Videoaulas – Os 7 principais benefícios

5 minutos de leitura
Array

A retenção do aprendizado é uma questão essencial para as organizações que precisam treinar e desenvolver seus colaboradores. O ambiente competitivo e em constante evolução que encontramos no meio empresarial exige que os profissionais não apenas participem de cursos e atividades para ampliar sua base de conhecimentos e habilidades, mas principalmente que adquiram competências duradouras e relevantes para as funções que desempenham.

Treinamentos que adotam o vídeo como ferramenta de orientação educativa transformam a maneira como os alunos corporativos aprendem ao propiciar experiências de aprendizado mais imersivas e envolventes, com abordagens didáticas e dinâmicas que aumentam a motivação e o engajamento dos alunos e como consequência impactam positivamente os níveis de retenção do conhecimento.

O vídeo é uma das ferramentas mais populares dos treinamentos e-learning - seja em uma sessão de treinamento em grupo ou no aprendizado individual, as videoaulas oferecem uma experiência de aprendizado mais profunda para os alunos corporativos e entregam uma série de benefícios para a organização como um todo.

Destacamos a seguir as principais vantagens que as videoaulas agregam a um treinamento corporativo:

Conteúdo personalizado

A facilidade com que as videoaulas podem ser produzidas oferece às empresas a capacidade de assumir o controle total sobre seus processos de treinamento, em vez de tentar encaixar suas necessidades a um modelo genérico. Esta possibilidade permite que os gestores desenvolvam conteúdos e atividades especialmente pensadas para suas equipes, propiciando um aprendizado muito mais efetivo e benéfico para seus profissionais. A cultura corporativa também pode se beneficiar desta habilidade de customização das videoaulas: podemos desenvolver materiais que potencializem boas práticas, reforcem bons comportamentos e desenvolvam a cultura do local de trabalho de forma mais ampla e homogênea, sendo úteis inclusive em processos de compliance.

Interatividade

Um grande diferencial para os treinamentos e-learning é a capacidade que possuem de agregar interações que motivem a participação de seus alunos nas atividades propostas, que enriqueçam suas experiências de aprendizado. Os LMS permitem a interatividade através de diversas ferramentas e funcionalidades, mas de nada adianta contar com estes recursos se o conteúdo não promover esta troca – os vídeos podem ser planejados para se transformarem em pontos de “call to action” que farão o aprendizado ser muito mais envolvente e conectado com a realidade de seus colaboradores.



Diferentes estilos de aprendizado

Cada aluno corporativo possui um background diferente: uma mesma equipe pode contar com profissionais mais velhos ou recém-formados, pessoas com diferentes níveis de formação e bagagens de vida diferentes, que resultam em estilos de aprendizagem também diferentes. Existem 07 estilos de aprendizagem: visual, aural (auditivo-musical), verbal (tanto na fala quanto na escrita), físico (cinestésico), lógico, social e solitário - as videoaulas são extremamente democráticas: elas podem agregar diferentes estímulos para atender a cada uma destas preferências, transformando o aprendizado em uma experiência customizada, o que amplia o engajamento de seus alunos em relação ao treinamento.

Microlearning

As videoaulas possibilitam a construção de trilhas de aprendizado que nos permitem apresentar e dominar o aprendizado através de etapas estruturadas, em pequenos pedaços que são construídos um sobre o outro até formar um quadro completo do saber que é oferecido a seus profissionais. O vídeo é um ótimo formato para enriquecer o aprendizado de seus alunos através das pílulas de conhecimento, que ajudam no engajamento e são ferramentas essenciais para acentuar os pontos mais importantes do treinamento, fortalecer a retenção do conhecimento e reforçar os objetivos de seu projeto.

Orientação didática

As videoaulas ajudam a introduzir e explicar conceitos complexos que dificilmente poderiam ser compreendidos se apresentados a seus alunos através de longos textos ou apresentações, por exemplo. Este perfil didático dos vídeos torna o aprendizado mais simples e intuitivo, o que aumenta a motivação dos alunos e também gera a confiança necessária para que eles conduzam seu avanço pelo treinamento com autonomia, o que é importante para que o aprendizado ocorra de forma contínua e duradoura.

Redução de custos

Desenvolver um curso e-learning exige tempo e um orçamento generoso, mas usar seu LMS como uma plataforma de videoaulas reduz drasticamente os custos envolvidos no planejamento e na estruturação de um novo treinamento – além de serem mais simples de produzir e veicular, os vídeos oferecem a possibilidade de atualizar ou complementar conteúdos pré-existentes de forma muito mais simples e rápida.

Mobilidade e acessibilidade

E-learning pressupõe um aprendizado digital, mas o que entendemos como “digital” mudou muito com o passar dos anos. Alunos corporativos precisam ter acesso garantido ao conteúdo de seu treinamento, seja de forma on ou off-line, para que possam usufruir de todos os benefícios e conteúdos planejados para seu projeto. O aprendizado móvel é um dos recursos mais importantes na hora de criar conteúdos e-learning e as videoaulas oferecem a flexibilidade, mobilidade e acessibilidade ideais para oferecer a seus alunos uma experiência de aprendizado duradoura, compartilhada e altamente conectada.

As videoaulas podem ser vistas como uma folha em branco: o vídeo é democrático, permitindo que uma ampla variedade de conteúdos seja estruturada e apresentada em formatos tão diversos como animações, entrevistas e palestras, por exemplo. À medida que novas gerações chegam ao mercado de trabalho, mais relevante se torna o planejamento dos conteúdos que serão oferecidos a um público cada vez mais conectado e acostumado às facilidades que a tecnologia agrega a nossas vidas – invista nas videoaulas para enriquecer a experiência de seus alunos e acelerar os resultados de seu treinamento!

Equipe Take 5
www.take5.com.br

 


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram