+55 11 5643-0611

Investimento em treinamento nas empresas: 5 razões para começar já

29/08/2018

Presencial, a distância ou misto. Independentemente do modelo, o fato é que o investimento em treinamento nas empresas faz parte das melhores práticas de desenvolvimento de pessoas.

Na era da informação, os colaboradores são os ativos mais importantes em qualquer organização, seja de pequeno, médio ou grande porte. Por isso, priorizar investimentos com a evolução de competências e habilidades da mão de obra é o que vai fazer a sua companhia crescer de maneira mais estruturada.

Custos com treinamento, muitas vezes, são vistos por líderes apenas como gastos, geralmente priorizando investir em outras áreas que, aparentemente, entregam mais resultado no curto prazo, como vendas, ações no ponto de venda e tecnologia, por exemplo.

Neste artigo, você vai conhecer cinco razões para investir em treinamento e desenvolvimento e por que é tão importante para sair na frente da concorrência. Continue acompanhando e entenda que o retorno sobre o investimento em T&D é, com certeza, positivo.

 

As 5 principais razões para investimento em treinamento nas empresas

1. Obter vantagem competitiva

Quando abordado esse tema, devemos pensar que obter a tal competitividade e sair na frente não diz respeito somente a produtos ou serviços melhores. Claro, esse é o resultado final de toda a empresa, mas o que certamente está por trás de tudo isso é o preparo do capital humano por meio de treinamentos.

Afinal, para o mercado enxergar alto valor no que a sua companha oferece, é preciso muito trabalho de pessoas competentes. Isso engloba o ótimo atendimento ao cliente, ter preços também competitivos e aumentar a produtividade, seja no dia a dia (nos processos) ou no produto final.

Contar com um bom planejamento de T&D garantirá funcionários mais bem preparados e engajados. Assim, seu ROI será compensatório, naturalmente.

 

2. Consolidar uma boa imagem para clientes e mercado

Qualquer empresa que almeja andares mais elevados precisa cuidar da sua reputação. Essa percepção, tanto dos clientes como do mercado em geral, é consequência da qualidade empregada em cada ponto de contato da organização, da oferta do produto/serviço ao atendimento.

Investir em T&D vai dar cada vez mais consistência nas ações da sua companhia, e isso será refletido para o mercado. Não é algo de curto prazo, obviamente, mas ter investimentos contínuos e acompanhar indicadores de treinamento fará você, como líder de RH e T&D, contribuir diretamente na imagem positiva da empresa ao mercado.

 

3. Atrair e reter ótimos profissionais

Uma boa remuneração é legal para qualquer profissional, porém, muitas vezes, não é 100% satisfatória. Muita gente se enxerga acolhida pela organização onde trabalha por conta da valorização e desenvolvimento de habilidades e competências.

Nas mais variadas áreas de atuação, bons profissionais, hoje, buscam locais que permitam a contribuição para o crescimento de toda a cadeia – capital, empresa e pessoas.

Se uma empresa deixa claro que investe em T&D e tem como compromisso a evolução dos funcionários, a probabilidade de atrair talentos e retê-los é enorme, até porque interesses particulares a cada indivíduo como evolução, conhecimento e certificação são fatores importantes e os funcionários levam isso para sua carreira e vida pessoal!

 

4. Promover um ambiente de inovação

Atualmente, tamanha a competitividade do mercado, é impossível falar em sucesso sem inovação. Treinar e desenvolver colaboradores tem tudo a ver com esse ambiente criativo e de estímulo ao novo, até porque você estará preparando pessoas para alta performance, com atitudes diferenciadas.

Criar e inovar têm relação com apresentar habilidades e conhecimentos fora do senso comum – o que é totalmente possível com os investimentos certos em treinamento e desenvolvimento.

Tenha em mente que o ROI em T&D está diretamente relacionado à criação de novas soluções ao mercado, e não só a processos internos.

 

5. Produzir mais e melhor

Não é segredo para ninguém que pessoas bem preparadas entregam melhores resultados. É nessa questão da produtividade que os gastos com treinamento são altamente justificáveis.

Quando a produtividade aumenta, os processos ficam mais azeitados e tudo flui. Com essa otimização, geralmente sobra tempo e dinheiro para aportar em áreas que possam apresentar deficiência. Assim, você corrige certos gaps e faz a engrenagem da sua empresa girar com mais eficiência.

Como já dito neste artigo, o capital humano é o maior tesouro de qualquer organização e, mesmo que as máquinas realizem uma parte das funções, a produtividade é intrínseca a pessoas.

 

Gostou das razões que listamos? Agora que você já enxerga mais valor no T&D, vale começar a pensar em como e quanto investir nesse processo tão importante para as empresas.