06 razões incríveis para digitalizar seu treinamento corporativo

6 minutos de leitura

Os treinamentos corporativos são um importante diferencial competitivo, uma vez que promovem a qualificação e o desenvolvimento de suas equipes, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da organização e preparando os profissionais de seu time para que estejam sempre um passo à frente da concorrência.

Os treinamentos atuais precisam oferecer às empresas e seus colaboradores ferramentas e experiências que entreguem um aprendizado ágil, flexível e que priorize a gestão do tempo e a redução de custos.

Diante desta demanda o e-learning se apresenta como uma nova e excelente forma de aprendizado, por oferecer uma educação online e mobile com benefícios e recursos interativos que criam e desenvolvem novos conhecimentos, habilidades e competências profissionais.

O papel do LMS na digitalização do aprendizado

Os Learning Management System são plataformas online de ensino e gestão, sistemas integrados que proporcionam para as empresas o controle total sobre a estruturação, conteúdos e entrega do treinamento, ao mesmo tempo em que oferecem aos alunos corporativos uma experiência diferente de aprendizado, mais digital, conectada, flexível e disponível em todas as plataformas web e mobile.

Os LMSs disponibilizam um apanhado de funcionalidades e ferramentas projetadas para o armazenamento, distribuição e gerenciamento de conteúdos de aprendizado, de maneira progressiva e interativa, suportando uma infinidade de recursos essenciais para o desenvolvimento de cursos e atividades imersivas, motivando o aluno a participar de forma ativa e duradoura de todo o treinamento, sem que ele fique entediado ou sinta-se desconectado dos temas e situações apresentados.

Através destas plataformas garantimos o registro de todas as atividades realizadas por seus alunos e também uma avaliação constante e progressiva dos colaboradores que estão em treinamento corporativo. As diversas ferramentas e interações digitais oferecidas pelo LMS oferecerem um suporte importante para a construção do conhecimento por meio de discussões, tomadas de decisão e desenvolvimento do pensamento crítico.

Existem inúmeros motivos para sua empresa adotar as estratégias e-learning como um meio de fortalecer o aprendizado para seus profissionais. Destacamos a seguir 06 razões incríveis para digitalizar seu treinamento corporativo. Acompanhe!



Interatividade e estratégias instrucionais

Um dos aspectos principais dos treinamentos online é a capacidade de proporcionar atividades e conteúdos multimídia, interativos. Estes materiais são como gatilhos que facilitam e aprimoram o desenvolvimento de seus profissionais, tornando o ambiente digital da sala de aula mais atraente para seus alunos. O LMS permite a criação, estruturação, entrega e gestão de conteúdos interativos de forma simples e orgânica, sem que conhecimentos prévios de programação sejam necessários – estas ferramentas, reunidas em uma mesma plataforma, funcionam como uma biblioteca embutida de modelos e recursos visuais, onde é possível facilitar o desenvolvimento de estratégias como a aprendizagem autodirigida, por exemplo. Assim, os alunos digitais não estão mais à deriva em relação à evolução do treinamento, mas sim recorrem a essas estratégias instrucionais para tornar o curso mais relevante e significativo.

Uso racional o tempo

Treinamentos corporativos são afetados pelo tempo de diversas formas: por um lado temos os instrutores e o tempo necessário para o desenvolvimento de pesquisas, coletas, estudos e diversos outros fatores que implicam na preparação das aulas e atividades previstas. De outro, existe a questão da dispersão geográfica ou do conflito de agendas que impede que as equipes sejam constantemente reunidas para a realização de encontros presenciais. E se fosse possível agregar em apenas um lugar todo o esforço de seus instrutores? E se todos os materiais do treinamento estivessem disponíveis on demand, garantindo um aprendizado contínuo para seus profissionais? Os treinamentos e-learning, através do LMS, podem ser formulados de acordo com os objetivos estratégicos da empresa, considerando as necessidades de aprendizado de seus profissionais e garantindo acesso fácil e rápido às informações mais relevantes para suas atividades cotidianas – estas facilidades resultam em um uso racional do tempo tanto da empresa quanto de seus alunos, que passarão a ver o treinamento como um aspecto valoroso de sua experiência profissional e não mais como uma tarefa a ser cumprida.

Maior motivação e engajamento                          

A variedade de conteúdos e formatos naturalmente conectados aos treinamentos corporativos fazem com que as aulas dos cursos on-line sejam muito mais atraentes do que longas aulas tradicionais, sem conteúdos interativos. Ao invés de perder tempo copiando e lendo materiais em sala de aula é possível, finalmente, concentrar-se em compreender, entender, discutir e formar opiniões próprias a respeito dos conteúdos apresentados, o que eleva a motivação individual de seus colaboradores e aumenta o engajamento de seu time não apenas em relação a seu projeto e-learning, mas também na aplicação prática do conhecimento adquirido, levando a empresa como um todo a conquistar resultados cada vez melhores.

Melhor relação custo-benefício

Essa é outra melhoria significativa: nos treinamentos e-learning não há necessidade de copiar milhares de papéis, desenvolver apostilhas, comprar livros e demais materiais impressos, entre outros. Além disso, com o treinamento on-line o aluno não precisa se deslocar até algum lugar pré-determinado para assistir a palestras ou aulas presenciais - ele pode praticar e acessar todas as informações do treinamento corporativo de sua casa, de sua mesa de trabalho e em horas livres, por exemplo, reduzindo sobremaneira custos com hospedagem, alimentação e transporte. O LMS oferece mais vantagens a custos menores - todos os materiais são reunidos de forma on-line, em um só lugar, disponíveis para download, leitura, edição e compartilhamento. Além de oferecer uma melhor relação custo-benefício para a empresa e permitir ao aluno maior flexibilidade no uso de seu tempo, é também uma forma sustentável de pensar no mundo.

Exames e certificações on-line

O LMS oferece inúmeras oportunidades de avaliação do desempenho de seus colaboradores – através de exames e testes on-line, podemos avaliar se o engajamento, a compreensão e a aquisição de novas competências estão dentro dos objetivos traçados. O sistema de gestão do aprendizado também é benéfico para seus alunos, pois oferece uma plataforma integrada onde as atividades ocorrem de forma flexível, em ocasiões adequadas à disponibilidade de tempo de seus profissionais. O aprendizado digital também ajuda a envolver e motivar seus alunos a seguir com suas experiências educacionais através de certificações que indicam a evolução e o caminho que estão trilhando na busca por novas habilidades e conhecimentos.

Eficácia na comunicação

As boas plataformas on-line para treinamentos corporativos disponibilizam uma grande variedade de sistemas de comunicação integrados, desde o envio de mensagens aos alunos e instrutores de seu treinamento, passando por webnários, vídeos interativos e fóruns de discussão, dentre outros. Desta forma os instrutores podem estabelecer de forma transparente tarefas, datas de entrega, discussões em grupo e muito mais, sem a necessidade de esperar pela possibilidade de encontros presenciais. O treinamento on-line amplia o sistema de apoio aos profissionais envolvidos com o projeto e também pode ser uma excelente ferramenta para aprimorar as relações interpessoais e o trabalho em grupo.

O treinamento corporativo é uma parte essencial do sucesso empresarial - as organizações que ampliam seus horizontes através da digitalização do processo de aprendizagem entregam uma experiência educacional muito mais relevante, escalável, prática e consistente a seus profissionais, gerando resultados muito mais positivos para o futuro de suas operações.

Equipe Take 5
www.take5.com.br

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram