Saiba como implementar e sustentar a cultura de melhoria contínua na sua empresa

Saiba como implementar e sustentar a cultura de melhoria contínua na sua empresa
23/09/2021 Especialista Take 5
cultura de melhoria contínua

cultura de melhoria contínua

A princípio, pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas a melhoria contínua, termo que vem do inglês – continuous improvement culture (CIC), é mais simples do que parece. Trata-se de nunca parar de investir de forma estratégica na qualidade dos processos, na otimização da mão de obra, na realização das tarefas e na redução de custos e de erros em tudo o que a empresa faz. 

É um projeto que demanda atenção durante a implementação e de uma base sólida para se sustentar a longo prazo, o que acaba se tornando uma parte indispensável da cultura interna da organização.

Steve Jobs dizia que “uma única pessoa não faz coisas incríveis no mundo dos negócios, uma equipe sim.” Nós concordamos com ele e pensamos que a melhoria contínua como parte imprescindível da educação corporativa, envolvendo treinamentos de  equipes, a formação de líderes participativos e, claro, o suporte  da tecnologia para melhorar o negócio e reter os funcionários talentosos.

A cultura da sua empresa está bem definida? Você sabe como implementar e sustentar a cultura de melhoria contínua? Continue lendo para saber mais!

O conceito de  Continuous Improvement Culture (CIC)

A cultura organizacional nada mais é do que o conjunto dos valores, conceitos, missões, interesses e crenças que determinam o funcionamento de um lugar, enquanto que a cultura de melhoria contínua procura manter ou elevar o nível da companhia em todos os setores.

A CIC visa otimizar os processos de trabalho, ou seja, reduzir gastos e eliminar práticas que impedem o bom andamento das tarefas a partir de regras, planejamento, treinamentos e demais atividades. A cultura de melhoria contínua busca aperfeiçoar a qualidade do trabalho, produção, serviço e/ou produto, voltando-se sempre para uma cultura organizacional saudável.

No caminho para a melhoria contínua, os colaboradores são indispensáveis. Os funcionários fazem parte da pedra angular da empresa, ou seja, aquilo que sustenta toda a organização e que, quando mal posicionada, pode desmoronar.

A importância da cultura de melhoria contínua nas empresas

A saúde organizacional das empresas não é um tema novo. Entretanto, a partir da pandemia de Covid-19, mais do que nunca, voltamos nossos olhos para esse assunto tão importante e que tem relação direta com a cultura da melhoria contínua.

Frente a consumidores cada dia mais exigentes com a qualidade daquilo que compram, usam e investem, a cultura de melhoria contínua torna-se um aliado estratégico para as empresas que desejam atender e fidelizar parceiros, stakeholders, clientes e colaboradores. A chave para obter resultados está na união dos colaboradores com a tecnologia e inovação. 

No próximo tópico, vamos explicar como envolver os colaboradores nas ações que compõem os processos de melhoria contínua; continue com a gente.

Como envolver os colaboradores na melhoria contínua?

Em termos gerais, a melhoria contínua procura transformar a maneira de os colaboradores pensarem suas atividades do dia a dia e desenvolverem o senso de produtividade, colaboração, eficiência e eficácia no organismo vivo chamado “mercado de trabalho”.

Para envolver os funcionários no processo, é importante identificar os problemas, definir os objetivos e apontar as soluções. Quanto mais ouvidos os funcionários forem e possuírem  informações a respeito do que está acontecendo com a liderança, mais participativos eles serão; ou seja, para colaborarem, eles precisam participar ativamente de todas as etapas.

5 Iniciativas para construir uma cultura de melhoria contínua nas organizações

Talvez, ao ler os conceitos a respeito de aumento de produtividade e redução de  custos, você tenha pensado que vamos falar sobre diminuir o quadro de funcionários, mas não é isso que vamos propor.

Existem 5 iniciativas inteligentes no contexto da  melhoria da cultura contínua que são fáceis de serem aplicadas e não exigem corte de pessoal. Dentre elas:  

1. Educação corporativa e treinamentos

A educação corporativa é uma forte aliada da melhoria contínua, pois investe no desenvolvimento de habilidades, na reciclagem do conhecimento e na capacitação de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de adquirir determinada(s) competência(s) exigida(s) para o cargo que ocupam ou, ainda, para atender ao novo método de consumo.

