Conheça 5 relatórios de LMS que vão aprimorar os KPIs de sua empresa

8 minutos de leitura

Engajar e direcionar equipes e funcionários para uma cultura de resultados é papel essencial da educação corporativa. Contar com ferramentas que estimulem a promoção do conhecimento não é importante apenas para desenvolver talentos, mas elas também, por consequência, têm impacto direto nos indicadores-chave de performance (KPIs) de sua empresa.

Para chegar a esse objetivo de forma consistente, nada melhor do que trazer tecnologias para a rotina corporativa do profissional responsável pelos treinamentos corporativos: o líder de gestão de talentos.

É nesse contexto que surge o Learning Management System, ou LMS, como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento – este sistema é essencial na construção e aprimoramento de competências, habilidades e comportamentos de forma mais ágil e rentável nas organizações.

Com recursos como gamificação, vídeos, trilhas de conhecimentos, avaliações e pesquisas, o LMS garante aos gestores de desenvolvimento maior planejamento, gestão e controle no processo de aprendizagem, seja realizada integralmente no ambiente digital ou de forma mista, on-line e off-line.

Mas como descobrir se os colaboradores estão realmente evoluindo ao longo deste universo de conhecimento? Um bom LMS possui tantos features que fica impossível não contar com relatórios que apresentem os gaps e pontos fortes de colaboradores e equipes na gestão do desenvolvimento de pessoas.

A seguir, você vai conhecer os cinco principais relatórios extraídos de uma ferramenta do tipo e como eles vão aprimorar o controle dos KPIs de sua empresa, como o aumento das vendas, elevação do faturamento e a retenção de talentos.

Participação, taxas de conclusão e desempenho dos alunos

Um bom começo para mensurar se o seu time comprou a ideia de seu LMS é o relatório de participação. Através desta análise a empresa conseguirá visualizar quanto tempo cada um de seus alunos corporativos levou para concluir um curso ou, caso não tenha finalizado, em que momento parou de avançar pelos módulos e aulas programados. A frequência dos alunos dá insumos para um relatório complementar neste contexto: o de desempenho. É possível acompanhar o avanço de competências, identificando lacunas de aprendizagem individuais e coletivas – este é um ótimo indicador sobre a necessidade (ou não) de revisar o conteúdo de seu treinamento, mantendo sua plataforma sempre atualizada.

Também é possível acompanhar as taxas de conclusão de cada curso ou como cada aluno terminou as aulas, se em apenas uma sessão ou mais, por exemplo – neste caso é interessante medir não só participação, mas também o engajamento.

A explicação para uma baixa taxa de participação e conclusão pode estar na falta de ciência dos funcionários sobre os benefícios efetivos ou aplicações do LMS para a prática do dia a dia. Uma dica aqui é trazer simulações reais e estudos de caso aos treinamentos, além de praticar com mais frequência o blended learning, mescla do aprendizado on e off-line que amplia os benefícios das duas modalidades e resulta em maior engajamento e retenção do aprendizado.

Como influencia nos KPIs

Imagine que um novo processo de vendas será implementado em sua empresa e a responsável por disseminar a novidade seja a educação corporativa: sua organização certamente investirá recursos, tempo e muita energia para que a área comercial mude, para melhor, a sua forma de trabalhar.

Essa situação é um ótimo exemplo de como relatórios de participação, conclusão e desempenho podem influenciar nos indicadores-chave. Uma boa ferramenta de LMS permite monitorar o desempenho de cada aluno, para que o gestor compreenda onde estão os gaps e desenvolva com agilidade a equipe de vendas. Dessa forma, as expectativas da organização em relação à implementação e execução do novo processo de vendas serão atendidas rapidamente.



Acompanhamento da certificação

Muitas vezes a simples conclusão do curso não é o suficiente para qualificar um aluno corporativo: certificados são importantes para assegurar o nível de conhecimento de cada profissional e ajudam a aumentar a motivação e a participação ativa no treinamento.

Os relatórios de LMS destinados ao acompanhamento de certificações são muito úteis para garantir que todos os funcionários atuem com competências e habilidades atualizadas e também ajudam a empresa a compreender quais pontos precisam ser ajustados em seu próprio curso de certificação, evitando desta forma violações dispendiosas.

Um ponto interessante dos sistemas de gestão de aprendizado é que eles permitem automatizar o processo de certificação e reciclagem, para que os alunos recebam a notificação no momento oportuno – esta funcionalidade ajuda a manter uma agenda atualizada sobre os profissionais que necessitam ser treinados em novas certificações ou que precisam de atualizações anuais ou sazonais para atuar de forma correta em suas respectivas áreas.

Como influencia nos KPIs

Quanto mais profissionais certificados (e valorizados), mais qualificação a empresa terá, sem contar no ótimo indício de engajamento dos funcionários. Fatores como esses levam a crer no poder que um relatório de certificação on-line tem sobre a retenção de talentos. Com ele, o gestor de desenvolvimento de pessoas levanta sinais de que o clima corporativo e o envolvimento das equipes em relação às metas e à missão da empresa estão bem alinhados.

Avaliações de satisfação dos alunos

Elaborar e aplicar um curso online nem sempre é garantia de sucesso e resultados. Quanto realmente o conteúdo está sendo útil a cada colaborador? O que é passado a seus alunos corporativos, é satisfatório? É por permitir ajustes nestes e em outros pontos importantes da estruturação do treinamento que os relatórios de avaliação se mostram tão úteis.

Uma pesquisa de satisfação ao final de cada trilha de conhecimento, seja quantitativa ou qualitativa, será importante para alinhar expectativas e ajustar materiais ofertados em seus cursos. Através destes feedbacks compreendemos se mais vídeos facilitariam a compreensão ou se pílulas diárias de conhecimento, ao invés de conteúdos longos, seriam mais assertivos para absorção de novas competências, por exemplo.

São apontamentos assim que um relatório de satisfação proporciona - a ideia é que o gestor descubra os melhores caminhos para engajar as equipes e personalize a experiência de aprendizado oferecida pelo LMS.

Como influencia nos KPIs

Quando o assunto é educação, nada melhor que oferecer materiais que facilitem a compreensão dos alunos. No meio corporativo não é diferente - são as avaliações que apontarão aos gestores se as aulas estão ou não sendo satisfatórias no dia a dia. Escutar quem está na ponta do processo também é muito importante para desenvolver um ótimo conteúdo, afinal seus profissionais são os agentes que impactarão diretamente os indicadores-chave da empresa.

Os relatórios de avaliações de satisfação dão a visão completa da aplicação do conhecimento e da aceitação do público.

Aprovação do facilitador online

Dentro de uma plataforma LMS todo curso possui um facilitador responsável. E assim como o conteúdo, esse profissional também deve ser avaliado - suas ações devem estar à altura da qualidade do que é ofertado, motivando e engajando os alunos na execução total dos treinamentos em que estão envolvidos.

Dê espaço para que seus profissionais opinem sobre o desempenho dos facilitadores e agregue as respostas nos relatórios de sua plataforma. As classificações de aprovação fornecem uma indicação clara de que sua liderança está de acordo com as expectativas ou se elas precisam trabalhar em determinados aspectos de sua abordagem.

Como influencia nos KPIs

O treinador on-line fala com propriedade sobre os temas abordados? Ele está engajado com o propósito do curso? Ele inspira e motiva? Receber feedbacks sobre quem está à frente da entrega do treinamento é essencial para entender se o fator humano também está alinhado às expectativas.

Tão importante quanto tecnologia para o treinamento corporativo é contar com pessoas que motivem o cumprimento dos cursos.

Registros de tempo

Quanto tempo os alunos que passam por seu sistema LMS estão realmente gastando até concluir uma pílula de conhecimento, um módulo ou um curso completo? Analisar com mais cuidado essa questão é uma dica importante para que a empresa possa compreender se os conteúdos e formatos planejados estão de acordo com as necessidades e expectativas de seus alunos corporativos.

Se uma simulação on-line não é concluída no tempo estimado inicialmente pode ser um sinal de que os recursos ali presentes para engajar e educar o aluno não sejam suficientes ou estejam em desacordo com o perfil do público-alvo. Considere um conteúdo diversificado e multimídia, como vídeos, gamificação e aplicações de situações reais, que ajudam a afinar e personalizar a entrega e garantem melhores resultados.

Como influencia nos KPIs

Ter um relatório de tempo de conclusão dos cursos on-line sendo acompanhado de perto ajudará a empresa a identificar eventuais falhas de planejamento tanto no conteúdo, quanto na estruturação do treinamento. Esse é mais um fator importante na hora de identificar desafios e oportunidades, onde o conteúdo está defasado e onde está obtendo sucesso. Desta forma alinhamos as expectativas da empresa e as necessidades de aprendizado de seus alunos às metas estabelecidas para o projeto.

Use e abuse dos relatórios

Muitas empresas utilizam o LMS como parte fundamental de suas estratégias e-learning, mas nem todas compreendem a importância dos relatórios gerencias que estas plataformas oferecem.

O acompanhamento contínuo da progressão de seus alunos corporativos, a mensuração da efetividade de cada etapa do treinamento, os feedbacks de seus profissionais: tudo isto é fundamental para o planejamento de seu projeto e para a execução de possíveis ajustes em seu treinamento, o que fará total diferença na ponta do processo, ou seja, no desenvolvimento e na retenção de talentos.

Os KPIs são peça-chave para mensurar a assertividade das estratégias definidas para seus treinamentos: use e abuse dos relatórios e métricas geradas pelo seu LMS para guiar seu time na busca pelos melhores resultados para sua operação!

Equipe Take 5
www.take5.com.br

 


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