4 dicas para profissionais de trade marketing

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O canal de trade marketing tem uma grande responsabilidade em construir e trabalhar estratégias para posicionar sua marca no mercado. Lidando com canal direto de venda, o trade busca destacar seu produto entre os concorrentes.

É aí que muitas empresas acabam falhando e deixando de controlar, organizar e preparar sua marca. Cometendo alguns erros que acabam se tornando comuns na rotina do trade marketing.

Separamos dicas para sua empresa. Atente-se a cada uma delas, e veja como anda a gestão do PDV da sua empresa. Continue a leitura e confira quais são.

1 - Controle os seus estoques

A falta de controle no estoque pode causar inúmeros problemas nos pontos de vendas, pois é uma das principais razões pela ruptura. O trabalho de trade marketing é um conjunto de ações para que sua empresa se destaque entre as gôndolas, então do que adianta investir em estratégias, e demonstrar a falta do seu produto no PDV?

A ruptura está relacionada com a ausência dos produtos nas lojas ou gôndolas, essa falta reflete na decisão de compra do consumidor, que acaba optando por outra marca ou produto. Além da insatisfação, isso colabora na baixa taxa de fidelização da sua marca.

Quais fatores podem gerar ruptura no PDV? Entre eles, a falta de planejamento pode causar desorganização no estoque, sem contar com a ausência de:

  • Dados para validação;
  • Falta de uma gestão integrada ao sistema;
  • Atrasos com a produção ou entrega de produtos;
  • Atraso na solicitação do pedido;
  • Compras no fim do mês;
  • Falta de repositores ou uma equipe organizada para reposição.

Viu como a falta de controle no estoque pode partir de várias situações em uma gestão? Um dos primeiros passos para resolver esse ponto, é descobrindo o que causa a ausência da sua marca. Analise e veja se parte de algum dos tópicos que listamos.

Para resolver, é importante que sua empresa invista em:

  • Sistemas para controle do estoque que gerem resultados sobre seus produtos e relatórios da demanda do estoque;
  • Faça um planejamento organizacional, envolvendo compras e a organização do estoque;
  • Use a tecnologia a seu favor, com plataformas que podem facilitar sua rotina, integrando tecnologia na gestão de trade marketing.


2 - Organize o seu PDV

Os pontos de vendas mal cuidados podem transmitir a falta de organização da sua marca. Por isso, é extremamente importante manter o espaço da sua marca organizado, bem cuidado, limpo e com uma iluminação de qualidade.

Esse é um dos fatores para atração do seu público: apresentar sua marca de maneira organizada. Com a certeza de que seus produtos estão em destaques e vistos de forma agradável.

3 - Capacite a sua equipe

A falta de preparo em uma equipe resulta no posicionamento do seu público, pois um mal atendimento pode causar uma imagem negativa da sua marca. Já que o promotor, gestor ou atendente são representantes da sua empresa, eles precisam ser bem treinados e informados sobre seus produtos ou serviços.

Uma equipe despreparada muitas vezes é gerada pela falta de treinamentos ou conteúdos que não tem a ver com o problema.

É importante identificar o que está causando a insatisfação no atendimento ou quais são os conflitos de informações que impedem um bom treinamento, até que toda a equipe esteja alinhada ao mesmo objetivo.

Por isso, seus colaboradores precisam:

  • Conhecer os produtos;
  • Saber quais os processos dos serviços;
  • Indicar e instruir seus consumidores;
  • Iniciar um atendimento e finalizar;
  • Esclarecer dúvidas dos consumidores;
  • Ter boas estratégias para solucionar os questionamentos;
  • Negociar corretamente as vendas;
  • Atender às necessidades.

Para que tenha uma equipe preparada, a capacitação dos colaboradores é um ponto muito importante que deve ser trabalhado.

4 - Utilize a tecnologia

A tecnologia pode propor grande suporte na gestão de trade marketing, pois esse é seu principal objetivo: otimizar processos e trabalhos nos pontos de vendas. Implantando estratégias que vão desde coletar as informações dos produtos e automatizar os dados, até gerar relatórios nos pontos de vendas.

O papel de um promotor no trade marketing envolve não só a responsabilidade de coletar as informações no PDV, mas também atender outras demandas que dependem da sua função, como: fazer check-in, tirar fotos das gôndolas, planejar um roteiro de visitas, certificar-se dos produtos no PDV, relatar ocorrências, prestar apoio, verificar demanda do estoque e até esclarecer dúvidas.

Imagina tudo isso sem o auxílio da tecnologia com uma ferramenta que possa auxiliar o promotor nessas funções? Além de demandar tempo nesse processo manual, o índice de erros e conflitos podem ser grandes nessa gestão.

O uso da tecnologia é essencial para a gestão da empresa. Por isso, a ferramenta precisa atender essas demandas e acompanhar o promotor com a maior praticidade e mobilidade possível.

Por isso, a Take 5 desenvolveu uma solução para gestão de equipes em campo, o App 4 Traders, uma ferramenta pronta para gerir seus colaboradores nos pontos de vendas.

Otimizando processos e a rotina da sua equipe, o App 4 Traders pode garantir para sua empresa:

  • Mobilidade e praticidade aos seus colaboradores;
  • Planejamento do itinerário;
  • Acesso a agenda e detalhe de cada evento;
  • Enviar evidências do itinerário a cada visita;
  • Monitoramento via geolocalização os check-in’s e check-out's;
  • Envio de imagens;
  • Envio de lista de presença;
  • Anotações;
  • Painel de controle com mapa;
  • Quilômetros percorridos e rotas diárias.

Um sistema integrado à gestão de trade marketing, focado em oferecer uma ótima experiência para seus colaboradores, gerando mais produtividade a equipe e eficiência nas tomadas de decisões.

Identificou que sua empresa passa por alguma dessas situações, mas não sabe como melhorar seu trade marketing? A Take 5 pode te ajudar, fale conosco:


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