6 indicadores de treinamentos para aplicar à gestão da sua empresa

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6 indicadores de treinamentos para aplicar à gestão da sua empresa

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores chave de desempenho, ou seja, é uma forma de quantificar seus resultados avaliando cálculos sobre determinada área da sua empresa. E, tem como objetivo analisar o desempenho desses processos.

KPI = Indicador de performance

Utilizado também para mensurar os resultados dos treinamentos corporativos, os KPIs podem ser calculados com base na necessidade da sua organização. Existem diversos tipos de indicadores que sua organização pode utilizar para análise, seja dentro dos setores, no site da sua empresa ou até para avaliar um colaborador. 

Conhecido como uma métrica do RH, os indicadores buscam mostrar para as organizações o que pode ser melhorado. Não basta somente coletar os dados e aguardar as respostas, mas é importante avaliar corretamente para obter os dados corretos.

Com a finalidade de apurar o desempenho dos colaboradores nos treinamentos, o KPI é um meio das empresas identificarem essas possíveis falhas, corrigir e aperfeiçoar os conteúdos.

Continue a leitura e descubra quais desses indicadores sua empresa pode aplicar aos treinamentos corporativos da sua organização. Acompanhe!


Identifique qual é o melhor indicador de treinamento para sua empresa:

#1 – Indicador de adesão

Esse indicador tem o objetivo de avaliar qual o índice de pessoas que se interessaram pelo treinamento, entendendo melhor o envolvimento dos seus conteúdos. Desta forma é possível saber qual a porcentagem de interesse dos colaboradores.

Assim, a gestão da sua empresa consegue avaliar a quantidade de pessoas que foram convidadas ou quem teve acesso ao treinamento com base na divulgação do evento. Descobrindo quem participou e pode realizar o treinamento.

Esse levantamento é feito de forma simples e prática. Vamos supor que foram inscritos 100 colaboradores para seu evento mas apenas 30 deles confirmaram presença e realizaram o treinamento, sua taxa de adesão portanto é de 30%.

Esse é um simples exemplo que sua empresa pode aderir para avaliar a divulgação ou até o interesse pelos treinamentos da sua empresa.

#2- Indicador de abandono

Como podemos prever pelo nome, esse indicador avalia o comportamento de abandono dos seus treinamentos. Aqui o colaborador já se inscreveu e iniciou o conteúdo, porém muitas vezes acaba deixando de lado pelo caminho.

O principal objetivo é identificar qual a taxa de abandono dos seus treinamentos, avaliar os resultados e entender em qual fase eles estão apresentando dificuldades a ponto de largar o conteúdo.

Será que é a metodologia? Ou o grau de dificuldade dos conteúdos? E, desse modo, descobrir se eles estão com dificuldades ou simplesmente desistindo do treinamento. Ao identificar esse problema fica mais fácil melhorar seus conteúdos.

#3 – Indicador de reação

O indicador de reação é o principal canal que sua empresa consegue utilizar para saber a opinião dos colaboradores, pois o propósito desta fase é ver o ponto de vista de cada colaborador sobre os treinamentos e conteúdos.

Acaba sendo uma consequência da taxa de abandono, pois ao identificar um alto índice de desinteresse pelos treinamentos, é hora de entender o que tem causado esse abandono.

Trata-se de uma forma de medir a satisfação e insatisfação da equipe e, para que surta efeito na sua empresa, os colaboradores precisam ser os mais claros e sinceros possíveis. Então, é importante que seja feito um feedback anônimo, sem que eles tenham que se identificar, dando total liberdade para eles se expressarem.

Um fator importante é realizar as avaliações após alguns dias do treinamento, dando tempo para eles consumirem o conteúdo e poder falar sobre ele com propriedade e sem nenhuma pressão.

A taxa de reação é realizada como uma avaliação ou pesquisa de satisfação e, desta forma, sua empresa consegue medir o resultados.

#4 – Indicador de avaliação média do aprendizado

Nesse indicador a empresa avalia qual foi o índice de aprendizado dos colaboradores, identificando qual o nível de conhecimento com base nos treinamentos aplicados. Este, tem a finalidade de mostrar se os colaboradores estão aplicando seus aprendizados e se isso está trazendo resultados para a empresa.

Esse processo acaba sendo um pouco mais demorado que os outros, pois requer informações sobre o comportamento dos colaboradores. Com isso, é legal que sua empresa realize os teste antes e após a aplicação dos conteúdos, para obter uma média de resultados mais eficiente.

Conforme seus colaboradores concluírem os treinamento, sua empresa deve aplicar uma prova ou um teste que apresente tudo que foi abordado no treinamento. E, logo após, liberar o certificado para os colaboradores. Desta forma é possível calcular os resultados e obter a taxa média de aprendizado dos conteúdos.  

#5 – Indicador de aproveitamento individual

Busca identificar quantos colaboradores desempenharam novas habilidades e qual foi o peso dos treinamentos para essa mudança. Avaliando o alcance de novos cargos, busca entender se o colaborador aplicou o conhecimento na sua rotina e de que forma isso agregou a sua jornada profissional.

#6 – Indicador de treinamento  

Para finalizar, faltou o indicador que toda gestão de treinamento precisa realizar e criar o hábito de avaliar. Com o propósito de medir o investimento que sua empresa aplica em educação corporativa, esse indicador considera o custo dos treinamentos por colaborador. O cálculo é feito com base na fórmula:

Valor per capita do treinamento = (valor total investido em treinamento / número total de participantes) x 100

Esse processo pode ser tratado como uma estratégia dentro da empresa, pois busca identificar qual é o resultados que sua empresa está obtendo com os treinamentos. Sendo possível também relacionar qual a taxa de aumento e qual a taxa de redução dos resultados comparado aos meses anteriores. E, assim, reconhecer se está valendo a pena seu investimento.

Benefícios gerados pelos indicadores

Agora que já viu alguns dos principais indicadores de treinamentos na sua empresa, conheça as vantagens que essa métrica pode propor na sua organização. Confira a seguir!

Conhecer os processos e sua organização: É fundamental para entender a atual situação dos processos dentro da sua empresa e diagnosticar possíveis falhas. Com os indicadores sua empresa consegue mensurar esses resultados e buscar estratégias de intervenção.

Resultados mais objetivos: Ligado aos resultados, os KPIs possibilitam que as organizações possam analisar seus setores e processos, mensurando seus resultados com maior objetividade e precisão, o que colabora para que as empresas possam traçar metas e planejar grandes ações para seus colaboradores.

Os KPIs são essenciais para a equipe de RH, pois facilitam na tomada de decisões do setor e propõe resultados mais objetivos. Ao lidar com gestão de pessoas os indicadores oferecem um canal mais direto as avaliações da organização.

Estruturação de metas: Os indicadores buscam apresentar os impactos que os treinamentos estão desempenhando nos colaboradores e, assim, apresenta o acompanhamento da performance da sua equipe.

Estruturando esses resultados sua organização consegue trabalhar com a elaboração de novas metas e objetivos que estejam presentes na sua realidade.

Aplique essas estratégias na gestão de treinamentos da sua empresa e descubra quais são os pontos que sua organização precisa melhorar. Se precisar de ajuda, conte com a Take5. Fale com um de nossos especialistas!


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