Vídeo de produto no e-commerce: um grande aliado para seduzir seu consumidor

6 minutos de leitura
vídeo de produto

 

Na era pré-internet, as mídias off-line davam as cartas: todas as empresas escolhiam as propagandas na TV e no rádio ou anúncios em jornais e revistas para divulgar suas marcas. Mas, com o aparecimento da rede de computadores, o mercado de consumo se transformou. E é muito fácil entender o porquê.

Segundo a matéria da ONU News, jornal da ONU, “o uso da internet continua a crescer globalmente. Atualmente, 4,1 bilhões de pessoas utilizam a rede mundial. O número de usuários corresponde a 53,6% da população de todo o mundo”. No Brasil, as cifras não são nada diferentes: “o número de usuários de internet no Brasil em 2019 chegou a 134 milhões, calculando 74% da população acima de 10 anos de idade”, de acordo com artigo do Valor Econômico.

Com a maioria do seu público consumidor conectada, às empresas decididas a se manter competitivas migraram grande parte de suas verbas de publicidade para a internet, o que fez surgir um novo mercado: o vídeo no e-commerce.

Nesse cenário, outro fator importantíssimo entrou em jogo: para alcançar os resultados esperados, é preciso que seu vídeo conquiste o consumidor

É sobre isso que vamos tratar aqui, continue a leitura e saiba como! 

Por que utilizar vídeo de produto no e-commerce?

Nossa experiência como consumidores já deixa clara a principal razão de o vídeo fazer tanto sucesso no meio digital: ele é uma forma rápida e interativa de nos conectar a tudo o que acontece no mundo, inclusive ao que os anunciantes criam para divulgar suas marcas e produtos.

Agora, se juntarmos a informação de que o consumo de vídeos on-line no Brasil teve uma ascensão de 165% nos últimos 5 anos (segundo revelou pesquisa encomendada pelo Google e conduzida pela Provokers), é simples compreender que as imagens do vídeo nos seduz muito mais do que mil palavras.

Bastante animador, não é mesmo? Só que mais uma vez é preciso reforçar: não basta produzir um vídeo para atrair a atenção dos consumidores e gerar maior engajamento. Também é necessário conhecer seu target e desenvolver o conteúdo do vídeo de acordo com o que o interessa e até mesmo o que o desagrada.

Tipos de vídeo no e-commerce

Agora você deve estar se perguntando que tipo de vídeo deve produzir para se conectar aos seus consumidores. Para ajudá-lo nessa escolha, vamos falar sobre três formatos bastante utilizados.

Vídeos tutoriais

Têm uma grande força, já que podem ser atraentes e informativos ao mesmo tempo. São uma ótima maneira de explicar seu produto, gerar engajamento e também estimular os consumidores a procurar mais informações sobre sua marca.

Quer um exemplo? Digamos que você tem uma loja especializada em molduras. Uma boa ideia seria criar um vídeo mostrando as molduras adequadas de acordo com o tipo de quadro e como combiná-los para deixar as paredes da casa mais bonitas.

Outro ponto indispensável é o call to action (CTA), que deve entrar no final. Como o próprio nome diz, é esse texto que convida a uma ação, que pode ser visitar sua loja, saber mais sobre o assunto do vídeo ou se cadastrar para receber novidades.

Vídeos de produto

São uma ótima maneira de aumentar sua taxa de conversão, porque têm o poder de impactar na decisão de compra, ao mostrarem a seus consumidores benefícios e vantagens que o produto oferece.

Assim, considere seriamente a escolha deste tipo de vídeo como estratégia de marketing sempre que estiver lançando um novo produto ou se tiver recebido novidades de seus fornecedores.

Além de capturarem a atenção, os vídeos de produto têm potencial para fazer os consumidores reterem facilmente mais informações. Afinal, é mais provável sermos envolvidos sobre os benefícios de um novo produto ao assistirmos a um vídeo do que se estivéssemos lendo sobre eles.

Um exemplo? Digamos que sua loja recebeu um novo produto facial. Em vez de divulgá-lo em um post falando sobre suas propriedades fantásticas, será muito mais eficaz mostrá-las em um vídeo que conte como o produto age na pele e por que é o mais indicado para suas consumidoras.

Vídeos com depoimentos

Transmitem verdade e aproximam a marca de quem os assiste. Têm ótima aceitação, além de passarem credibilidade à marca e fazerem o público enxergar o produto pelo olhar de quem os consome.

Essa dinâmica traz muitos benefícios e o principal deles é influenciar favoravelmente a decisão de compra. Mas existem muitos outros: os depoimentos em vídeo incentivam o espectador a ouvir com atenção os motivos da preferência do produto, estabelecem uma relação afetiva entre a marca e o consumidor, fazem crescer a confiança no que está sendo divulgado e aumentam as chances de converter o espectador em um cliente fiel.

vídeo de produto

Entenda os benefícios dos vídeos de produto no e-commerce

Além do número de pessoas conectadas, existem muitas outras razões para incluir os vídeos de produto em sua estratégia de marketing digital.

1 - Geram confiança

Passam confiança e credibilidade, e permitem que os consumidores se sintam mais seguros em comprar, uma vez que podem ver com seus próprios olhos detalhes do produto e até do seu manuseio.

2 - Potencializam o engajamento

Um vídeo de produto bem realizado, criativo, gera comentários e compartilhamentos. Não é por acaso que este tipo de mídia é o que tem maior potencial de viralizar nas redes sociais.

3 - Aumentam a retenção

Os visitantes costumam ficar mais em sites com vídeos, quanto mais tempo o cliente permanecer no site da sua loja, maiores serão as chances de se informar não só sobre o produto que o levou até lá, como também sobre outros produtos que você oferece.

4 - Otimizam sua estratégia de SEO

O vídeo de produto melhora sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismo de Busca), uma vez que o tempo de permanência do consumidor no site ajuda bastante a ranquear melhor sua página nos buscadores.

5 - Fazem a taxa de conversão crescer

Vídeos explicativos ou de opinião de outros consumidores cativam a atenção de quem os assiste e ajudam a entender melhor como o produto funciona e suas vantagens, o que tende a influir positivamente na decisão de compra.

6 - Diminuem as taxas de trocas e devoluções

Uma coisa é ler uma descrição sobre o produto, outra muito diferente é ver um vídeo explicativo, que possibilita perceber muito melhor dimensões e funcionalidades do produto, o que reduz as chances de troca ou devolução e, o que é ainda melhor, diminui a possibilidade do consumidor ficar decepcionado com seu produto e falar mal dele nas redes sociais.

7 - Melhoram a relação custo-benefício

Os custos de produção de um vídeo são muito mais baixos que os de um filme para a TV. Já a probabilidade de atingir o público desejado é muito mais alta. Se pensarmos ainda que com um único vídeo você pode fazer campanha nas redes sociais, em portais e em suas próprias páginas de produto, você terá em mãos um investimento inicial baixo com um grande retorno.

Como você vê, o vídeo de produto pode tornar sua marca queridinha dos internautas, é só saber aproveitar seus benefícios.

Interessado em gerar grandes vendas com um investimento relativamente modesto? Fale com um dos especialistas da Take5 Filmes para ajudá-lo.


 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram