Por que oferecer vídeos interativos em treinamento corporativo melhora o engajamento?

6 minutos de leitura
vídeos interativos em treinamentos

 

O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, criado em 2005, com uma proposta inovadora para a época. Hoje a empresa é responsável por 37% do tráfego mundial de vídeos em dispositivos móveis. A rede desbancou em tráfego concorrentes e aplicativos que investem no recurso, como: Instagram 5,7%, Facebook com 8,4% e até mesmo o WhatsApp 3,7%.

Não restam dúvidas de que o futuro é multimídia e, a aprendizagem segue o mesmo caminho. Os vídeos agora ganharam uma aliada poderosa, a interatividade. A Netflix já levou a tecnologia para o entretenimento, ao possibilitar que os usuários da plataforma escolhessem as ações no filme Black Mirror: Bandersnatch.

Entretanto, a tecnologia já chegou na área da educação corporativa. Você usa vídeos interativos para melhorar o engajamento e aprendizado da sua equipe? Continue a leitura e descubra mais sobre os vídeos interativos em treinamentos corporativos! 

Afinal, como funcionam os vídeos interativos?

Um vídeo tradicional não permite ao telespectador interagir com o conteúdo que está assistindo, enquanto em um vídeo interativo o usuário participa ativamente através de ações e comandos solicitados. 

Basicamente, eles possibilitam que a pessoa que está assistindo tome decisões com base em opções a partir de perguntas ou de tarefas.

Não é a toa que as gigantes da tecnologia como o Google e o Facebook desenvolveram sistemas em que o espectador está ativo, a exemplo temos vídeos 360º nas plataformas que trazem dinamismo, interatividade e aprendizado, por:

  • Decodificar a informação para o espectador;
  • Expandir a compreensão do que está sendo visto;
  • Ter o usuário como participante da narrativa;
  • Incentivar a tomada de decisão;
  • Desenvolver relacionamentos com a equipe;
  • Instigar o pensamento coletivo;

Enquadram-se na categoria vídeos interativos as seguintes ferramentas:

Quizzes: Uma excelente maneira de testar os conhecimentos já vistos anteriormente. O bom e velho “perguntas e respostas” possibilita que o colaborador preste mais atenção no conteúdo, pois sabe que será testado;

Input Dados: Nada mais é do que campos como: nome, idade, gênero e entre outros. A função permite a personalização do conteúdo desde o início, o que melhora a experiência e receptividade do espectador;

360º: Você já deve ter usado o Google Earth alguma vez, percebeu que com ele você conseguia ver tudo ao redor? A visão 360º é bastante usada em games, despertando os sentidos do jogador;

Ramificação: Traz a possibilidade de escolha para o usuário, ou seja, exige que decisões sejam tomadas e a partir delas as consequências aparecem na sequência do vídeo. Levando cada participante a um caminho diferente.

Hotspot: Áreas clicáveis no vídeo para trazer interatividade com a pessoa do outro lado que pode levá-la a outros vídeos, textos, figuras e qualquer material adicional que seja interessante para atingir o objetivo proposto.

Ações de um vídeo que incentivam a aprendizagem profissional ou até mesmo no entretenimento não tem. Os benefícios dessa tecnologia já são usados nos treinamentos corporativos visando melhorar o desempenho, lucratividade, aprendizagem, fidelização de clientes, redução de custos e mais.

Quais são os diferenciais em um treinamento corporativo e como eles podem ajudar minha equipe?

Agora que você já sabe como os vídeos tornaram-se uma febre no nosso cotidiano e como são promissores para o desenvolvimento profissional, conversaremos sobre como eles podem auxiliar sua empresa a elevar o treinamento corporativo usando a ferramenta.

O audiovisual retém com facilidade a nossa atenção, o que não acontece da mesma forma com outras mídias. Entre os principais diferenciais estão:

Transmitir a mensagem de forma simplificada e intuitiva. Nos treinamentos corporativos precisamos que os colaboradores participem ativamente, por meio dos vídeos o número de participantes é maior por conta da facilidade, afinal, todos temos o hábito de consumir  conteúdos em vídeo nas plataformas de streaming.

Métricas. Os números definem quais são as estratégias que estão no caminho certo e aquelas que precisam melhorar. Com os vídeos conseguimos monitorar o passo a passo do usuário com o conteúdo, é possível observar se o vídeo foi pausado, acelerado, voltado ou ainda, quantos minutos seguidos a audiência permanece imersa.

