5 dicas para engajar sua equipe durante uma campanha

3 minutos de leitura
Array
5 dicas para engajar sua equipe durante uma campanha

Comprovadamente, empresas que conseguem manter uma equipe engajada com sua cultura, propósitos, objetivos e projetos obtêm melhores resultados e maiores lucros. O engajamento está relacionado diretamente ao envolvimento que o colaborador possui com a empresa em que atua, suas atividades e projetos.

Durante uma campanha interna ou de vendas, esse engajamento se torna essencial para a disseminação do tema internamente e para os resultados. Continue conosco e veja como é possível obter uma equipe engajada nas campanhas de sua empresa. 

Importância de engajar sua equipe em campanhas

Engana-se quem pensa que os colaboradores se motivam apenas por aumento de salário. Hoje, a maior parte dos colaboradores que se dizem desmotivados apontam fatores como:

  • Falta de reconhecimento;
  • Falta de feedback;
  • Falta de plano de carreira;
  • Estresse;
  • Cargas excessivas de trabalho;
  • Ausência de um plano de desenvolvimento;
  • Problemas com relação à gestão.

Ter as áreas de RH e Gestão atentas a esses pontos é essencial para manter uma equipe motivada, pronta para encarar desafios e, portanto, produtiva. Pessoas engajadas tendem a motivar os demais colaboradores da equipe para que estejam em sintonia na busca pelo atingimento de metas, alimentando um círculo virtuoso de resultados positivos.

Uma pesquisa recente realizada pela Right Management, empresa especialista em talentos, por exemplo, relata que funcionários engajados são até 50% mais produtivos do que outros que trabalham apenas para cumprir suas obrigações e tarefas básicas. 

Campanhas internas e de incentivo são uma excelente ferramenta para gerar tal engajamento. Normalmente, o objetivo final delas é aumentar o lucro e as vendas da empresa, mas elas podem ter também focos específicos, como alavancar a venda de determinado produto ou aumentar a carteira de clientes, por exemplo. 

Durante o processo de realização de uma campanha, o engajamento deve ser estimulado em todos os envolvidos, pois estamos falando de um esforço extra para alcançar um resultado superior, que é o atingimento da meta da campanha. Colaboradores não comprometidos com sua parte nesse conjunto podem comprometer os resultados do todo.

Além do comprometimento com os resultados, outros benefícios que engajar colaboradores traz são:

  • Pessoas com maior disposição para superar problemas e desafios;
  • Colaboradores alinhados com os objetivos, cultura da empresa e dispostos a repassá-los para os demais;
  • Aumento da taxa de retenção de talentos;
  • Melhor desempenho individual e de equipes.

Digitalização corporativa é para qualquer tipo de empresa

5 dicas para engajar sua equipe durante uma campanha 

Agora que você já conhece a importância de manter os colaboradores motivados, confira cinco dicas fundamentais para engajar sua equipe durante as campanhas:

  1.   Envolva o colaborador. É preciso que o funcionário envolvido na campanha se sinta verdadeiramente parte do projeto. Todos os participantes da campanha devem conseguir enxergar suas metas individuais como ferramentas para se desenvolver e obter reconhecimento na companhia.
  2.   Motive e celebre resultados parciais e individuais. Algumas campanhas de incentivo levam muitos meses até a sua apuração final. Enquanto a campanha estiver em andamento, para manter sua equipe engajada é fundamental reconhecer e celebrar os resultados conquistados de forma individual, ainda que sejam parciais. Isso ajudará o colaborador a se manter motivado para a próxima etapa ou período da campanha.
  3.   Forneça suporte, apoio e ferramentas necessárias para o atingimento das metas. Durante a campanha de incentivo, todos os envolvidos precisam contar com o suporte e apoio da gestão para o alcance das metas. É preciso que eles sintam o esforço conjunto para o alcance do objetivo. Além disso, a empresa deve disponibilizar as ferramentas e tecnologias necessárias para que todos executem com agilidade o seu papel na campanha.
  4.   Ouça sua equipe. Os gestores das campanhas devem estar abertos a ouvir e também a orientar. É preciso que o colaborador se sinta apoiado durante toda a campanha de incentivo.
  5.   Ofereça incentivos reais. O objetivo de uma campanha está geralmente relacionado a uma meta específica, que vai além do que já é realizado no dia-a-dia. Por isso, é essencial que os prêmios e incentivos oferecidos também apresentem benefícios reais para aqueles que buscam atingir suas metas.

Clique aqui e saiba como motivar e aumentar o potencial da sua equipe com as soluções de treinamento e de engajamento da Take 5.

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram