Você já está usando o blended learning para capacitar seus colaboradores?

6 minutos de leitura
blended learning

 

Hoje em dia, oferecer produtos e serviços inovadores não é mais suficiente para sobreviver ou se destacar em um mundo altamente competitivo. É preciso que os profissionais que fazem parte da sua organização acompanhem as mudanças, que acontecem em ritmo cada vez mais veloz e que estejam preparados para criar ou aprender novas habilidades e conhecimentos que façam sua empresa superar a concorrência.

Agora você deve estar se perguntando: mas qual o caminho mais curto para fazer face a esse cenário? E, uma das alternativas certamente é: investir na aprendizagem dos seus colaboradores por meio do blended learning

Então, vamos tratar de analisar o que está por trás dessa moderna metodologia. Continue a leitura e saiba o que é blended learning e como ele está inserido no mundo corporativo! 

O que é blended learning

Blended significa mistura, combinação de coisas diversas e Learning a aprendizagem. Daí que blending learning (ou b-learning) é um método de aprendizagem que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto para facilitar a rápida assimilação do que está sendo aprendido.

Mas quais são essas práticas? Elas podem incluir desde os debates tradicionais, palestras e até jogos, estudos de caso, simulações, webinars, bate-papos em fóruns de discussão, tudo que seja didático e motive o aluno a aprender.

Então, basicamente, o blended learning é a mistura de uma experiência envolvente em sala de aula com um espaço de aprendizado on-line para transmitir conhecimento.

Blended learning no ambiente corporativo: como funciona?

O blended learning é uma solução muito eficaz de aprendizagem para grupos com diferentes níveis de habilidade e capacidade. E, por isso mesmo, funciona muito bem no ambiente corporativo, em que nem sempre os participantes estão no mesmo estágio de conhecimento.

Para que os profissionais possam realmente assimilar o conteúdo, o blended learning agrega o uso de tecnologias em uma sala de aula tradicional e ao mesmo tempo disponibiliza o ambiente on-line para dar acesso a discussões e conteúdos didáticos.

Mas, vamos ver como o blended learning funciona na prática tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância.

Blended learning no ensino presencial

Para aumentar o nível de engajamento, privilegia a interatividade. Seja entre quem transmite e quem recebe as informações, uma interação que envolve os participantes entre si. 

O conteúdo abordado no encontro presencial normalmente é liberado com antecedência em uma plataforma virtual para que possa ser discutido em grupo pelos participantes. Já as pesquisas e os trabalhos são feitos em casa, ficando os momentos presenciais apenas para avaliações ou apresentações.

Blended learning no ensino a distância

Aqui, ao contrário do que acontece no ensino presencial, a plataforma virtual é a protagonista da história. Além de receber e enviar on-line materiais e trabalhos, o colaborador também participa de fóruns de discussão, chats e transmissão ao vivo.

blended learning

Benefícios do blended learning

1 - Permite que cada colaborador tire o máximo proveito da aprendizagem  

Imagine participar de uma maratona e ser obrigado a manter o mesmo ritmo do vencedor da última São Silvestre. Impossível, não é mesmo? A realidade do treinamento de colaboradores não está muito distante disso. 

Todos têm níveis e necessidades diferentes, mas com o blended learning cada um terá a chance de assimilar a aprendizagem no seu próprio ritmo, acessando o conteúdo quantas vezes quiser e podendo pedir orientação ao responsável pelo treinamento ou mesmo aos outros participantes.

Outra diferença que costuma impactar o aprendizado é que alguns dos colaboradores podem ter maior facilidade para aprender com a leitura de textos acompanhada por apresentações, enquanto outros talvez entendam melhor o assunto depois de assistir a vídeos relacionados. 

Pois, a aprendizagem combinada atende a todos eles, incorporando material em Power Point, imagens, arquivos de áudio e de vídeo, além de muitos outros recursos capazes de guiá-los para atingir o máximo do seu potencial.

2 - Aumenta o ROI de treinamento

No blended learning, o maior impacto em termos de ROI (retorno sobre o investimento) está na eficiência, já que antes são definidos os objetivos a serem alcançados e os resultados ficam registrados, possibilitando avaliar individualmente todos os participantes e analisar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

3 - Reduz custos

Empresas sempre estão buscando reduzir custos, certo? Mas é mais certo ainda que, em momentos de crise, como os que estamos passando, economizar em tudo que for possível é fundamental. Com o blended learning, isso acontece.

Não há despesas com viagens ou hospedagem nem para os colaboradores nem para eventuais palestrantes e não é preciso arcar com os custos do aluguel de espaços físicos. 

Nessa conta de menos entram ainda fatores que não são numéricos mas impactam no custo final, como tempo que não é perdido no trânsito, pontualidade, agendas que não precisam ser coincidentes para marcar datas e horários, fim da fiscalização de reembolsos e da burocracia. Enfim, a lista é longa, mas as vantagens são ainda maiores.

4 - Favorece a assimilação da aprendizagem

A combinação de recursos on e off-line para a transmissão de conhecimento torna a experiência muito rica, ajudando os participantes a assimilar e fixar os ensinamentos mais fácil e rapidamente, uma vez que os conceitos são reforçados de forma consistente.

5 - Facilita a comunicação

No ensino puramente on-line, a dificuldade para ter as perguntas respondidas no momento em que surgem é um fato. Já no b-learning, as dúvidas dos participantes podem ser esclarecidas durante o encontro presencial.

6 - Incentiva a troca e a colaboração

O ensino híbrido aproxima as pessoas, favorece o contato e possibilita que os participantes do curso trabalhem juntos, frequentem discussões, troquem experiências, deem feedback uns aos outros e se apoiem mutuamente, o que resulta em maior engajamento, motivação e aprendizagem.

7 - Permite mensurar em tempo real o progresso dos alunos

Nos métodos tradicionais de aprendizado, a evolução dos participantes é conhecida somente na avaliação formal, que costuma acontecer no final do treinamento. Mas no aprendizado combinado, os relatórios de testes on-line permitem identificar em quais áreas os participantes precisam de ajuda para atingir seu pleno potencial.

Por que investir no ensino combinado?

Investir na formação dos profissionais da sua empresa através desta inovadora modalidade de ensino, significa promover uma educação mais dinâmica e assertiva sem precisar fazer gastos significativos.

Os participantes tendem a se engajar com mais facilidade, uma vez que as necessidades de cada um estão em foco, além de suas competências naturais, aptidões e objetivos de melhoria e aprendizagem.

Como nas melhores combinações que tanto nos agradam, o blended learning possibilita aproveitar ao mesmo tempo as melhores qualidades tanto do ensino presencial quanto do ensino remoto. São metodologias que se somam e se completam para potencializar os resultados. 

De um lado, a interação, a possibilidade da troca de experiências e o contato mais próximo entre os participantes, de outro, a rotina flexível do treinamento on-line e a praticidade e facilidade de ter acesso aos conteúdos a qualquer hora e de qualquer lugar, via ambiente virtual.

O blended learning reúne o melhor do on e do off-line para tornar o ensino mais eficiente e motivar dos seus colaboradores, incentivando a participar ativamente do próprio aprendizado e os resultados, positivos e permanentes na empresa!

Se quiser aprender sobre mais assuntos como esse, acesse nosso artigo sobre: Agile Learning: a melhor maneira de fazer o sucesso chegar mais rápido à sua empresa.

Mas lembre-se: a transição de um modelo totalmente presencial para um modelo híbrido exige uma estratégia para ser bem-sucedida. Então, se quiser saber mais sobre o blended learning, fale com um dos especialistas da Take5:


 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram