Cansaço no aprendizado online: 6 formas para superar a fadiga

4 minutos de leitura
Array
cansaço no aprendizado online

Os treinamentos online se tornaram essenciais para o processo contínuo de formação profissional. Com a chegada da pandemia, praticamente todos os setores precisaram recorrer às plataformas digitais para continuar as rotinas tradicionais. Mas na educação corporativa, essa solução enfrenta um problema recorrente: o cansaço no aprendizado online.

Imagine a rotina de um colaborador, que passa o dia trabalhando, participando de reuniões remotas, imerso em várias tarefas e metas. Tudo isso na frente do computador! De repente, aparece uma notificação na tela do computador dele avisando que o treinamento da empresa começa em alguns minutos. Você acha que esse profissional vai se sentir animado a participar? A fadiga vai permitir?

Essa é uma realidade que atinge muitos profissionais. Para evitar que isso ocorra em sua empresa, é necessário compreender o problema. Esse é o nosso objetivo com este artigo.

Como é o cansaço no aprendizado online?

O cansaço no aprendizado online consiste na sensação de exaustão total, falta de ânimo, sintomas de ansiedade, acúmulo de estresse ou esgotamento mental. Todas essas variáveis atrapalham o processo de aprendizagem virtual, uma vez que a mente chegou a um estágio exaustivo.

Assim, a pessoa não consegue prestar a devida atenção na aula nem tem capacidade de assimilar o conteúdo. Trata-se de um problema que prejudica fundamentalmente o objetivo dos treinamentos corporativos.

Por que a comunicação online acaba se tornando cansativa?

Tendo em vista que grande parte dos profissionais trabalha diante de uma tela do computador, com o celular em mãos, fazendo mais de uma tarefa ao mesmo tempo e ainda participando de várias videoconferências ao longo do expediente, é razoável entender que esse excesso de exposição às telas promove cansaço, não é mesmo?

Dessa forma, com o passar do tempo, as energias vão acabando, por isso a comunicação online, que ocorre a todo o momento — seja por mensagens de texto, reuniões em vídeo, redes sociais — cansa tanto.

No contexto do home office, estar no mesmo espaço dos filhos, parceiros e animais de estimação também contribui com o aumento de cansaço e pode prejudicar a capacidade de concentração nos treinamentos online.

Como o cansaço afeta a aprendizagem online dos colaboradores?

Mas o que todas essas informações indicam, afinal? Que esse novo modelo de rotina não joga a favor do processo de aprendizagem dos colaboradores nos treinamentos online.

Muitas pesquisas, inclusive, vêm mostrando que o número de profissionais com a Síndrome de Burnout está cada vez maior. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) inseriu esse problema na lista de doenças ocupacionais.

Podemos dizer, então, que o cansaço não afeta só a educação corporativa, mas sim o bem-estar mental e físico das pessoas.

Treinamento - Veja como criar vídeos para agregar novas competências

Como superar o cansaço no aprendizado online?

Mas é possível reverter esse quadro e evitar o cansaço no aprendizado online? Temos uma boa notícia para você, pois a resposta é sim. Para isso, existem diferentes ações que precisam ser colocadas em prática. Separamos algumas para você diminuir a fadiga e aumentar o engajamento dos alunos.

  1. Priorize a concisão e objetividade. Isso implica oferecer treinamentos com menor duração, intervalos e lições breves. Esse tipo de formato prende mais atenção e melhora as expectativas dos colaboradores. Porém, lembre-se de fazer verificação de retenção entre as aulas, o que ajuda na dinâmica e colabora com o aprendizado;
  2. Ofereça o máximo de flexibilidade, de modo que o aluno tenha total autonomia para concluir o treinamento segundo a sua disponibilidade e horários favoritos. Essa liberdade ajuda amenizar o estresse e cansaço, uma vez que os profissionais conseguem organizar a agenda de modo que a rotina não fique tão comprometida;
  3. Há também a possibilidade de oferecer treinamento ao vivo, com mais interação e um maior número de pessoas. Esse formato pode motivar mais por envolver um maior número de profissionais e evitar o sentimento de isolamento, criando um senso de comunidade e coletividade;
  4. Faça dinâmicas e utilize elementos de jogo para deixar o treinamento mais descontraído e divertido. Com a mente relaxada, as pessoas aprendem mais e aumentam o engajamento com o conteúdo. Recursos LMS para incrementar componentes de gamificação ao treinamento são muito importantes. Às vezes, um jogo com competição saudável pode injetar mais energia nos alunos e envolvê-los no processo de aprendizagem;
  5. Invista na criação de conteúdo envolvente, interativo e que ofereça valores práticos. É preciso captar o interesse dos alunos e fazer eles enxergarem sentido na proposta;
  6. Insira o treinamento na rotina de trabalho, durante o expediente, de modo que a capacitação seja um benefício e não uma tarefa para além do horário laboral.

Essas práticas têm o potencial de evitar ou amenizar o cansaço no treinamento online, aumentando o engajamento dos colabores e melhorando o clima organizacional como um todo.

Continue conosco, acesse nosso blog e confira outros conteúdos!  


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram