Business Intelligence: qual é o seu papel como facilitador na tomada de decisão

4 minutos de leitura
Business Intelligence: qual é o seu papel como facilitador na tomada de decisão

O processo de tomada de decisão em uma empresa passa por diversas etapas. Hoje muitas companhias já sabem como aplicar o BI - Business Intelligence, para que suas escolhas sejam baseadas em dados, análises, históricos e não somente em percepções.

Para facilitar o processo no agrupamento de dados de forma ágil e eficiente é preciso que a empresa possua recursos e sistemas preparados para captar e tratar essas informações. E é nessa parte que entram as ferramentas de Business Intelligence. 

Mas, calma que nesse artigo você vai compreender melhor o que é o Business Intelligence e como ele pode ser um grande facilitador nas tomadas de decisões em sua empresa. Confira! 

O que é Business Intelligence e suas vantagens

Para entendermos o que é o Business Intelligence, precisamos falar de uma sequência de processos em relação aos dados de uma empresa.

Pois, trata-se de uma solução baseada em tecnologia, utilizada para análise de dados que podem vir de fontes internas ou externas. O BI transforma esses dados em informações e análises que serão utilizadas para conduzir as diretrizes do negócio.

Por ser integrado a diversos sistemas que a companhia já possui, as ferramentas de BI são altamente capazes de examinar conjuntos de dados, gerando gráficos, planilhas e relatórios com informações precisas e relevantes para os próximos passos de um projeto.

Para exemplificar as principais vantagens de um sistema de Business Intelligence, listamos algumas atividades capazes de serem feitas através dele:

  • Geração de relatórios com ampla base de dados;
  • Análises estatísticas;
  • Geração de painéis de métricas de desempenho;
  • Análises de históricos e comparativos;
  • Acompanhamento de desempenho de atividades;
  • Análises e comparativos nas bases de clientes;
  • Geração de dashboards, gráficos e planilhas de processos;
  • Tratamento e organização das informações de forma gerencial.

Inclusive quando se fala de plataforma LMS, muitos clientes usam os dados dos treinamentos (online ou presencial) registrados em nossa plataforma compartilhando com outras esferas ou até mesmo trazem dados de outros sistemas e agrupam as informações no nosso painel de BI. Onde é possível fazer o cruzamento de dados de treinamento vs vendas, treinamento vs presença no ponto de vendas, treinamento vs concorrência, trazendo uma riqueza enorme no plano de ação para a companhia.

Com tantas funcionalidades e alta capacidade de geração de relatórios e tratamento de dados, o BI deixou de ser um sistema operacional e passou a ganhar relevância nas empresas se tornando um setor próprio, geralmente atuando em conjunto com o time de TI, porém com autonomia própria.

Importante reforçar que a plataforma de Business Intelligence não apresenta somente recursos prontos, mas é altamente customizável, onde o usuário consegue criar diversos relatórios e visualizações de painéis conforme as necessidades de sua empresa e informações disponíveis.

Digitalizacao-corporativa-e-para-qualquer-tipo-de-empresa

Business Intelligence como facilitador na tomada de decisão

Para ser assertiva, a tomada de decisão em uma empresa deve passar pela análise de dados para avaliação de custos, viabilidade e capacidade de geração de lucro para os negócios.

Uma empresa que não possui um sistema de dados integrados como o BI, irá demorar muito mais tempo para reunir as informações necessárias para todas as etapas de um processo ou projeto e colocá-lo em prática.

O recurso de Business Intelligence atua como um facilitador eficiente, capaz de manipular alto volume de dados e organizá-los de forma que gerem relatórios, dashboards e planilhas, entre outros formatos que sejam relevantes e, possibilitem à gestão e a visualização do andamento do negócio.

A partir desses dados a previsão de resultados ficará muito mais assertiva, assim como as tomadas de decisão e definições de estratégias para o negócio. 

Os principais benefícios do Business Intelligence para a tomada de decisão, segundo os usuários são:

  • Visualização das operações da empresa;
  • Transformação de dados em conhecimento;
  • Extração e integração de dados internos e externos transformando-os em relatórios;
  • Segurança e precisão das informações;
  • Criação e definição de metas;
  • Aumento da competitividade;
  • Prevenção de riscos.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Business Intelligence para o processo de tomada de decisão em sua empresa e como essa ferramenta é capaz de guiar os seus negócios para o sucesso.

Conheça a Take5, uma empresa que atua há mais 25 anos trazendo soluções ágeis e tecnológicas para companhias de diversos segmentos. Confira o blog e fique por dentro de todos os temas!

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram