Qual é a diferença entre treinamento a distância e ensino a distância? Descubra neste conteúdo!

4 minutos de leitura
Array
Qual é a diferença entre treinamento a distância e ensino a distância?

O treinamento a distância e o ensino a distância têm o mesmo significado? Essa é uma dúvida bastante comum para muita gente, porém, quando não solucionada de maneira adequada, pode acabar atrapalhando os objetivos que a empresa deseja conquistar.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a desmistificar essa questão. E para isso, vamos apresentar os conceitos de cada uma dessas estratégias separadamente, com suas características e principais vantagens.

Continue a leitura e fique bem-informado para saber qual dessas opções é a mais indicada para a sua companhia!

Treinamento a distância e ensino a distância: saiba por que é importante diferenciar esses conceitos

Não compreender as diferenças entre os treinamentos on-line e o EAD pode acabar prejudicando o resultado das suas ações de capacitação.Afinal, cada formato de aprendizagem tem qualidades distintas, atende a necessidades específicas e, por isso, conta com o suporte de ferramentas diferenciadas para  transmitir os conhecimentos e informações ao seu público. A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um deles. Acompanhe!

Saiba o que é o ensino a distância e confira as vantagens dessa metodologia

O ensino a distância, também conhecido por sua sigla: EAD, é um conceito mais amplo e está relacionado a todos os métodos de ensino e transmissão de conhecimentos que não exigem a presença dos alunos e professores em um mesmo espaço físico ou no mesmo dia e horário.

O interessante é que essa prática não abrange apenas as dinâmicas on-line realizadas por meio de sistemas e plataformas virtuais de aprendizagem, mas também inclui os cursos por correspondência, muito populares até a década de 1990, ou aqueles realizados por meio de CDs e apostilas, adquiridos em estabelecimentos especializados como livrarias e bancas de jornal.

Outra característica significativa do EAD é que o termo pode ser utilizado para definir os cursos de diferentes durações: técnicos, graduações, pós-graduações ou opções mais pontuais, como especializações em diversas áreas de conhecimento.

Além de reforçar o desenvolvimento de características autodidatas, o formato EAD oferece uma série de outros benefícios, como:

  • Permite que os estudantes sigam seu próprio ritmo de aprendizagem e revisem os conteúdos sempre que quiserem;
  • Quebra as barreiras geográficas e promove flexibilidade de dias e horários para estudar;
  • Estimula habilidades valiosas, como disciplina e gestão de tempo;
  • Custos de produção bastante reduzidos em comparação aos formatos presenciais.

Fique por dentro do conceito de treinamento a distância e conheça os benefícios dessa modalidade

Quando falamos em treinamento a distância, nos referimos a uma modalidade do EAD voltada especificamente ao meio corporativo. Ou seja, à capacitação de profissionais realizada virtualmente visando o desenvolvimento de competências necessárias para a execução de tarefas específicas e que vão contribuir com o crescimento individual do treinando e consequentemente da organização.

Para que esse processo aconteça, as empresas utilizam os recursos de uma plataforma LMS (Learning Management System), que promove benefícios relevantes, como:

  • Acesso facilitado aos materiais educacionais por meio de dispositivos como computadores, tablets ou smartphones;
  • Abrangência interestadual e internacional sem barreiras de localização e agendas;
  • Padronização e unificação dos conteúdos de treinamento, nivelando toda equipe;
  • Custos operacionais bastante reduzidos em comparação aos gastos dos treinamentos presenciais;
  • Desenvolvimento de conteúdos em diferentes formatos, assegurando mais criatividade e dinamismo;
  • Praticidade para atualizar os materiais de estudo e assim atender aos objetivos de cada treinamento;
  • Interação entre os participantes por meio de fóruns e chats para realização de debates e compartilhamento de informações valiosas;
  • Gestão otimizada das diferentes etapas da capacitação: da implementação à análise dos resultados;
  • Mais segurança para o compartilhamento dos dados e informações dos usuários.

Além disso, os treinamentos a distância podem ser divididos em duas categorias diferentes: síncronas, que exigem a presença dos participantes em tempo real, como webconferências e reuniões on-line. E as assíncronas, que podem ser consultadas pelos participantes a qualquer momento, como apresentações, videoaulas, podcasts, tarefas avaliativas, quizzes e atividades gamificadas.

Outro aspecto bastante relevante dos treinamentos é a possibilidade que as empresas têm de personalizar as plataformas de e-learning e criar conteúdos com uma linguagem que reflita os valores da companhia e que estimule a participação dos colaboradores, gerando altos níveis de engajamento e resultados muito mais satisfatórios.

Se você gostou de conhecer as diferenças entre treinamento a distância e ensino a distância e tem interesse em conferir outros conteúdos que vão otimizar ainda mais as suas ações de capacitação, continue aqui no nosso blog!

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram