+55 11 5643-0611

5 ideias para estimular o Aprendizado Ativo

25/05/2018

O aprendizado é o caminho que nos conduz a novos conhecimentos, habilidades, comportamentos e valores. Mas como ajudar seus alunos a aprender de forma mais profunda e significativa?

Ensinar exige muito mais esforço do que simplesmente apresentar uma lista de fatos e dados e esperar que as pessoas compreendam a importância prática destas informações em suas vidas.

Desenvolver novas competências envolve muito mais do que exigir que seus alunos memorizem o que foi apresentado: trabalhar o engajamento, o pensamento crítico, a colaboração e a resolução de problemas são aspectos fundamentais para um aprendizado que realmente prepare seus profissionais para os desafios do ambiente corporativo.

Mas o que é Aprendizado Ativo e quais os seus principais benefícios?

O conceito de “aprendizado ativo” é relativamente simples: trata-se de planejar a aprendizagem através de uma série de conteúdos e atividades que envolvam o aluno no processo de aprendizado, fazendo com que participem mais em sala de aula (real ou virtual) e colaborarem ativamente com seu desenvolvimento pessoal e também o desenvolvimento de seus colegas.

No aprendizado ativo os alunos corporativos não são figuras indiferentes, que sentam, ouvem e memorizam passivamente o conteúdo do treinamento: eles são os atores principais do aprendizado, capazes de demonstrar processos, analisar e construir argumentos e aplicar conceitos teóricos em situações que replicam o ambiente real de negócios.

Esta estratégia de aprendizagem oferece inúmeros benefícios para os treinamentos corporativos:

  • Valoriza o pensamento independente, crítico e criativo;
  • Incentiva a colaboração interpessoal, fortalecendo as equipes;
  • Atende a diferentes necessidades de aprendizagem;
  • Agrega valor e relevância ao treinamento;
  • Facilita a compreensão prática de conceitos e teorias;
  • Reforça competências comportamentais importantes, como cooperação e liderança;
  • Aumenta os níveis de motivação e engajamento;

Como fortalecer seu treinamento corporativo através do aprendizado ativo?

Os treinamentos digitais, através de seus conteúdos interativos e flexíveis, proporcionam a seus alunos atividades que espelham os desafios do mundo real, espaços para discussões e colaborações em grupo e soluções interativas de problemas, por exemplo.

A vivência prática do aprendizado melhora a retenção e ajuda seus profissionais a conectar novas competências e conhecimentos com o ambiente corporativo de forma mais imersiva, garantindo que o treinamento obtenha resultados mais rápidos, robustos e alinhados com os objetivos estratégicos de seu projeto e-learning.

Quer saber como incluir e estimular o aprendizado ativo em seus treinamentos corporativos? Separamos 05 dicas a seguir, confira!

Solução de problemas baseados em casos reais

Exercícios com este tipo de abordagem ajudam os alunos a desenvolver o pensamento crítico e habilidades analíticas - estudos de caso são relevantes para os alunos já que aproximam conceitos complexos e subjetivos do mundo real e os encorajam a transformar teoria em prática, aplicando o que estão aprendendo levando em consideração os impactos e resultados que serão sentidos no dia a dia do ambiente corporativo. A solução de problemas baseados em casos reais também é uma ferramenta útil para reforçar melhores práticas e divulgar a cultura corporativa.

Debates on-line

Esta é outra técnica de aprendizado ativo que ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico. Os debates revelam a complexidade dos assuntos abordados e ajudam os alunos a compreender que toda questão possui não apenas dois, mas vários lados. Apresentar pontos de vista diferentes e designar alunos para defender um ou vários destes pontos concorrentes é um exercício interessante que permite a seus profissionais assumir diversos papéis e aprender conforme o ângulo de cada questão tratada, se adaptando para reconstruir suas posições cada vez que mudarem de lado nas simulações.

Discussões em pequenos grupos

Refletir sobre o que foi apresentado durante o treinamento é importante para garantir que todos os alunos tenham tempo para reler e estudar os pontos mais sensíveis do aprendizado, aprofundando a compreensão e a retenção sobre os novos conhecimentos. As discussões e trabalhos em grupo também ajudam a desenvolver as capacidades de liderança e comunicação, ao mesmo tempo em que fortalecem os laços interpessoais essenciais para a construção de equipes coesas e cooperativas – aquelas que sempre conquistam os melhores resultados.

Sessões de brainstorm

Pensar e discutir possibilidades alternativas sem julgamento, em um ambiente que valorize a liberdade e a troca de ideias é um passo importante para desenvolver o aprendizado ativo em seus treinamentos corporativos. As sessões de brainstorm permitem que os profissionais discutam ideias sobre como um conceito pode ser aplicado a um problema que lhes interessa e abre espaço naturalmente para novas ideias e soluções. É importante lembrar que nestas sessões não existe certo ou errado – a intenção é criar um ambiente que estimule novas formas de compreensão sobre os assuntos tratados, aumentando os níveis de engajamento.

Perguntas e respostas

É a nossa capacidade de questionar que nos trouxe até aqui: as perguntas são ferramentas poderosas de aprendizado e aliadas importantes no momento de angariar a participação e atenção dos alunos corporativos. O instrutor pode começar a sessão de treinamento com perguntas instigantes para capturar o interesse dos alunos, motivando que participem através de suas respostas. Ou pode desenvolver o hábito de terminar cada etapa ou módulo do curso abrindo espaço para as dúvidas dos alunos, permitindo que colegas respondam a estes questionamentos, por exemplo.

Envolver e conquistar a audiência de um treinamento corporativo é uma tarefa instigante: criar conteúdos e formatos que propiciem a troca de ideias, a cooperação e o compartilhamento de experiências é um caminho seguro para estimular a participação ativa de seus profissionais ao longo do processo de treinamento corporativo e deve ser uma estratégia essencial de seu projeto!

Equipe Take 5
www.take5.com.br