Você sabe como engajar seus colaboradores?

6 minutos de leitura
Array

Você sabe como engajar seus colaboradores?

Quer engajar sua equipe e não sabe como? A gamificação pode te ajudar, já que trata-se de um método de aprendizagem que proporciona uma experiência Level Up, dando ao colaborador a sensação de conquista. Além desse conceito, a gamificação tem foco em oferecer o ensino de maneira divertida e motivadora.

Ao mesmo tempo que beneficia, ao ter contato com a gamificação o colaborador desenvolve um aprendizado efetivo, pois a gamificação tem o objetivo de trabalhar estratégias e garantir uma aprendizagem imersiva.

Gerando capacitação na rotina do colaborador e despertando a necessidade de evolução e melhora, a gamificação motiva sua equipe e promove engajamento para além do jogo.

Quer subir o nível de aprendizado na sua empresa? Desenvolvendo profissionais capacitados e engajados? Continue a leitura, pois preparamos um conteúdo especial para você, confira!


Conhecendo a gamificação

Gamification ou gamificação, é um método de ensino que tem sido muito utilizado na educação corporativa. Criado em 2002 pelo programador Nick Pelling, a ideia tem se destacado pelo seu principal conceito: ensinar por meio dos jogos.

O objetivo de Nick era desenvolver uma ferramenta em que o mundo dos games não fosse apenas uma vivência lúdica. Mas, que pudesse ser usado para a aprendizagem dentro desse ambiente virtual e levando o jogo para a realidade, motivando pessoas a encontrar uma solução para problemas reais.

Tornando-se uma tendência após anos, a gamificação trabalha incentivando os colaboradores a concluir sua jornada com conquistas e recompensas que podem ser desde um jogo mais simples com tarefas, fases ou pontuações, até um game mais elaborado com personagem, histórias e missões.

Um meio que as empresas encontraram para ensinar de maneira divertida. O game é produzido com base no objetivo da empresa, focado em resolver o problema da equipe e assim desenvolver melhores colaboradores.

Benefícios da gamificação na educação corporativa

A gamificação é um método de ensino interativo e ela pode proporcionar inúmeras vantagens, listamos algumas delas, a seguir:

Faz o processo de ensino ficar mais prazeroso

Um processo gamificado tem o poder de tornar a educação corporativa mais dinâmica, despertando o interesse da equipe em realizar suas atividades. É legal como os colaboradores passam a ver seus treinamentos de outra forma, deixando de associá-los a uma obrigação.

Os games também despertam o desejo de superação e liderança. Em que entra a famosa “competição saudável” pois, de fato, a gamificação pode despertar o instinto de concorrência, ainda mais se a plataforma proporciona colocações ou premiações.

Mas, fique tranquilo, porque esse conceito de gamificação é uma estratégia de ensino saudável para sua equipe.

Desperta autonomia

Por tratar-se de um ensino em que o colaborador depende apenas do sistema para realizar suas atividades, esse processo desperta também a autonomia ao incentivar que o colaborador lide com seus conteúdos, seja individualmente ou entre a equipe. 

Claro que o tutor acaba sendo mediador na jornada de aprendizagem. Pois, caso haja dificuldades ou dúvidas ele estará a disposição.

Estimula a memória

A gamificação pode gerar vários estímulos e um deles é o visual. Quando jogamos associamos o conteúdo ao objetivo do jogo e, o estímulo visual na gamificação trabalha com a memória do colaborador, principalmente se ele acaba refazendo a fase.

Esta prática tem como objetivo despertar a memória do colaborador e fazer com que ele se recorde do conteúdo com mais facilidade. E, desta forma, o colaborador irá colocar em prática tudo o que aprendeu. Um reflexo que está ligado às atividades lúdicas no processo de ensino.

Melhora a compreensão do conteúdo na teoria e na prática

Entre esses benefícios a gamificação proporciona a base teórica do problema, estimulando seu colaborador a encontrar uma solução. Essa percepção é adquirida a cada etapa, dando mais sentido a sua aprendizagem.

Quando aprendemos um jogo novo e entendemos o que deve ser feito, o próximo passo é dar sequência a essa jornada e, conforme vamos evoluindo despertamos o senso de agilidade e queremos entender cada vez mais.

Na gamificação os colaboradores têm a oportunidade de errar e refazer sua partida. O que o faz entender melhor o jogo, mostrando qual o sentido e o que deve ser resolvido. Tudo isso pode ser acompanhado pelo gestor e o ajuda a medir o desempenho de cada colaborador.

Como engajar sua equipe de forma efetiva

Entendemos como a gamificação funciona e quais são seus benefícios, vale descobrir como ela pode engajar seus colaboradores. Acompanhe!

Desenvolva uma competição na sua equipe

Uma ótima forma de engajar sua equipe é desenvolvendo uma competição. Muitos fatores são trabalhados quando proporcionamos uma competição saudável entre os colaboradores.

O conceito de competição muitas vezes acaba sendo mal interpretado, mas nas empresas e especificamente na gamificação, acaba se tornando um benefício. Além de reforçar a participação do colaborador na empresa, motiva a equipe traçar um objetivo e alcançá-lo.

Lembrando que isso pode ser trabalhado em qualquer departamento da sua empresa de acordo com a necessidade da organização, afinal que empresa não quer toda sua equipe engajada?

Que comecem os jogos! Reveja os objetivos e crie, por exemplo, uma premiação para os 3 primeiros ranqueados do mês de acordo com a classificação dos jogos. Isso irá incentivar seus colaboradores a conquistar a meta da equipe.

Apresente os resultados acompanhado de feedbacks

Você pode engajar sua equipe com o reconhecimento. Mostre o resultado de quem conseguiu alcançar a meta, demonstrando uma simples recompensa ao dar atenção ao esforço do seu colaborador, que foi um bom jogador.

Além de demonstrar esse reconhecimento, dar feedbacks a sua equipe sobre seu desempenho é uma ótima forma de engajar sua equipe. Essas tarefas muitas vezes são deixadas de lado, devido a correria de uma rotina. Mas, reserve uma reunião com seus colaboradores para resolver isso.

Torne o feedback uma tarefa importante na sua gestão, pois é algo que vai influenciar nos resultados da sua equipe. Além de dar uma mãozinha no desempenho do seus colaboradores.

Mantenha o espírito de incentivo

Sem dúvidas, uma equipe para estar engaja precisa ser motivada, essa ação deve ser feita diariamente na rotina do colaborador. A gamificação tem um papel importante em manter esse espírito de incentivo.

Construir essa relação motivadora com seus colaboradores é algo mágico. Isso pode ser feito desde de um e-mail a uma conversa antes de começar a rotina, reforçando sempre qual é o objetivo da equipe. 

Trabalhe com a criatividade

Uma forma de ser criativo no processo de ensino com a gamificação é inserir elementos lúdicos na competição. E, por ser um método que está próximo disso, vamos aproveitar!

Fale com seus colaboradores e crie nomes, figuras, símbolos diferentes e divertidos para sua equipe. Digamos que a premiação seja um par de ingressos para o cinema, crie para as equipes nomes de personagens de filmes, desenhos ou séries, por exemplo. Use e abuse da criatividade!

Invista em uma plataforma para gamificar

Envolver tecnologia nos treinamentos corporativos da sua empresa vai colaborar no processo de engajamento da sua equipe. Para que essa educação seja efetiva é importante que sua empresa invista em uma plataforma que proporcione essa experiência para seus colaboradores.

Se sua organização já possui uma ferramenta de ensino, fique tranquilo. Pois, é possível integrar seu sistema a uma plataforma de gamificação. E, com base no objetivo da sua empresa desenvolver o game, um dos principais pontos que sua organização deve avaliar.

Invista em um ensino gamificado, transformando seus treinamentos corporativos com a Take5! Fale conosco:


Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram