+55 11 5643-0611

Microlearning: 10 benefícios para o seu treinamento corporativo

16/07/2018

Já não é segredo para ninguém que o desenvolvimento constante de habilidades e competências dos profissionais garante vantagem competitiva para as empresas.

Para sair na frente da concorrência, as companhias investem pesado em pessoas, seja na hora da contratação ou na reciclagem. Nesse último ponto, existe um problema a ser solucionado: treinamentos corporativos extensos.

Hoje o conhecimento absorvido por um funcionário deve ser aplicado quase que instantaneamente, mas muitas vezes alguns treinamentos duram dias ou semanas até sua conclusão. Isso significa que um profissional ficará parado, sem produzir de forma efetiva, durante esse período.

É nesse contexto que surge o microlearning: um formato dinâmico e ágil capaz de inserir mais conhecimento na sua empresa, de curta duração, focado em um único objetivo e aplicação de aprendizagem.

Mas quais são os reais benefícios de oferecer treinamentos mais curtos para os colaboradores? Neste post, listamos 10 benefícios do microlearning, para que você comece a considerá-lo na educação corporativa.

10 benefícios do microlearning para a sua empresa

Ter uma carga horária reduzida não significa perder qualidade. O microlearning tem a proposta de inserir conteúdo bastante prático à rotina das organizações, principalmente em formato de vídeos e cursos online, pois os colaboradores participam de acordo com seu ritmo. Confira, a seguir, os benefícios:

Agilidade

Como já foi dito aqui, o treinamento mais curto é importante para uma aplicação rápida no dia a dia, a fim de colher resultados no curto prazo. Outro ponto importante é que, aprendendo via microlearning, profissionais e equipes acumulam menos tarefas. Acelere a aprendizagem na sua empresa e minimize os impactos dos treinamentos, no sentido de atrasos de entregas.

Redução de custos

Um curso menor e mais focado gera menos esforço, como já foi mencionado, e também reduzirá gastos de produção, seja para terceirizar um serviço ou na conta hora/homem da sua empresa. O fato de você deixar o colaborador menos afastado de suas atividades diárias também beneficia a questão dos custos.

Alto impacto nos resultados

Com todos os benefícios citados acima, você, como gestor de RH, verá os resultados de seu esforço rapidamente e de forma intensa. Assim, tanto o responsável pelo gerenciamento da educação corporativa como os alunos atingirão objetivos mutuamente.

Blended learning

A combinação entre o formato presencial e online, o blended learning, funciona muito bem com o apoio do microlearning. Aprimore competências e habilidades mesclando os dois modos, de forma que complementem os conteúdos e entreguem resultados no curto prazo.

Multimídia

O caráter mais objetivo de um curso do gênero permite que você explore diversas formas de conteúdo. Aproveite todo o potencial dos gadgets mobile, como tablets e smartphones, para oferecer conhecimento por meio de vídeos, jogos e podcasts, por exemplo.

Produção sob demanda

Justamente por ser compacto, materiais para microlearning podem ser produzidos sempre que você identificar algum gap de conhecimento. Aqui, a vantagem é mútua: quem produz foca em um só objetivo enquanto o colaborador absorve rapidamente o conteúdo para, na sequência, aplica-lo.

Segmentação

Quando se fala em cursos mais parrudos, é bem difícil (e nem vale o esforço) cria-los para um número reduzido de funcionários. Por isso, uma das principais vantagens do microlearning é a capacidade de você poder criar materiais curtos e segmentar seus públicos de forma mais específica.

Conteúdo fresco

Quem trabalha com educação corporativa sabe o quanto dá trabalho planejar, produzir e aplicar uma trilha completa de conhecimento. O esforço é tanto que, muitas vezes, fazer um novo curso demora, tornando o conteúdo obsoleto. Nesse sentido, o benefício do microlearning é que seus colaboradores estarão sempre na expectativa de algo novo e você aumentará o engajamento naturalmente.

Cultura de aprendizado

Cursos de menor duração permitem não só uma aplicação mais ágil do conhecimento absorvido, como também a recorrência do acompanhamento. A sugestão aqui é incentivar, por meio do microlearning, que os funcionários reservem um pequeno período do dia para avançar num curso ou até mesmo concluí-lo.

Independência de conteúdo

Ofertar um curso online de curta duração e independente de outros conteúdos (como trilhas longas de conhecimento) possibilita, além de menos esforço na produção, que você o substituía ou o atualize com agilidade. Isso dá maior dinamismo e acelera o desenvolvimento de pessoas como um todo.

Equipe Take 5
www.take5.com.br