Agile Learning: a melhor maneira de fazer o sucesso chegar mais rápido à sua empresa

6 minutos de leitura
Array
Agile Learning

 

Agilidade. Esse é um fator-chave para empresas que querem se manter à frente em um mercado em que profundas mudanças acontecem o tempo todo e em grande velocidade. Capacidade de aprender rápido é outro desses diferenciais que distinguem a empresa que ficou no passado da que está com os pés no futuro. 

Combinadas, essas duas competências são capazes de garantir a competitividade da sua organização e fazê-la sair na frente da concorrência. E, por isso, escolhemos falar sobre elas a seguir. Confira!

O que é e como funciona o Agile Learning

Os termos que compõem Agile Learning já são, em si, autoexplicativos: aprendizado ágil, rápido. Mas e o que está por trás desse conceito?

O Agile Learning é a capacidade de aprender rapidamente para se adaptar às constantes mudanças presentes nas ferramentas que usamos, nos novos conceitos que precisamos absorver, nos novos indicadores que devemos entender e acompanhar, nas novas tecnologias à disposição. 

Em outras palavras, aprender com agilidade significa estar pronto a entender rapidamente as novidades, trazê-las para o nosso dia a dia e, eventualmente, criar outras novidades a partir das que originaram nossos insights.

Impactos do Agile Learning na sua organização

O Agile Learning traz impactos positivos não só para sua empresa, como também para seu cliente. E, abaixo, vamos conhecê-los.

  • Aumento da produtividade: o Agile Learning permite reduzir o tempo que leva para aprender de fato novos conteúdos e conceitos. E isso impacta diretamente na produtividade, que tem um ganho expressivo.
      
  • Resultados em menor tempo: com o Agile Learning, os resultados aparecem muito mais rapidamente para o cliente, uma vez que o processo é dividido em etapas mais curtas, o que permite à empresa fazer entregas antes mesmo que o projeto chegue ao fim.
      
  • Constante melhoria e menores custos: o Agile Learning aposta no desenvolvimento iterativo e incremental para gerar constantes melhorias nos processos e reduzir custos. O que isso significa? Por um lado, a repetição de cada etapa ao longo do processo leva ao rápido aprendizado e aperfeiçoamento. Por outro, cada etapa entregue passa por uma revisão para definir o que funciona, o que deve ser melhorado. 

Na etapa seguinte, a melhoria já é incorporada. E esse ciclo se reinicia até que o projeto atinja qualidade superior e custos mais reduzidos.

  • Maior dedicação e foco dos colaboradores: na cultura do Agile Learning, o fato de os próprios colaboradores gerenciarem a distribuição de tarefas e a cobrança dos prazos de entrega faz com que estejam mais focados e engajados tanto nas tarefas do dia a dia quanto nos grandes projetos.
      
  • Redução de riscos e falhas: um dos modelos adotados pelo Agile Learning, a entrega do projeto em fases, traz um importante benefício ao processo — a cada etapa, os erros e os problemas são detectados e resolvidos mais rapidamente, o que resulta ao final do projeto em um produto aperfeiçoado, de qualidade superior.
      
  • Maior satisfação e fidelização do cliente: além do forte incremento na produtividade, o Agile Learning potencializa a satisfação do cliente, que recebe o produto de um projeto que já passou por diversos ciclos até chegar à sua melhor versão. Mas não só. 

O método que sustenta o Agile Learning ainda abre espaço para que o próprio cliente tenha uma participação mais ativa no desenvolvimento do projeto, ao permitir que ele faça devolutivas sobre o que acredita que pode ou deve ser melhorado. E são as entregas cada vez melhores e esse relacionamento próximo que geram um valor insubstituível neste ciclo virtuoso: a fidelização dos clientes.

Agile Learning

Benefícios do Agile Learning

Até aqui, você já entendeu quantas contribuições importantes o Agile Learning pode trazer para sua empresa. Mesmo assim vale a pena ressaltar seus principais benefícios.

Entregas mais rápidas e melhores: pode-se dizer que houve a era a.A., antes do Agile, e agora vivemos a era d.A., depois do Agile. Na era a.A., os problemas só eram detectados com o projeto concluído. Na era d.A., as etapas do processo permitem identificar as falhas com antecedência muito maior e garantem soluções bem mais rápidas.

Melhor uso do tempo: equipes menores sabem gerenciar os prazos de que dispõem para cumprir as tarefas com eficiência muito maior, sem desperdiçar tempo em reuniões que poderiam prolongar-se mais que o necessário e com foco para tornar as entregas cada vez mais rápidas. O resultado são deadlines sempre respeitados e um cliente constantemente satisfeito na outra ponta.

Comunicação otimizada: assim como acontece com todos os processos conduzidos a partir dos princípios do Agile Learning, a comunicação entre membros de uma mesma equipe e entre equipes é muito mais ágil e eficiente. A razão é que a interação faz parte da essência do Agile Learning e a cooperação é sempre incorporada tanto pelas pessoas que conduzem os projetos quanto pelas que se responsabilizam por desenvolvê-los.

Como construir a cultura do Agile Learning em sua empresa

Existem alguns fatores que podem ajudar sua empresa a implementar com sucesso a cultura do Agile Learning. E você vai conhecê-los agora.

Dê prioridade à aprendizagem continuada

Conhecimento adquirido é conhecimento aplicado e resultado aprimorado. Assim, quanto mais sua empresa investir em treinamento para capacitar seus colaboradores, maior retorno terá.

Para que suas equipes incorporem a cultura do Agile Learning, incentive-as a compartilhar o que aprenderam e a ansiar por novos aprendizados. Quantos aos gestores, deixe a seu cargo a responsabilidade de engajar as equipes nos treinamentos.

Importante: reforce o comprometimento dos funcionários mais aplicados recompensando-os e mobilize-os para que se tornem instrutores e multiplicadores de conhecimento.

Aposte no compartilhamento de conteúdos

Se há especialistas entre os colaboradores das suas equipes, não pense duas vezes — eles podem ser excelentes replicadores de conhecimento. Ser treinado por colegas, além de facilitar o processo de transmissão de conhecimento, que pode se dar até informalmente, torna a aprendizagem mais rápida. E aqueles que contribuem para a ampliação de conhecimento dos colegas se sentem motivados e reconhecidos.

Dê preferência a projetos em equipe

O relacionamento entre colaboradores em projetos realizados em equipe é outro fator importante para construir a cultura do Agile Learning. O aprendizado acontece naturalmente, com o conhecimento de cada um sendo compartilhado com todos, a partir do espírito cooperativo. Isso torna o ambiente organizacional ainda mais dinâmico e produtivo, gerando ganhos tanto para os funcionários quanto para a empresa.

Escolha conteúdos concisos

Quanto mais curta for a duração da transmissão de um conteúdo, mais ágil será seu aprendizado. Por isso, peça a seus desenvolvedores de conteúdo que concentrem-se em produzir microunidades para serem consumidas na forma de aprendizagem rápida e continuada.

Incorpore a mobilidade às ações de aprendizagem rápida

Hoje em dia, as pessoas checam o celular a cada 12 minutos. No mínimo. Então, nada mais natural que usar essa mídia móvel para fazer a informação chegar aos seus colaboradores de forma rápida e eficaz. A educação corporativa via recursos de ensino a distância como LMS com gamificação, videoaulas, microlearning e outros traz flexibilidade para a transmissão de conhecimento e o torna acessível de onde for, quando for.

Se quiser aprender sobre mais assuntos como esse, acesse nosso artigo sobre: Blended Learning: Você já está usando para capacitar seus colaboradores?

Quer saber agora mesmo como colocar em prática a cultura do Agile Learning em sua empresa para sair na frente dos seus concorrentes? Fale com um dos especialistas da Take5:


 

 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram