Criando videoaulas para treinamento

Criando videoaulas para treinamento

outubro 25, 2018 in Educação Corporativa, Vídeo

As videoaulas são uma excelente ferramenta pedagógica – elas unem conteúdo a forma e entregam aplicações extremamente positivas, seja no treinamento presencial, blended ou e-learning. Esse modelo é um grande aliado do processo de aprendizagem, pois une em um só canal o estímulo sensorial necessário à retenção, permite a apresentação didática do conteúdo e garante facilidade de acesso: os alunos podem aprender a qualquer momento, acessando o conteúdo de qualquer dispositivo.

Um outro aspecto importante é o baixo investimento necessário para a produção dos conteúdos. Em geral ministradas por um profissional da própria empresa que domina o assunto, as video-aulas têm um custo de produção bem abaixo se comparadas a um vídeo gravado por apresentador profissional, que naturalmente requer, além da produção técnica propriamente dita, um grande envolvimento da produtora na criação do roteiro.

Enfim, são vários os motivos pelos quais as videoaulas são um dos melhores formatos para promover o aprendizado a distância, mas é preciso ter alguns cuidados técnicos para colher os resultados esperados – o desafio é encontrar a maneira correta de orientar o aprendizado, explorando todas as potencialidades dos vídeos, sem deixar que ruídos técnicos atrapalhem sua mensagem.

Vamos conferir algumas dicas para começar a criar seus vídeos para treinamento?

 

Conheça seu público-alvo

Ouvir as opiniões e conhecer as expectativas de seus alunos é essencial para a definição da plataforma, do conteúdo e do tipo de linguagem que será utilizada – mantenha um relacionamento estreito com o público-alvo do treinamento e esteja sempre disponível para ouvir críticas e sugestões.

 

Estabeleça um roteiro detalhado

São muitas as perguntas que precisam ser respondidas para garantir que o material atenda aos objetivos do treinamento, por isso o roteiro de gravação deve seguir os propósitos do treinamento – afinal, qual a tarefa (atividade?) que vai ser explicada ou demonstrada? Qual a melhor forma de abordar esta tarefa? Qual o tempo de duração da aula? A gravação seguirá um script ou será aberta? O conteúdo pode ser reprisado ou terá visualização única?

 



Observe as características da plataforma

Videoaulas são dinâmicas – esta característica pode ser um diferencial positivo ou negativo, dependendo do que o time de treinamento fizer com ela. Não seja maçante, mas também não ofereça tantas interações que o público se sinta perdido dentro do conteúdo e confunda as informações. A duração ideal de uma videoaula gira em torno de 5 a 7 minutos, dependendo do conteúdo, da forma de apresentação e da plataforma de acesso que foram definidas.  Se o seu conteúdo for mais extenso, divida-o em pequenas unidades que fiquem dentro desse tempo e crie atividades secundárias de retenção entre eles, como um quiz, por exemplo.

 

Estabeleça seu diferencial

Você já estudou seu público-alvo e conhece bem a plataforma – está na hora de definir como seu treinamento será reconhecido. O ideal é que o material desenvolvido seja produzido seguindo um padrão de apresentação e edição e também uma mesma metodologia de ensino, tornando, assim, o aprendizado mais orgânico e estabelecendo uma relação mais próxima com seus alunos, de maior familiaridade. Comunique-se com menos formalidade e mais proximidade. Em outras palavras, seja você mesmo… Aquele mesmo que sua turma já conhece.  Ao criar essa identificação única e pessoal, novos níveis de engajamento poderão ser alcançados.

 

Siga as tendências de comportamento

O conteúdo em vídeo tem um diferencial de extrema ressonância com os tempos atuais: pode ser acessado on demand e também pode ser compartilhado rapidamente. As possibilidades são infinitas e criar um conteúdo criativo, atraente e que comunique de forma clara e inequívoca seu conteúdo é absolutamente necessário!  Algumas novas tendências de formato para se dar aulas tradicionais com exposição e lousa, como o “light-board”, podem ser grandes aliados nesse engajamento. Ser compatível com o “modo de vida” mobile é garantia de maior retenção e engajamento.

 

Invista na qualidade

Qualidade de imagem e som, além de cenários bem produzidos, com a ambientação e a iluminação corretas, são fundamentais para que o conteúdo tenha atratividade. A simplicidade é a maior aliada no momento da gravação e mesmo os elementos visuais e efeitos de edição devem ser comedidos. Lembre-se: sua aula deve transmitir conteúdo e fomentar o aprendizado de forma profissional, transmitindo competência e credibilidade desde a primeira tomada.

  • About The Author: User

    More posts by