Conheça 5 ferramentas auxiliares para seus vídeos de treinamento! 

Conheça 5 ferramentas auxiliares para seus vídeos de treinamento! 

outubro 22, 2020 in e-Learning, Educação Corporativa, Treinamento, Vídeo

Vídeos em treinamento

Os treinamentos corporativos são práticas muito valiosas para as empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Mas, para que alcancem os objetivos propostos e estejam alinhados com as demandas mais urgentes de cada setor, é importante que as táticas utilizadas sejam atualizadas com frequência.

Com isso em mente, podemos dizer que os vídeos estão entre os grandes destaques da vez! Ao apostar em uma linguagem dinâmica, mas nem por isso menos didática e informativa, estes recursos prometem trazer mais eficiência e interatividade aos processos de capacitação.

Pensando nisso, vamos destacar neste conteúdo a importância de investir em vídeos de treinamento e os benefícios que eles podem trazer para a empresa. E, para encerrar com chave de ouro, vamos listar 5 ferramentas auxiliares que vão fazer a diferença na produção do seu material. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é tão importante investir em um treinamento corporativo?

Ter um conhecimento mais aprofundado sobre a empresa — tanto da sua trajetória quanto dos objetivos e projeções para o futuro, é essencial para que os colaboradores se sintam mais engajados e contribuam com o crescimento da companhia. Esse é, inclusive, um dos principais méritos de um treinamento corporativo bem estruturado.

Para os colaboradores que já fazem parte do time há algum tempo, esse processo ajuda a aperfeiçoar as habilidades necessárias à sua rotina de trabalho, além de desenvolver novas competências e ampliar o espírito de integração e colaboração entre as equipes.

Para os recém-contratados, o treinamento é indispensável para que eles tenham uma verdadeira experiência de imersão na cultura da corporação e se sintam mais motivados na realização de suas funções diárias.

Por outro lado, cada treinamento demanda um considerável investimento de tempo e de recursos financeiros, uma vez que é preciso gerenciar etapas diferenciadas, como:

  • Elaborar um cronograma que não prejudique o andamento das atividades da empresa;
  • Dispor de um local que tenha capacidade para reunir todos os participantes;
  • Verificar a necessidade de contratar o serviço de palestrantes, alugar espaços e equipamentos, providenciar hospedagens, transporte e alimentação;
  • Fornecer materiais necessários para a realização dos treinamentos, como apostilas e cadernos de exercícios.

Nesse cenário, os vídeos surgem como uma alternativa interessante e com excelente custo-benefício, trazendo diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

E, no tópico a seguir, vamos listar alguns dos motivos que fazem com que os recursos audiovisuais sejam opções cada vez mais procuradas. Confira!

Quais os principais motivos para utilizar vídeos nos processos de capacitação?

Tanto no horário de trabalho quanto nos momentos de lazer, estamos constantemente conectados. E entre o grande volume de conteúdos que acessamos diariamente, os vídeos têm um destaque especial, tanto em plataformas específicas para esse formato, como o YouTube e o Vimeo, quanto nas redes sociais.

Sendo assim, é possível observar que treinamentos corporativos também podem ser incluídos nessa tendência, tornando-se ainda mais interessantes para seus participantes e resultando em benefícios como os que você poderá conferir logo abaixo!

Flexibilidade de horários e locais

Para as empresas que contam com filiais, por exemplo, a utilização de um vídeo de treinamento elimina a necessidade de deslocamento do palestrante ou dos participantes para um único local e uma mesma data, reduzindo, inclusive, custos financeiros.

Da mesma forma, uma vez que o conteúdo é disponibilizado em uma plataforma específica, ele poderá ser acessado totalmente online. Assim, os colaboradores poderão assisti-lo de acordo com a sua disponibilidade e de onde estiverem, aumentando o alcance da mensagem.

Facilidade de compreensão e retenção do conteúdo

A associação das imagens, textos, sons e outros recursos audiovisuais não apenas tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante, contribuindo com o processo de aprendizagem ao longo do treinamento.

Junto a esses fatores, a possibilidade de pausar os vídeos e rever determinados trechos com mais atenção resulta em um aumento do potencial de retenção das informações e sua aplicação no dia a dia.

Padronização do conteúdo

Por meio dos vídeos, é possível assegurar que a mesma mensagem será transmitida a todos os colaboradores, independentemente de sua localização e do momento em que terão acesso ao treinamento.

Dessa forma, a empresa garante que conteúdo terá uma linguagem padronizada e evita os famosos ruídos que podem prejudicar seriamente os resultados do treinamento.

Aumento do engajamento

Durante os treinamentos online por meio de vídeos interativos, os participantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e fazer comentários em tempo real, o que aumenta os índices de engajamento.

Além disso, as plataformas contam com recursos de chats e fóruns, garantindo a interação mesmo após o período de capacitação.

Confira 5 ferramentas auxiliares para seus vídeos de treinamento

Agora, chegou o momento de colocar o seu projeto em prática e iniciar a produção de um vídeo de treinamento que desperte interesse e forneça informações valiosas para a sua equipe. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos 5 ferramentas auxiliares que vão fazer a diferença nesse trabalho!

1 – Soapbox

O Soapbox funciona como uma extensão do navegador Google Chrome e, além de ser totalmente gratuito, ainda é pensado para quem está dando seus primeiros passos no universo de produção audiovisual.

Apesar de uma boa pedida para iniciantes, permitindo a gravação dos vídeos por meio da webcam do próprio computador ou celular, o resultado apresenta qualidade profissional! Basta apertar o botão gravar e deixar a imaginação fluir.

2 – Sony Vegas

Muito conhecido pelos profissionais do audiovisual, o Sony Vegas é um dos softwares mais avançados disponíveis no mercado, exigindo de seus usuários níveis mais elevados de conhecimento em edição de vídeos.

Por outro lado, esse pré-requisito é totalmente compensado pelos resultados de altíssima qualidade que ele pode trazer ao seu vídeo corporativo. Por isso, vale a pena se dedicar e conhecer essa ferramenta mais de perto.

3 – Adobe Spark

Os produtos da empresa Adobe já são queridinhos dos profissionais de comunicação e design por suas vastas possibilidades no tratamento e edição de imagens. O Adobe Spark não fica para trás e ainda tem a vantagem de ser gratuito para seus usuários.

Com o Spark, em poucos passos é possível criar um vídeo de qualidade e adaptar o seu formato para o compartilhamento em diferentes plataformas, incluindo redes sociais.

4 – Prezi

Tanto para a construção de gráficos e organogramas, quanto para a produção de conteúdos mais lúdicos, as animações são uma excelente alternativa.

Nesse quesito, a plataforma online Prezi vai muito além de suas conhecidas funções para criação de apresentações, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades e recursos para que você possa criar vídeos de animação atrativos e engajadores.

5 – iClone

Assim como o Prezi, o iClone é uma excelente ferramenta para a criação de animações, mas ainda conta com mais um diferencial: a possibilidade de gerar vídeos em 3D!

Essa opção certamente vai surpreender tanto os usuários quanto os participantes do treinamento, além de trazer um toque extra de modernidade ao seu material audiovisual.

Os vídeos são realmente ferramentas incríveis para deixar qualquer treinamento corporativo mais interessante e com resultados altamente positivos.

Falando em resultados positivos, que tal aproveitar para conhecer a esta solução da Take5 para a capacitação das suas equipes? Entre em contato conosco e, juntos, vamos chegar ao modelo de vídeo que combina com o perfil da sua empresa!


 

 

  • About The Author: User

    More posts by