Treinamento de equipe: 5 dicas para alcançar metas corporativas

6 minutos de leitura
Array
Treinamento de equipe: 5 dicas para alcançar metas corporativas

Também conhecido como treinamento corporativo, treinamento de equipe é um processo de melhoria contínua do desempenho coletivo e individual dos membros de um time profissional. Na grande maioria das vezes, o seu foco é desenvolver novas habilidades técnicas e interpessoais, melhorando a qualidade do trabalho e o alcance de metas.

O treinamento de equipe é uma tendência global, em um mercado que está em constante transformação. Dados da Allied Market Research, empresa internacional de pesquisa de mercado e consultoria, mostram a importância do treinamento corporativo, que deve ter uma taxa de crescimento anual de 8% até 2030, somando mais de $487 bilhões.

Investir em programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) já é uma realidade na maioria das organizações. De acordo com uma pesquisa da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, referência nacional em soluções em T&D, 94% das empresas brasileiras possuem um orçamento anual dedicado à educação corporativa.

Porém, sem os recursos certos ao lado – e aplicados de maneira efetiva –, esse processo acaba se tornando difícil, especialmente em relação ao engajamento dos colaboradores com o treinamento de equipe. Por isso, muitas organizações preferem contar com o apoio de outras empresas especializadas em programas e ferramentas de educação corporativa.

Neste artigo, você aprenderá como colocar em prática o treinamento corporativo que transformará a experiência de aprendizagem dos seus colaboradores, além das ferramentas necessárias para atingir isso. Descubra também os principais tipos de treinamentos de equipe e qual se encaixa melhor nos objetivos da sua empresa.

Tipos de treinamento de equipe

Antes de se aprofundar em conceitos mais técnicos sobre treinamento de equipe, é importante entender que existem tipos de treinamentos específicos para cada objetivo de negócio. Para ajudar você a ter uma perspectiva mais clara sobre o assunto, nossos especialistas selecionaram os três tipos de treinamentos mais comuns do cenário atual.

  • Treinamento de equipe focado em gestão de pessoas

Centrados em demandas de Recursos Humanos (RH) e habilidades de liderança, os treinamentos de gestão de pessoas trazem como foco a capacitação de gestores em relação às suas equipes. Comunicação interna, resolução de conflitos e reuniões de feedback são alguns dos pontos-chave desses tipos de treinamentos.

  • Treinamento de equipe focado em desenvolvimento de habilidades

Visto como um processo para aprimorar ou adquirir competências, esse treinamento de equipe foca no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. Cursos, workshops e atividades em grupo são ótimos recursos para fortalecer a sua equipe e construir uma cultura de aprendizagem contínua, evoluindo a produtividade coletiva.

  • Treinamento de equipe focado em vendas

“Vender mais” é um objetivo muito comum na maioria das empresas. Por isso, o treinamento de equipe focado em vendas acaba se destacando entre os demais. Uma equipe com um bom treinamento de vendas, como prospecção, negociação e relacionamento com clientes, pode colocar o seu negócio em evidência no mercado.

É importante destacar que todos os treinamentos de equipe citados acima podem se ramificar em mais tipos de treinamentos, trazendo perspectivas específicas para os desafios empresariais a serem enfrentados. Por isso, ter objetivos bem definidos e metas de negócio claras é vital para o sucesso das suas estratégias de educação corporativa.

Treinamento de vendas: um grande aliado para atingir metas

O treinamento de vendas é uma iniciativa fundamental para aprimorar as técnicas e habilidades de vendas dentro de uma empresa. Esse tipo de treinamento de equipe é essencial na jornada dos funcionários, desde o processo inicial de integração até as capacitações regulares, e impacta diretamente nos resultados da organização.

Investir no treinamento de vendas permite que a sua equipe esteja mais capacitada para lidar com situações de fechamento e sustentação de negócios. Além disso, é notável a melhoria de performance em empresas que trabalham estratégias de conversão e volume de vendas de forma mais profissional e especializada.

Ou seja, além de ampliar os conhecimentos técnicos da sua equipe, o treinamento de equipe de vendas ajuda a sua empresa a atingir metas existentes e novos patamares de sucesso. O aumento da rentabilidade é uma consequência de tudo isso, visto que um negócio com estratégias de vendas mais eficazes tende a vender mais.

5 dicas para evoluir o seu treinamento de equipe

Agora que você já sabe os conceitos básicos e os principais tipos de treinamentos, fica muito mais fácil aplicar as dicas que os nossos especialistas em educação corporativa prepararam para você. Descubra cinco ações práticas para evoluir o seu treinamento de equipe e atingir resultados ainda mais satisfatórios.

  • Comece pela definição de metas e objetivos claros

Um bom treinamento corporativo começa pela definição de metas e objetivos de negócio de forma sólida e escalável. Isso, além de trazer mais direcionamento e alinhamento estratégico à equipe, ajuda você a tomar decisões baseadas em dados e otimizar recursos e tempo para investir em engajamento empresarial.

  • Promova uma cultura de aprendizagem e feedback

Um ponto de grande importância do treinamento de equipe é criar um ambiente de valorização do aprendizado e desenvolvimento contínuo. Por isso, é importante que você incentive uma cultura de motivação interna, reconhecendo conquistas individuais e coletivas, e um compartilhamento maior de experiências e feedbacks. 

  • Utilize tecnologias e inovações emergentes

Todos os dias, novas tecnologias surgem para ajudar você a colocar em prática o treinamento corporativo de forma mais efetiva. Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), microlearning e plataformas de Learning Management System (LMS) são alguns dos recursos disponíveis para ajudar você nessa missão.

  • Invista em uma plataforma de LMS

LMS é a sigla de Learning Management System, Sistema de Gestão de Aprendizagem em português. Essas plataformas permitem que você crie, distribua e gerencie todo o conteúdo do seu treinamento de equipe de forma on-line e customizável, com acompanhamento detalhado de progresso.

  • Conte com um parceiro provedor de soluções de educação corporativa

Por fim, contar com um parceiro que conecta você à inovação e entrega soluções inteligentes para evoluir os seus programas de treinamento, envolvendo todas as dicas anteriores, é uma ótima maneira de se manter atualizado e capaz de oferecer as melhores experiências de aprendizagem aos seus colaboradores.

As dicas acima representam insights para você entender melhor como é possível atingir resultados ainda mais efetivos no seu treinamento de equipe. Utilize-as para fazer da educação corporativa do seu negócio um processo mais efetivo, sempre alinhando as estratégias com as suas necessidades e os seus objetivos organizacionais.

LMS: ferramenta e equipamento de treinamento para ambientes corporativos

Contar com uma plataforma de LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem em português) é essencial para uma boa gestão e administração dos seus programas de treinamento. Esse tipo de ferramenta permite que você organize conteúdos e faça uma gestão de usuários com muito mais praticidade e eficiência.

O Take 5 LMS oferece soluções abrangentes para a gestão de treinamento de equipe e todo o conteúdo relacionado à educação corporativa. Equipada com recursos de segurança avançados, a ferramenta proporciona uma experiência inovadora e customizável para todos os níveis de usuário: funcionários, colaboradores e parceiros.

Totalmente adaptável às necessidades específicas de cada empresa, o Take 5 LMS se destaca pela sua integração de métodos de blended learning (aprendizado híbrido) e conteúdo multiplataforma, enriquecido com elementos de gamificação e relatórios personalizados, em um ambiente de aprendizagem dinâmico e eficaz.

Como é a contratação de treinamento de LMS do Grupo Take 5

O Grupo Take 5 se estabeleceu como um grande nome no fornecimento de soluções especializadas em treinamento corporativo. Reconhecido internacionalmente pela sua tecnologia avançada e conhecimento especializado, o grupo atende uma ampla gama de clientes em toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá.

Além do Take 5 LMS, você também pode contratar outros serviços relacionados à gestão e criação de conteúdo para treinamento de equipe, como especialistas em engajamento corporativo e análises profundas de Business Intelligence (BI). Faça como os grandes players do mercado e tenha o Grupo Take 5 como parceiro do seu negócio.

Clique aqui e agende a sua demonstração gratuita do Take LMS agora mesmo.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos e notícias sobre treinamento corporativo, trade marketing e temas relacionados? Confira os outros conteúdos do blog e acompanhe o Grupo Take 5 nas redes sociais. Não esqueça de assinar a newsletter para não perder nenhuma novidade e compartilhar este conteúdo se achou interessante.

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram