursos, palestras e ensinos com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas já vem de muito tempo. Ao longo de décadas foi possível enxergar perfeitamente a evolução do treinamento empresarial.

Mas, nesta última década, principalmente nos anos de 2020 e 2021, em função da crise mundial causada pela pandemia, este processo foi tão rápido e contundente que podemos dizer que seu crescimento foi exponencial.

A transformação dos cursos presenciais em conteúdos on-line, hoje faz parte do mundo de treinamento e desenvolvimento das empresas. Sabendo dessa realidade, preparamos um conteúdo cheio de insights e dicas para você transformar seus conteúdos. Continue conosco e confira!

Novos formatos no mundo digital

As atividades corporativas, em geral, têm sofrido mudanças radicais nos seus processos. A rapidez com que as informações são propagadas devem ser analisadas e convertidas em práticas na rotina das empresas.

Isso requer muita atenção para que a aplicação destes novos formatos  de treinamento sejam  realizados no tempo e no momento ideal. Por isso, é tão importante avaliar e fazer um diagnóstico antes de implementar qualquer mudança no ambiente de trabalho. Lembrando sempre do nosso capital humano que é quem vai de fato operacionalizar as mudanças.

É possível afirmar que o mundo digital passou por esta transformação utilizando-se de tecnologia e isso, consequentemente, mudou os parâmetros da forma como o trabalho é realizado. Temos que lembrar que o mercado é organizado por várias gerações com níveis de habilidade completamente diferentes na utilização dos meios digitais.

Não podemos esquecer que muitos profissionais são de uma geração que precisa de estímulos e incentivos para atrair sua atenção. Se faz necessário, portanto, produzir conteúdo instantâneo, rápido e conciso para motivar os colaboradores a fazerem parte desta mudança.

A importância de soluções inovadoras e a transformação dos treinamentos presenciais para o digital precisa se adequar a isso, otimizando os tempos e os resultados finais.

Toda e qualquer aplicação da metodologia de forma digital deve ser acompanhada por métricas para que se possa entender, através dos indicadores, quais são os formatos a serem repetidos, mantidos ou descartados. Sempre o seu corpo de trabalho é quem vai dar o feedback sobre o que está e o que não está funcionando na estratégia escolhida.

Qual a diferença entre treinamento presencial e on-line

Existem diferenças entre treinamento presencial e treinamento on-line. Muitas empresas têm optado pelo sistema híbrido (Blended em inglês), isto é, uma mescla dos dois processos, também conhecido como semipresencial.

Para identificar o que sua empresa necessita é preciso fazer uma análise radical de todos os setores da empresa para então definir quais as soluções de cada caso. Feito isso, realize um mapeamento das atividades já existentes para planejar a próxima etapa: a transformação do presencial para o digital.

Até bem pouco tempo atrás, não se imaginava que um percentual tão grande de pessoas interagisse nesta área em plataformas tecnológicas. De um jeito ou de outro, uma nova cultura de inovação e de desempenho tecnológico é que vai gerar a transformação digital.

Além disso, uma das grandes diferenciações da opção pelo treinamento on-line é que ele possibilita um período de aprendizado mais curto, mais atraente e eficiente.

Você quer saber quais os benefícios do treinamento on-line?

Os benefícios na utilização de treinamentos on-line são muitos e tanto as empresas como os colaboradores têm a ganhar com a transformação. Vamos dar uma olhada em alguns deles?

  • Engajamento – Os colaboradores aderem ao conteúdo quando ele é personalizado. Consequentemente otimizam e aplicam na rotina de trabalho.
  • Gerenciamento do tempo – O funcionário pode adaptar o seu cronograma ao treinamento. Isto além de poupar horas no processo, sem contar os deslocamentos e hospedagens.
  • Redução de custos – A possibilidade de receber treinamento no seu próprio ambiente de trabalho reduz consideravelmente os custos da capacitação.
  • Competitividade – Com a formação digital do seu grupo de trabalho, suas equipes estarão altamente qualificadas para enfrentar certos desafios.

Digitalização corporativa é para qualquer tipo de empresa

Conheça 4 passos para transformar seus treinamentos presenciais em conteúdo on-line

  1. Identifique qual o melhor formato para o seu curso on-line, existem diversos modelos que podem ser aplicados em sua empresa. Defina se ele será ministrado através de games, de vídeos, de podcasts, de infográficos, entre outros modelos.
  2. Defina o tipo de conteúdo que será utilizado e divida o curso em módulos curtos. Sempre ficará mais atrativo e eficaz, pois estimula o participante.
  3. Promova a integração entre o tutor e o colaborador. Esta empatia é muito importante entre eles e é fundamental para o sucesso do aprendizado.
  4. Compreenda o que sua equipe precisa, esse retorno é necessário para corrigir os rumos dos treinamentos. Saber quais são as dificuldades e quais os caminhos a serem seguidos é primordial.

Mas, como e o que fazer para transformar tudo isso na prática?

Criar uma estratégia de desenvolvimento, um processo de aprendizagem personalizado e conteúdos de acordo com as necessidades é a essência para esse processo de transformação.

A solução é buscar alternativas que proporcionem novos conhecimentos e favoreçam a compreensão da informação. Por isso, a observação e análise vai nos garantir o formato e o conteúdo mais adequado para seu time.

Algumas tecnologias são consideradas imprescindíveis para a transformação digital e vão manter sua equipe em constante evolução.

Faça o mapeamento das necessidades para a construção de um novo modelo, escolha as tecnologias que estejam adaptadas ao seu orçamento, nunca esquecendo da qualidade. Planeje, execute e acompanhe a implantação e a transformação de cursos presenciais para conteúdo on-line.

Agora que você já viu os benefícios de investir na transformação para o conteúdo on-line, pode redirecionar os esforços de treinamentos da sua empresa e focar em plataformas que vão garantir o engajamento, redução de custos e aumentar a produtividade do seu colaborador.

Não se esqueça: esteja atento ao seu capital humano, o mais importante patrimônio de todas as organizações. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e dê um passo na transformação digital da sua empresa!

 


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram