Como realizar um treinamento de vendas online?

Como realizar um treinamento de vendas online?

agosto 11, 2020 in Educação Corporativa, Treinamento

A utilização do treinamento online como forma de capacitação de funcionários vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, possuindo tendência de um aumento ainda maior. Já são milhares de empresas que se beneficiam desta modalidade de treinamento corporativo, com todas as vantagens que ela traz. O setor de vendas não poderia ser diferente, com treinamentos completos trazendo benefícios para as empresas e colaboradores.

O processo de vendas é um dos mais antigos da humanidade, remontando há milhares de anos antes de Cristo. Desde a época do escambo entre mercadorias, eram essas atividades que moviam a sociedade, seja trazendo farinha para a casa do produtor de galinhas ou ovos para a casa do tecelão. Isso foi evoluindo com o tempo e passamos a dar valor às coisas, ao invés de trocar mercadorias, passamos a utilizar o dinheiro.

Com isso, é possível perceber o tamanho do papel do processo de vendas na sociedade, sendo o que pauta todas as relações comerciais. Qualquer contrato assinado entre duas empresas, é, por definição, uma venda, seja de serviços ou de compra. 

Desta forma, é fácil compreender a importância de possuir um bom treinamento de vendas em sua empresa. Indo além, com a ampliação da importância dos ambientes virtuais, por que não realizar um treinamento de vendas online? 

No decorrer deste texto iremos abordar alguns dos principais benefícios de realizar treinamentos de vendas online, alguns dos erros mais comuns para serem evitados e qual a principal solução para um treinamento online de qualidade. Acompanhe! 

Quais são os benefícios do treinamento online para vendas?

Redução de custos

Um treinamento presencial possui custos altíssimos como o local onde vai ser ministrado, transporte até o treinamento, muitas vezes acomodação, caso seja fora da cidade e o maior de todos, baixa produtividade pela ausência dos funcionários na empresa. 

Com a aplicação do e-learning, é possível cortar todos estes custos, podendo adaptar algumas horas por dia para cada funcionário. Além disso, o fato de seu treinamento estar na palma da mão, faz com que cada colaborador possa avançar no curso de acordo com seu próprio tempo e período de absorção de aprendizado.

Acessibilidade

Por normalmente um treinamento online ser multi plataforma, os funcionários podem acessá-lo de seu smartphone, computador de trabalho ou até mesmo computador pessoal. Além de criar uma praticidade para o aluno, ainda diminui os problemas logísticos da empresa, fazendo com que não seja necessário encontrar uma data em que o treinador e os funcionários tenham que estar presencialmente no mesmo local.

Absorção de conhecimento

Diferentemente de um treinamento regular, um treinamento corporativo em um ambiente virtual possui a vantagem de poder ser assistido mais de uma vez. Caso algum colaborador tenha dúvida em algum dos pontos ou lições, pode assisti-la novamente para melhor compreender seu conteúdo. 

Outra razão que dá vantagem para o e-learning é o fato de ser possível criar mecanismos divertidos, que não tornem o conteúdo tão pesado, como jogos interativos, dinâmicas de aprendizado, entre outros.

Exemplificação

A arte das vendas depende muito de prática e repetição. Além disso, ver alguém fazendo o que está sendo ensinado pode ser essencial para a absorção do conhecimento e das dicas e técnicas sendo expostas. 

Por meio de vídeo aulas é possível inserir vídeos exemplos de situações cotidianas de empresa, negociações com clientes, ou mesmo macetes de venda sendo utilizados. Isso ajuda os colaboradores a compreenderem como a teoria se aplica na hora da venda.

Redução de turnover

Um dos principais motivos pelos quais as empresas perdem funcionários para outros ramos ou até mesmo rivais dentro do mesmo setor é o sentimento de ostracismo. Com um programa de treinamento online bem estabelecido, é possível fornecer capacitação constante para os colaboradores, desta forma mantendo-os satisfeitos dentro da empresa.

Quais são os principais erros ao realizar um treinamento online?

Comunicação interna

Caso seus funcionários estejam acostumados com a realização de treinamentos corporativos em pessoa, uma mudança brusca para um treinamento de vendas online pode não causar os efeitos desejados. 

A comunicação interna a respeito das mudanças deve ser clara e precisa, explicitando os benefícios desta modificação e como este novo método irá conseguir ajudá-los a atingir os objetivos que possuem.

Falta de apoio

Muitas vezes, ao migrar um curso do ambiente presencial para o online, os ministrantes esquecem da necessidade de apoio ao colaborador, ou seja, um treinador que possa tirar dúvidas dos alunos. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento dos funcionários, de forma que possam tirar suas dúvidas e avançar no treinamento ministrado.

Orientação

O princípio de um treinamento online gira em torno da possibilidade de dar aos alunos mais independência e autonomia ao estudar. No entanto, este ponto, se não bem tratado, pode se transformar em um problema. 

Mesmo que o espaço do funcionário deva ser respeitado, simplesmente apresentar o treinamento não é suficiente, algumas diretrizes devem ser dadas, como sugestões de tempo diário, sugestões de horário, entre outras. O colaborador não pode se sentir abandonado nesta empreitada.

Falta de apreciação interna

Toda empresa voltada para vendas, ou que possui um departamento nesta área possui funcionários modelo, com resultados incríveis e invejáveis. Esses colaboradores não devem ser isentos de participar dos cursos e treinamentos, no entanto, podem ser utilizados de forma a adaptar os conteúdos e melhorá-los para o caso específico da empresa.

Por exemplo, ao fazer um vídeo modelo com aplicação prática, um destes funcionários pode dividir alguns de seus truques e técnicas de venda com os seus companheiros de setor.

Solução para treinamento de vendas online

Todo curso online deve contar com uma gestão que controle a frequência dos participantes, realize testes, provas, corrija, tire dúvidas, apresente bibliografias complementares e até mesmo emita certificados de conclusão.

Imagine tomar conta de todas essas variáveis manualmente através de uma planilha? Difícil, né? Por isso, o LMS revolucionou o aprendizado online e o modo como as empresas lidam, pois é uma ferramenta que consiste em um software voltado para o gerenciamento de cursos online. 

Afinal, o que é LMS?

O LMS (Learning Management System) ou sistema de gestão de aprendizagem, funciona como um agregador e gerenciador de cursos online, onde disponibiliza materiais para estudo, apoio e contato com treinadores e qualquer outro tipo de insumo necessário para o aluno ou colaborador. 

Agora que você já aprendeu os principais benefícios de um treinamento de vendas online, entendeu quais erros deve evitar e qual a melhor solução possível para sua empresa, não perca tempo, atualize seus treinamentos imediatamente. 

Mantenha-se na fronteira da tecnologia e saia na frente dos seus concorrentes. Fale com a Take5!


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