Este último ajuda o organizador do projeto a entender se é possível aumentar a minutagem ou reduzir.

Publicidade da Marca. A inovação proporcionada pelos vídeos transmite a ideia de que a organização não tem medo de aderir as novas formas de ensino. O que desperta o interesse dos parceiros, sócios, concorrentes e o público consumidor. Este tópico transforma a visão da sua marca para todos.

 

Que tal experimentar interagir com um vídeo interativo? Eles trazem autenticidade, personalização do conteúdo e credibilidade para a informação que você está compartilhando com sua equipe.

A empresa Samsung ao lançar novos modelos da linha utilizou os quizzes para imergir a audiência com o produto. Veja aqui os vídeos interativos do Galaxy A30 e A50.

Como os vídeos interativos podem ser usados nas estratégias de treinamento da minha empresa? 

Em 2017, segundo a Cisco, 69% de todo o tráfego de conteúdo encontrado na internet era gerado por vídeos. Com o tempo, os vídeos tornaram-se mais curtos, as pessoas mais apressadas, então uma excelente maneira de garantir a atenção dos participantes e inserir botões e ações enquanto assistem o vídeo.

Você assistiu ao exemplo anterior? Acredito que você gostou de interagir com a informação perguntada e até ficou interessado em continuar usando a plataforma, o mesmo acontece com os vídeos direcionados para sua demanda específica.

Por que oferecer vídeos interativos em treinamento corporativo melhora o engajamento?

A aprendizagem interativa acontece acompanhada de engajamento, bom custo-benefício, personalização do conteúdo, pesquisa e redução de custos:

Engajamento

Quando interagimos com o conteúdo, prestamos mais atenção. Os vídeos interativos possuem comandos e partes clicáveis, ou seja, que exigem uma interação por parte do colaborador. 

Conforme a pirâmide de William Glasser, aprendemos 10% quando lemos, 20% quando ouvimos, 30% quando observamos e 50% quando ouvimos e vemos, ou seja, aprendemos muito mais com vídeos do que lendo ou até mesmo ouvindo sobre determinado assunto.

Pesquisa

Existe um leque de ferramentas disponíveis nos vídeos interativos. Como, por exemplo: fazer uma série de perguntas para o participante enquanto ele está assistindo o vídeo. 

Neste caso, é possível fazer quizzes questionando sobre eficácia, performance, vendas, negócios, perfil do consumidor e muito mais. A Samsung uma das maiores empresas de tecnologia do mundo já utiliza o recurso, assista clicando aqui.

Conteúdo personalizado

Estamos na era da personalização, as pessoas preferem consumir produtos e serviços que as façam se sentir especiais ou que entreguem experiência enquanto aprendem algo e os vídeos proporcionam exatamente isso. 

Com os vídeos, a informação ali presente reduz a margem para dupla interpretação, quando comparado a outros formatos.

Você também pode adicionar ferramentas de inteligência para verificar quanto tempo os participantes permaneceram conectados com o conteúdo de forma direta, se pularam, pausaram ou voltaram o vídeo. Essa ferramenta te ajudará a melhorar a qualidade de navegação para o colaborador.

Redução de Custos

Os vídeos interativos para treinamentos possuem excelente custo-benefício. A produção do conteúdo com o auxílio de uma equipe profissional é desenvolvida estrategicamente para o público alvo. Lembre-se, você não quer que o barato saia caro.

Além disso, os conteúdos do vídeo podem ser desenvolvidos em outras plataformas, como, por exemplo: e-books, publicações nas redes sociais, pesquisas, e-mail marketing,  jogos e muito mais. Quanto mais interativo melhor é para o engajamento e aprendizado dos usuários.

Você está pronto para incluir os vídeos interativos nos seus treinamentos?

Por fim, é hora de fazer os seus próprios vídeos interativos. Aqui na Take 5 Filmes, produzimos vídeos que transformam a experiência e o aprendizado dos colaboradores. 

Com conteúdos feitos sob medida, autênticos, personalizados para que o usuário seja surpreendido positivamente com o que vai aprender.

Converse com um dos nossos especialistas e entenda como os vídeos interativos podem ser usados na sua empresa!

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram