Como construir um programa de treinamento inclusivo na empresa?

4 minutos de leitura
Array
Programa de treinamento inclusivo

Programa de treinamento inclusivo

Diversidade, equidade e inclusão. Até parece um slogan semelhante a movimentos históricos, como a Revolução Francesa, não é mesmo? Mas o contexto aqui é outro, abrange o ambiente corporativo e a necessidade de implantar um programa de treinamento inclusivo. 

Mas, por que essa iniciativa é importante e que benefícios traz para o seu negócio? Como construir um processo de capacitação nesse sentido, desenvolvendo um ambiente favorável para a troca de conhecimentos e informações? É sobre essas questões que vamos tratar no post de hoje.

Ao final deste conteúdo, você vai saber:

  • O que é diversidade, equidade e inclusão?
  • Como aplicar esses conceitos em treinamentos?
  • É necessário treinamento para falar de inclusão?
  • Por que é tão importante promover treinamento inclusivo na empresa?

Continue a leitura e saiba como esse tipo de treinamento pode ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, no que se refere a situações que demandam empatia, ética e consciência cultural. Confira! 

O que é diversidade, equidade e inclusão?

O primeiro passo para desenvolver uma capacitação nessa perspectiva é compreender o que esses conceitos significam.

Por diversidade entende-se uma pluralidade de pessoas com características, identidades e origens próprias. É por isso que essa palavra é comumente relacionada à ideia de representatividade.

Nesse sentido, promover a diversidade é o mesmo que aceitar, respeitar e conviver com as diferenças e singularidades de cada pessoa. No ambiente corporativo, essa promoção é fundamental.

Em muitas empresas, já existem iniciativas e grupos que promovem discussões sobre diversidade, equidade e inclusão, com foco em cinco assuntos: gênero, faixa etária, etnia, pessoas com deficiência (PCD) e orientação sexual.

Já a equidade tem relação com o respeito à igualdade de direitos, enquanto a inclusão é o processo voltado para promover a diversidade em um mesmo ambiente.

No contexto corporativo, a inclusão ocorre por meio de um espaço acolhedor, respeitoso, justo e que oferece a todos, independentemente de características, o mesmo tratamento e oportunidades.

Digitalizacao-corporativa-e-para-qualquer-tipo-de-empresa

Como aplicar esses conceitos em treinamentos?

Deu para perceber que os conceitos de diversidade, equidade e inclusão não são tão simples como parece, não é? Eles carregam muitas histórias, com todos os erros e injustiças já cometidos pela humanidade. Trazem também a responsabilidade de melhorar a sociedade e promover mais justiça em todos os segmentos.

Após compreender o significado etimológico e cultural dessas palavras, é hora de planejar o treinamento inclusivo. Além de um conteúdo programático/teórico, é primordial desenvolver atividades práticas, que estimulem a integração, diversidade e inclusão.

A apresentação de vídeos que demonstram os comportamentos alinhados à diversidade e inclusão e como isso contribui muito com a compreensão desses assuntos, esse exemplo é uma das formas mais eficazes de passar as informações.

Vale a pena também criar situações reais para trabalhar essas questões. Nesse sentido, para garantir um processo profissional e eficiente na empresa, com treinamentos online, é crucial contar com o apoio de um sistema especializado de gestão de aprendizagem.

É necessário treinamento para falar de inclusão?

A resposta é curta, simples e objetiva: sim. Como vimos, os conceitos que envolvem o processo de inclusão, tanto na sociedade quanto no ambiente corporativo, são complexos e sensíveis.

É preciso contar com informações qualificadas e um correto método de ensino e aprendizagem para abordar esses temas. Infelizmente, por falta de conhecimento, muitas pessoas ainda não compreendem a necessidade de falar sobre esses assuntos e reforçam preconceitos.

Por que é importante promover treinamento inclusivo na empresa?

Segundo uma Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão realizada pela PwC, 76% dos entrevistados afirmam que temas como inclusão e diversidade são um valor ou uma prioridade.

Trata-se de uma demanda que já é dominante em muitos setores da sociedade e tem chegado com muita força nas empresas. Cada vez mais colaboradores, clientes e investidores exigem dos negócios uma atuação mais contundente em relação a esses valores. 

Essas são algumas das razões pelas quais é tão importante promover treinamento inclusivo. É preciso investir nas pessoas e não tem investimento mais rico do que a educação, ainda mais se tratando de inclusão e diversidade.

Por falar em investimento, é importante contar com recursos para elaborar um treinamento eficiente e qualificado, investindo em um eficiente sistema de aprendizagem. Considere também um plano de treinamento corporativo eficiente.

Que bom que você chegou até aqui, se quiser conferir outros conteúdos acesse nosso blog! Até a próxima. 

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram