Gamificação ou Game-Based Learning? Como escolher a melhor abordagem

3 minutos de leitura
Array

No primeiro texto sobre o tema, que você pode ler aqui, descobrimos a diferença entre a Gamificação e o Game-based learning. Se você está pensando em adotar essa estratégia para seu treinamento ou e-learning deve estar se perguntando como decidir entre essas duas abordagens, por isso nesse texto levantamos questões importantes para você avaliar qual delas pode maximizar as suas experiências de aprendizado.

Um estudo recente feito pela Dra. Yi Yang da Universidade de Franklin, em Ohio - EUA, identificou 3 questões importantes a serem avaliadas quando as duas abordagens são comparadas:

Qual é o propósito do E-learning? Treinamento ou aprendizado?

A questão principal é saber qual é o propósito do seu E-learning: treinamento ou aprendizado. Para a gamificação o propósito principal é modificar comportamentos aprendidos ou motivar novos comportamentos, de acordo com as suas exigências, ou seja, com a finalidade de treinamento. Já o Game-Based Learning promove o aprendizado de habilidades e conceitos específicos usando jogos pré-moldados. A identificação do seu propósito dentro de um e-learning é um dos guias para decidir qual abordagem usar.

Há algum objetivo de aprendizagem definido?

O Game-based learning trabalha com resultados bem definidos e específicos de aprendizagem que consequentemente podem ser mensurados. O resultado esperado do jogo é ter o aprendizado otimizado ou estimulado.

Já a gamificação pode não ter resultados tão bem definidos e mensuráveis de aprendizagem, já que seu propósito é encorajar e/ou modificar comportamentos.


Quais são os resultados finais desejados e como alcançá-los?

Se o seu objetivo principal é simplesmente oferecer uma experiência de aprendizado mais rica, promovendo mais motivação e engajamento, você provavelmente poderá optar tanto pela gamificação quanto pelo game-based learning. Ambos são veículos capazes de entregar esse resultado. Nesse caso você pode escolher baseado na pedagogia ao invés do veículo.

A gamificação trabalha com badges, placares, reconhecimento e premiação, estimulando disputas e desafios. Você pode então optar pela gamificação se achar que o conteúdo que quer passar se encaixará bem nesse formato, além de outros que a gamificação oferece: barras de progresso, níveis de status, moeda virtual, conexões sociais.

Já o game-based learning utiliza um modelo definido com conteúdo instrucional, mecânica de jogo e resultados.

Agora que você já sabe como decidir considerando as vantagens que a gamificação e o game-base learning trazem para os treinamentos, escolher uma boa plataforma de e-training não precisa mais ser um desafio, por isso elaboramos um quiz rápido e de fácil compreensão para te ajudar a escolher a melhor abordagem.

A maioria das plataformas de treinamento atuais dispõem de ferramentas e estratégias de gamificação para ajudar na compreensão do conteúdo do treinamento e o E-Training da Take 5 também! Nossa ferramenta é uma plataforma completa de treinamento à distância que se adequa não só a necessidade do gestor, como também ao cotidiano e conveniência do usuário. Conheça mais em E-Trainaing Take 5  ou agende uma apresentação.

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram