Vídeos no e-learning: o guia definitivo para fazer vídeos que realmente ensinam

5 minutos de leitura
vídeos no e-learning

vídeos no e-learning

Fazer vídeos no e-learning é uma ótima alternativa para ampliar o alcance da aprendizagem na sua empresa. Se antes um conteúdo ficava limitado e restrito a quem estivesse presencialmente assistindo a um treinamento, hoje é possível fazer com que o material chegue a um número ilimitado de pessoas e de forma atemporal, ou seja, cada um no seu momento.

O problema é que, para quem está iniciando, a missão de fazer conteúdo audiovisual nesse formato parece ser uma missão impossível e assustadora. Por isso, preparamos este guia para ajudar você a entender as etapas desse processo e quais são as principais ferramentas necessárias.

Vem com a gente e descubra como elevar os treinamentos dos seus colaboradores a um outro patamar!

O que é e-learning?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o conceito de e-learning. O termo é uma junção de duas palavras inglesas: eletronic learning, que em tradução livre para o português significa aprendizagem ou ensino eletrônico.

O sufixo “e”, de eletronic, tem o mesmo sentido de outros termos bastante conhecidos, como e-mail, e-commerce, e-book, entre outros.

O que significam os termos e-vídeo e v-learning?

Dentro do e-learning, existem algumas categorias que é importante você conhecer. É o caso dos termos e-vídeo e v-learning. 

No contexto do e-learning, o e-vídeo é entendido como parte do treinamento e nunca o conteúdo integral — no caso o curso completo. Em síntese, esse formato é considerado como uma fração do e-learning tradicional, reunindo grandes quantidades de informação em um período mais curto.

Por isso, o e-vídeo é uma opção muito interessante para a educação corporativa, no caso de empresas que precisam capacitar seus profissionais com mais eficiência, mas não dispõem de muito tempo.

Já o termo v-learning refere-se a um curso desenvolvido fundamentalmente baseado em vídeo, sendo muito utilizado na educação a distância e, parcialmente, no ensino presencial ou híbrido. Trata-se da principal metodologia para o e-learning atualmente e conta com a vantagem de oferecer a possibilidade de mesclar vídeos com interação, exercícios práticos, avaliações e cases reais.

Esse formato também pode ser utilizado para treinamentos em empresas, bem como em palestras, webinars e entre outros.

Quais são os benefícios dos vídeos no e-learning?

Os vídeos no e-learning oferecem muitos benefícios. O principal deles é a possibilidade de aprender tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Ou seja, em qualquer tempo e espaço é possível fazer as aulas e adquirir conhecimento.

Outra vantagem é a possibilidade de manter as pessoas aprendendo por mais tempo, com maior engajamento e atenção. Mas, para isso, é necessário elaborar os conteúdos e os vídeos nos formatos corretos, utilizando recursos variados para prender a audiência.

Os treinamentos em vídeo também ajudam as pessoas a reterem mais informações e ter autonomia de voltar em um ponto que não entendeu muito bem, bem como pausar o conteúdo para fazer anotações, por exemplo.

Treinamento - Veja como criar vídeos para agregar novas competências

Que tipos de vídeos de e-learning existem?

O mundo contemporâneo é dinâmico e altamente acelerado. Nesse contexto, o e-learning é uma alternativa que pode ser adaptada para atender às necessidades de diferentes pessoas. Por isso conta com uma grande variedade de formatos, como:

  • Vídeos de contação de histórias, que criam conexão emocional com os alunos e ajudam no processo de assimilação do conteúdo;
  • Vídeos no formato de entrevistas, que ajudam a diversificar o e-learning e prender mais a atenção dos alunos. Nesse formato, é necessário ter um especialista e um entrevistador;
  • Vídeos unindo voz e imagens, nos quais a pessoa não aparece, e sim outros elementos visuais que ajudam a reforçar o conteúdo;
  • Vídeos animados, que passam as informações de forma descontraída, deixando o processo de aprendizagem mais prazeroso e leve.

Como criar vídeos para e-learning?

Agora que você entendeu os conceitos implicados no e-learning e alguns de seus formatos, está na hora de ver como é possível criar vídeos, não é mesmo?  Preparamos uma espécie de guia com dicas para ajudar você nessa missão: 

- Produza vídeos curtos e objetivos, assim fica mais fácil prender a atenção do aluno por mais tempo e permitir que ele absorva uma quantidade maior de informações. Mesmo que seu conteúdo seja muito extenso, divida em pequenos capitulos;

- Desenvolva vídeos interativos, com perguntas, diálogos e empatia. Não se esqueça de que quem está do outro lado da tela são seres humanos;

- Se possível, forneça um rápido sumário de todo o conteúdo do vídeo logo no começo, apresentando o que vai ser abordado, e um resumo no final, recapitulando os principais pontos;

- Vá direto ao ponto! Sem rodeios e explicações muito alongadas. Lembre-se que em caso de dúvidas seus alunos estão online (seja no computador ou no smartphone) e podem buscar resolver suas dúvidas sozinhos se for necessário;

- Utilize o vídeo para ensinar por meio de ilustrações e exemplos;

- Se necessário busque ajuda profissional para garantir um padrão de imagem e som com qualidade. Uma imagem com pequenos defeitos ou um som mal captado podem tirar a atenção do conteúdo prejudicando em muito o resultado final desejado que é o aprendizado. 

- Use e abuse da criatividade que as ferramentas audiovisuais permitem. Filme em diferentes ângulos para não cansar a audiência e deixar o vídeo mais dinâmico;

- Você pode também inserir uma transcrição no vídeo e torná-lo acessível a mais gente. É uma importante iniciativa de inclusão.

Essas são algumas dicas para você começar a gravar hoje mesmo e incluir vídeos no e-learning que realmente ensinam. Fale com um de nossos especialistas, podemos te ajudar! 

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram