O primeiro passo de qualquer estratégia bem-sucedida envolve estudo e dedicação. E, com o Trade Marketing, não é diferente. Para estruturar suas ações é fundamental que o profissional conheça profundamente a sua marca, o potencial de seus produtos e seu público-alvo.

A partir de então, realizar pesquisas de mercado, entender o comportamento atual dos canais de distribuição e do consumidor final, trabalhar a marca e desenvolver uma proposta para seus produtos e serviços são as etapas do processo.

Veja, agora, dicas de como aplicar o treinamento na sua empresa.

 

INVISTA NO SEU TIME

Vendas e marketing precisam andar juntos para funcionar, especialmente no que se refere ao Trade Marketing. Os profissionais certos para este trabalho precisam ser bons marqueteiros e bons vendedores, por isso é essencial não apenas atrair estes talentos para seu time, mas trabalhar para desenvolver novas habilidades e competências que fortaleçam seu desempenho. Treinar esses profissionais é importante para que compreendam a importância do trade marketing e se tornem capazes de identificar oportunidades mais rapidamente.

 

ESTRUTURE BONS RELATÓRIOS

Relatórios que levam em conta as particularidades de sua operação permitem que sua empresa aumente os níveis de satisfação e fidelidade dos clientes, realize uma gestão mais assertiva das demandas de produção e estoque, aprimore o desempenho de seu pessoal e otimize sua estratégia promocional.

REFORCE OS SISTEMAS DA SUA EMPRESA

A gestão de dados é importante não apenas para a área comercial, mas uma questão crucial para o desenvolvimento de ações de estruturação interna, fundamentais para preparar suas equipes para esta nova estratégia. Um bom LMS fornece ferramentas avançadas de criação autoral e administração, alimentando o planejamento estratégico, enquanto um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é necessário para garantir acesso em tempo real às informações dos pontos de venda, por exemplo.

DESENVOLVA A CRIATIVIDADE DA EQUIPE

O relacionamento entre a empresa e seus canais de distribuição é um ponto chave de qualquer estratégia de Trade Marketing. Mais do que um meio para garantir suas vendas, os distribuidores são aliados e parceiros na construção de sua imagem.

Ao invés de repetir ações bem-sucedidas no passado ou reformular campanhas da concorrência, comece a pensar em estratégias criativas para conquistar o apoio de seus parceiros comerciais. Campanhas especiais agregam valor à sua marca, aumentam suas vendas e podem ser lucrativas também para os canais de distribuição – assim, os distribuidores verão sua empresa também como uma importante aliada para o desenvolvimento de seus próprios negócios.

Como você viu neste artigo, é tempo de mudar e investir em Trade Marketing, o que significa melhorar as relações com quem, de fato, eleva o nome da sua empresa e pode torná-la mais conhecida do seu público-alvo. O importante, porém, é lembrar que os profissionais da área precisam se atualizar constantemente para que continuem a atender o que o varejo precisa.

 

Quer desenvolver a sua equipe de Trade Marketing? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como treinar e gerenciar seus colaboradores.