5 Ações essenciais para colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing

7 minutos de leitura
Array
ações de trade marketing

 

As ações de Trade Marketing procuram otimizar a tomada de decisão do cliente ao ter contato com um produto. O posicionamento do produto  na prateleira X do mercado não é por acaso, existe um estudo de mercado que aponta que aquele espaço X é melhor que o espaço Y.

Empresas que se posicionam no varejo sabem que ocupar o local errado pode ocasionar na perda não só financeira, mas dos clientes em potencial, além dos já fidelizados. 

Existem 5 ações essenciais que você precisa colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing se quiser se destacar diante dos concorrentes.

Saiba o que você precisa fazer para fortalecer sua marca e ser a escolha certa para os consumidores. Continue a leitura para aprender a colocar em prática essas cinco ações!

O que é Trade Marketing?

O departamento de Marketing tem frentes de atuação diferentes, por exemplo, o Trade Marketing na maior parte das vezes está relacionado a campanhas B2C - de empresa para consumidor- com objetivo de atender ao ponto de venda (PDV) e as necessidades dos consumidores.

Em geral, as ações de trade marketing procuram facilitar a distribuição de mercadorias, promover a venda de produtos, melhorar a experiência do consumidor, reposicionamento de marca e a ações correlatas. Entre as ações mais comuns estão: promoções no mix de produtos, canais integrados de venda, análise de concorrentes, novas oportunidades de negócio e PDV.

Trade Marketing e estratégias para melhorar a visibilidade da sua empresa

Nos últimos 10 anos, a presença online tornou-se uma realidade para empresas e usuários. Construir uma presença constante através de estratégias de Trade Marketing melhoram a visibilidade da empresa e impactam positivamente no PDV.

Os consumidores não querem ser só mais um cliente, eles querem fazer parte do processo, oferecer ideias, participar das campanhas, indicar para amigos e familiares. Se você acredita que isso não tem nada a ver com Trade Marketing está enganado.

Campanhas que pedem a participação do público recebem mais engajamento, a Coca-Cola, uma das maiores empresas no setor de bebidas, sempre investe em promoções e campanhas que ressaltam a importância das pessoas. 

A prova disso foi uma de suas campanhas onde eles disponibilizaram para as pessoas enviarem fotos que tivesse relação com a marca e assim realizarem a publicação das melhores em suas redes. Outra ação foi uma campanha que permitiu que os consumidores interagissem, com votos no novo sabor de determinada bebida.

Nenhuma dessas ações é realizada ao acaso, elas são estratégias desenvolvidas pela equipe de Trade. A visibilidade tem relação com fazer-se notar pelos consumidores, fornecedores, concorrentes e até mesmo outros segmentos.

Por que investir em ações de Trade Marketing?

Uma pesquisa levantada pela Nielsen Media Research, afirmou que 70% das decisões de compra são no Ponto de Venda (PDV), ou seja, a maior parte dos consumidores realiza compras por impulso. O Trade Marketing é responsável pelo comando de ação que incentiva que o indivíduo decida comprar, entretanto, quando a ação de trade não é feita corretamente os possíveis consumidores se afastam do produto.

O departamento de trade é essencial para empresas que desejam alavancar as vendas, a partir de experiências que engajam o produto junto ao cliente. Como resultado das ações de trade marketing a empresa vai ter: maior engajamento do público com a marca, crescimento de vendas, proporcionar experiências significativas para os consumidores, aumento da visibilidade ao expor o produto e claro atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

O shopper procura investir em ações que solucionem problemas da audiência. A princípio até pode parecer complicado, mas não é.

Como mensurar as ações de Trade Marketing?

É uma prática comum mensurar os resultados obtidos a partir de uma ação de marketing. Não se trata de uma vaidade saber o desempenho, mas de uma necessidade, assim conseguimos saber quais campanhas trazem o melhor desempenho, ou que precisam de mais investimento, os riscos, além de identificar quais foram os pontos fracos no passado para não repetir o mesmo erro.

Para mensurar os resultados você pode usar as seguintes métricas:

ROI - Relatório sobre o Investimento: Essa métrica é bastante usada para analisar o retorno financeiro de uma campanha, produto, serviço. O ROI aponta se a empresa teve lucro a partir do investimento ou não, em termos simples, o valor gasto gerou retorno ou prejuízo?

Taxa de Conversão: Vender não é uma tarefa fácil. Com isso em mente, precisamos observar a taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas tiveram contato com o produto e finalizaram a compra. Em geral, as ações de trade marketing procuram aumentar o número de vendas, como temos conversado até aqui, seja online ou presencial, a partir das ações as vendas subiram? Se a resposta for negativa, é preciso rever a estratégia.

Origem do Tráfego: Mensurar a procura do seu produto online é importante, afinal o mundo está cada vez mais digital. Investir em ferramentas que relevem a origem do usuário e fornecem um perfil ajuda a equipe de marketing a otimizar as campanhas na internet. Quando falamos em origem do tráfego temos que considerar:

  • Busca Orgânica: o acesso natural, aquele que é realizado através de palavras chaves nos buscadores como: Google, Bing, Yahoo;
  • Links: também chamado de tráfego de referência, quando uma publicação ou site parceiro leva até o seu site;
  • Tráfego Pago: o acesso através de campanhas patrocinadas no Google, redes sociais ou até por meio de parceiros;
  • Tráfego Direto: quando os usuários digitam o endereço do site no navegador, ou entram através do “favorito”, quando salvamos o site entre os mais usados.

5 Ações essenciais para colocar em prática com a sua equipe de Trade Marketing

5 ações essenciais para colocar em prática na sua empresa

O principal objetivo nas ações de trade marketing é aumentar o número de vendas, entretanto anterior ao crescimento de vendas é preciso melhorar alguns fatores para que o alvo seja alcançado, como, por exemplo, desenvolver uma boa comunicação com os promotores, investir no relacionamento com os fornecedores, realizar treinamentos, fazer parte da mobilidade digital e gerenciar os processos a partir de categorias.

No entanto, para garantir o crescimento você precisa colocar em prática essas cinco ações na sua empresa que visam o fortalecimento da marca diante dos consumidores e do mercado:

1. Comunicação com os promotores

Ninguém melhor do que os promotores para identificar oportunidades em campo, isso porque eles estão presentes no dia a dia do produto e fazem a ponte entre o produto-empresa-PDV.

O promotor precisa entender a respeito da abordagem ao cliente, posicionamento, saída e estoque dos produtos, além de identificar oportunidades para aumentar as vendas e até mesmo ações da concorrência. Para isso é importante que o canal de comunicação com os promotores seja direto e em tempo real.

2. Gerenciamento por categorias

Alinhado a ter uma presença constante no PDV está o gerenciamento de categorias. Clientes precisam encontrar o seu produto próximo a produtos similares ou até mesmo em corredores onde seu produto é correlacionado ao principal. Por exemplo, quando vamos ao corredor da cerveja, encontramos amendoim. Quando vamos no corredor  de óleo, encotramos pipoca.. A visibilidade no Shopper pode ser alcançada com cores chamativas, gôndolas interativas e ambientação estratégica para converter o estímulo em vendas.

3. Mobilidade digital

O uso de aplicativos de trade marketing possibilita uma ação integrada em todas as frentes do negócio. Permite a análise das métricas, acompanhar a saída do produto em tempo real, fiscalizar, acompanhar os promotores, tirar dúvidas e muito mais.

A mobilidade digital ajuda a equipe implementadora das ações a descobrir preferências, marcar os melhores pontos, check-list de atividades, criar roteiros eficientes a partir do celular para os promotores que estiverem em deslocamento.

4. Treinamento e gestão dos processos

Gerir os processos é importante em qualquer etapa, nas ações trade marketing, não é diferente. Investir em plataformas de gestão de processos ajudará a empresa a otimizar o tempo dos colaboradores e montar um ponto de venda mais assertivo e atraente para os consumidores.

Ficou curioso para saber qual é a última ação? Continue com a gente!

5. Relacionamento com os fornecedores

Um relacionamento sólido com os fornecedores demonstra que sua empresa está interessada em pessoas, além das relações comerciais, mas lembre-se que ainda é uma relação de trabalho. Ambos vão garantir vantagens para seus negócios como prazos diferenciados, ofertas, preferência na exposição ou em parcerias para determinado produto e até divulgação e ações especiais.

A visibilidade proporcionada pelas estratégias de marketing, especialmente nas ações do departamento de trade marketing são essenciais para aumentar a visibilidade dos produtos no shopper. Como conversamos, uma das ações imprescindíveis é investir na mobilidade digital e em soluções que facilitem a gestão da área, a plataforma LMS é a ferramenta que possibilita a gestão dos processos de forma fácil, em tempo real e de qualquer lugar.

Imagine um treinamento completo e com métricas para comprovar a eficácia da ação, é o que a solução LMS da Take 5 faz! Quer saber como colocar em prática as ações de trade marketing na sua empresa? Converse com um dos nossos especialistas agora mesmo.

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram