+55 11 5643-0611

5 razões para utilizar vídeos interativos nos seus treinamentos

06/08/2019

Não é de hoje que os vídeos se tornaram um pilar muito importante para o e-learning. A facilidade de acesso, engajamento e envolvimento dos colaboradores fez com que gravar treinamentos se tornasse uma prática eficaz aos profissionais de T&D e quadro de funcionários.

Porém, o formato em vídeo por si só pode trazer muita passividade a quem está em frente à tela. Durações muito longas, por exemplo, podem desmotivar o treinando.

É então que surgem os vídeos interativos. Seja em uma webserie, tutorial ou até mesmo em um “selfie vídeo”, dar protagonismo ao usuário nos rumos de um conteúdo faz desse modelo uma carta na manga no desenvolvimento de pessoas.

Um exemplo básico de interação é a pausa para fazer alguma pergunta direta ao funcionário. Assim, você consegue envolvê-lo e concentra as suas atenções nos pontos sensíveis de aprendizagem que precisa destacar no seu planejamento de educação corporativa.

Imagine que, em determinado trecho do seu curso online, na aplicação de um vídeo, os alunos devam optar para qual caminho seguir. De acordo com a sua pergunta, precisam decidir por seguir no vídeo A ou B. Eles poderão (e deverão) tomar decisões, deixando a experiência de aprendizagem personalizada.

Por isso, listaremos neste artigo cinco razões para convencer você a adotar a interação em vídeos como uma forma diferenciada nos treinamentos. O objetivo central é aprimorar habilidades e competências de profissionais e times inteiros. Continue a leitura e descubra!

     

      1. Eleva o engajamento

Fazer o aluno reter conhecimento é desafio constante em treinamento & desenvolvimento, certo? Cursos corporativos, muitas vezes, são vistos como maçantes e de cunho obrigatório, impedindo mais envolvimento por parte dos colaboradores.

A experiência disponibilizada pelos vídeos interativos quebra esse paradigma, uma vez que o envolvimento com o conteúdo mantém todos engajados, pois não só é um formato novo, como também coloca o treinando como próprio protagonista das aulas, decidindo por qual caminho seguir em uma trilha, por exemplo.

 

      2. Fortalece o Storytelling

Não obstante ao engajamento está a técnica de storytelling incorporada aos vídeos interativos. É que os alunos são capazes de absorver melhor e com mais agilidade um conteúdo, se transmitido dentro de um contexto narrativo. Já falamos aqui no blog sobre o poder da contação de histórias em T&D, e você não pode ignorar isso em seus vídeos.

A interatividade impressa ao contexto da história envolve fortemente o funcionário, seja em um roteiro voltado a uma prática do dia a dia, técnica específica para desenvolvimento de habilidades e competências, ou até mesmo um caso de sucesso, servido como base para alguma aplicação.

 

      3. Abre portas para gamificação

No blog, também já abordamos as inúmeras vantagens e benefícios de inserir os treinandos no contexto da gamificação, ou gamification. A interatividade dos vídeos naturalmente passa uma atmosfera de livre arbítrio e, consequentemente, de gamificar escolhas.

Você pode inserir na produção dos seus vídeos interativos formas de a pessoa receber pontuações, recompensas e até certificados, dependendo das suas escolhas e decisões ao decorrer do conteúdo em vídeo. É uma forma interessante de engajar ainda mais seus treinamentos na empresa.

 

    4. Oferece poder de análise

Para ofertar um vídeo com caráter de interatividade, você precisará de um sistema para tal. Nesse caso, nada melhor do que contar com uma plataforma de LMS (learning management system, ou sistema de gestão do aprendizado). É numa ferramenta como essa que poderá controlar e analisar o acompanhamento de profissionais e equipes em relação aos vídeos.

Com um sistema de analytics embutido ao LMS, você ganha poder de análise, tanto para avaliar a continuidade de um curso como para entender a performance dos alunos. Por meio de dashboards, planilhas e gráficos, fica mais fácil tomar decisões que vão otimizar o seu dia a dia de produção de materiais e o desenvolvimento de pessoas.

 

      5. Acelera o conhecimento

Hoje em dia, as pessoas estão mais do que acostumadas a consumir vídeos no celular. Utilize isso a favor dos seus treinamentos. Dispositivos móveis dão flexibilidade de acompanhamento de cursos de onde e quando a pessoa quiser o fazer.

Desta forma, você agiliza toda a trilha de conhecimento e consegue mensurar resultados no curto prazo. Além, claro, de fortificar a área de T&D como parte estratégica da companhia.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um especialista da Take 5!