Nós só obtemos resultados quando ensinamos aos colaboradores a importância de usar as ferramentas que estão à nossa disposição; neste caso, a melhoria contínua visa manter a corporação atualizada.

Os treinamentos surgem como um bote salva-vidas para as empresas que estão naufragando; eles melhoram o desempenho, a produtividade e o custo com demissões. Quando as empresas investem no treinamento, os funcionários tendem a mostrar resultados sólidos e eficazes, rompendo o ciclo contratar-demitir-contratar

2. Excelência operacional 

Sabe aquela frase que diz que “toda regra tem uma exceção!”? Infelizmente, a excelência operacional entra muitas vezes neste conceito. Por isso,  é preciso eliminá-lo o mais rápido possível de dentro dos nossos negócios. Excelência deve ser  regra e ponto!

Fazer um trabalho excelente deve fazer parte da cultura interna dos colaboradores, afinal, quando entregamos um produto ou serviço com alta qualidade, a chance de ele ser produzido ou vendido mais vezes é maior. Ele terá entrado, efetivamente, no DNA empresarial.

3. Líderes participativos

O setor de recursos humanos não deve ser o único a investir em melhorias para a empresa. Todos os líderes devem participar ativamente da aprendizagem e desenvolvimento de fórmulas e etapas que enxuguem os processos.

Assim como um maestro rege uma orquestra, um líder comanda a equipe. Um bom líder agrega valor ao trabalho dos seus liderados, abraça as novidades, participa ativamente, capacita sua equipe e auxilia nesse processo.

4. Melhorias no espaço de trabalho 

Nós passamos mais tempo trabalhando do que na companhia dos nossos amigos e familiares. O ambiente no qual permanecemos tantas horas deve ter conforto, contar com uma boa iluminação e ferramentas que funcionem adequadamente.

A melhoria contínua envolve dar mais autonomia para os colaboradores, incluindo no local de trabalho: ouvir ativamente as sugestões e reclamações dos colaboradores e consertar equipamentos é o mínimo. Uma equipe que tem suas necessidades atendidas terá mais disposição para cooperar.  

5. Retenção de funcionários

Não existe nada mais prazeroso do que observar os funcionários crescerem dentro da nossa empresa. Como você reagiria se a cada semana sua empresa trocasse de chefe? Provavelmente, você acharia que tem algo errado, certo? Acontece o mesmo com os clientes! 

Uma equipe unida, transparente e longeva tem um potencial maior de criar vínculos com os seus clientes. Para isso, é interessante que os líderes estejam atentos aos colaboradores mais talentosos e trabalhem para mantê-los motivados e interessados.

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Conclusão

Construir uma cultura de melhoria contínua não acontece da noite para o dia. É necessário planejar, executar, refazer o planejamento, executar novamente e voltar ao início de novo e de novo

Todas as vezes em que uma novidade surgir no mundo corporativo, a equipe responsável por continuar o projeto deverá se debruçar sobre as exigências e entender como adaptá-las aos valores, aos conceitos e à cultura da organização da qual faz parte.

As empresas têm singularidades que precisam ser respeitadas no processo de implementar e sustentar uma cultura de melhoria contínua, então tenha em mente que este último passo acontece com o tempo. 

Mas como? 

Investindo em soluções corporativas eficientes, como, por exemplo, o LMS da Take 5, que visa empoderar os colaboradores e parceiros de negócio oferecendo uma gestão 360o de treinamentos customizados e com soluções de  gamificação que facilitam o  aprendizado em todo o lugar e a qualquer momento para obter os melhores resultados de forma contínua para a empresa.

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A Take 5 é uma equipe de profissionais qualificados e dos melhores recursos técnicos, o que confere aos nossos serviços um apuro técnico esmerado, à altura de nossos clientes. Aprimoramos nosso conhecimento sobre o universo empresarial e inovamos a Take 5 com o intuito de acompanhar as tendências e atender às necessidades do mercado. Acompanhe nossos conteúdos pois sempre estamos aqui compartilhando nossas descobertas.