Em tempos de crise devemos nos adaptar de forma inteligente e, é exatamente isso que está ocorrendo durante a pandemia causada pelo COVID-19. Muitas empresas que adotaram o modelo de trabalho conhecido como ‘Home Office’ e estão se acostumando a trabalhar em casa.

Podemos dizer que o ‘Home Office’ é entre muitos colaboradores conhecido como o serviço dos sonhos. Esta prática tem crescido cada vez mais, pois, mesmo em Home Office, muitas empresas têm visto grandes resultados em seus colaboradores.

Mas, não é uma tarefa tão fácil assim e, às vezes podem surgir alguns obstáculos que você precisa saber lidar: como, por exemplo, o cachorro que não para de latir ou as crianças que querem atenção e, até sua vizinha que resolveu fazer aquela faxina e colocar o som no último volume.

Por isso, se você é iniciante no quesito ‘Home Office’ ou se você já está acostumado com este modelo de trabalho,  continue a leitura. Nós, da Take 5, preparamos 10 dicas que te ajudarão a trabalhar em casa e a lidar com essa rotina. Confira!

1 – Ligar a chavinha

Colocamos como uma das primeiras funções, pois muitas pessoas acham que trabalhar em casa de Home Office é passar o dia de pijama ou até em cima da cama. E aqui vai um segredinho: nosso corpo se comporta conforme o ambiente que proporcionamos para ele. Em um ambiente confortável como a nossa cama, ele sente que estamos acomodados e reage como tal.

Então, “ligue a chavinha”, acorde e faça uma rotina pela manhã, seja tomar seu café, trocar de roupa ou realizar seus exercícios matinais, você quem manda! Faça com que seu corpo se acostume a essa nova rotina e se habitue a este ambiente.

2 – Estabeleça seu horário

Se tem um fator que devemos considerar para trabalharmos em casa é ter disciplina sobre seu trabalho e suas funções e, ao mesmo tempo saber lidar com a flexibilidade que o Home Office nos proporciona. Essa adaptação é realizada aos poucos nada pressionado, para que não se torne um trabalho maçante.

Determinar seu horário de trabalho é um passo importantíssimo pois, a partir disso você vai conseguir organizar suas tarefas diárias, tornando assim o seu dia muito mais produtivo.

3 – Encontre um lugar

Essa função pode ser fácil para alguns e difícil para outros, muitas pessoas já possuem em casa um ambiente dedicado ao trabalho o que colabora com a prática do Home Office.

Então, procure um lugar para trabalhar na sua casa. De preferência um local que você consiga manter sua postura, onde vá se sentir confortável e a vontade para trabalhar tranquilamente, um ambiente, se possível, silencioso e agradável.

4 – Determine algumas regrinhas

Estabeleça regras básicas com as pessoas que convivem no mesmo ambiente em que você trabalha. Pois, a falta dessas regrinhas podem interferir durante seu dia, então, analise e converse com todos explicando que as funções da casa podem ser redistribuídas ou que parar toda hora por outros motivos pode influenciar diretamente na qualidade do seu rendimento, reserve esse tempo para as pausas ou antes e depois do seu horário de trabalho.

5 – Pausas são bem-vindas!

Reservar aquele tempinho para descansar é mais que necessário. Pois, sem este momento o seu dia pode se tornar maçante, então, alinhe com seu gestor reservando suas pausas para esticar as pernas. Vale lembrar que determinar uma pausa para o almoço é muito importante, pois, não é só porque está em casa que deve fazer este horário reduzido.

6 – Se liberte do celular

Essa pode não ser uma tarefa fácil mas depende exclusivamente de você. O celular vai sim tirar sua atenção o que pode influenciar diretamente no seu foco. Portanto, vá na configuração e desative as notificações do seu celular pessoal. Isso pode até parecer radical mas, é apenas durante seu expediente e serve para garantir que não terá nenhuma distração durante o Home Office.

7 – Garanta o suporte necessário

Se a empresa que você trabalha disponibiliza o suporte necessário para que os colaboradores façam Home Office, ótimo! Alinhe com eles quais serão os equipamentos necessários para que você possa trabalhar em casa, solicitando o que de fato é relevante e vai fazer diferença na sua rotina e na qualidade do seu trabalho.

8 – Treine mesmo que em casa

Tempo é o que não falta em dias de quarentena, então não pare de qualificar seus colaboradores, sendo uma grande oportunidade para eles realizarem aqueles cursos que acabou ficando para trás ou não conseguiram realizar devido a correria do dia a dia. Pode ter certeza que será muito produtivo para eles realizar os treinamentos corporativos em casa e a distância.

9 – Finalize com rotina

Já que começou seu dia com uma rotina, nada melhor que finalizar ele mantendo uma rotina também. Um momento essencial para analisar e ver se seu dia foi produtivo, se conseguiu realizar o que tinha determinado para fazer e entregar, depois disso simplesmente se desligue!

10 – Esteja presente

Para finalizar, preparamos essa dica aos gestores de RH ou responsáveis de treinamentos na empresa. Já que indicamos a prática de se organizar, por que não indicar um ambiente onde você consegue ter um contato direto com os colaboradores, por meio de uma plataforma onde é possível compartilhar informações que surgem ao decorrer do dia?

É importante todos estarem atualizados e estimulando esse contato direto, mantendo-se presente na rotina dos colaboradores durante seu expediente, o que reforça essa experiência de convívio.

Agora que já sabe alguns passos para trabalhar em casa, aproveite e compartilhe essas dicas. Se precisar de ajuda pode contar com a Take5!